Para mostrar estudo científico, governo compra gráfico em banco de imagens

O governo federal usou 1 gráfico disponível em banco de imagens para ilustrar estudo científico que relaciona o vermífugo Nitazoxanida à redução da carga viral de pacientes infectados pela covid-19. O gráfico animado foi apresentado à imprensa, em 1 evento no Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia.

A animação usada pelo governo não foi produzida com dados da pesquisa. Ela está disponível no site ShutterStock, em HD, por US$ 79, o equivalente a R$ 442,20, na cotação desta 2ª feira.

 

Ilustração utilizada pelo governo em evento no Planalto nesta 2ª feira (19.out). A TV Brasil transmitiuReprodução/TV Brasil

Trecho do vídeo utilizado pelo Planalto disponível no ShutterStock, banco para compra de imagensReprodução

O Planalto ainda não divulgou dados que ratifiquem a relação do vermífugo com o combate covid-19. Disse que o estudo não pode ser divulgado porque será publicado em meio especializado futuramente. O governo também não informou onde o estudo ficará disponível.

Poder360 entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do governo, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

PRECEDENTES NO GOVERNO

Em abril, o ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, apresentou o programa Pró-Brasil, com propostas para retomada econômica no pós-pandemia de covid-19.

Com 7 páginas, o arquivo de apresentação (íntegra – 928 KB) chamou a atenção pela foto de capa.

Foi escolhida a imagem de 5 crianças brancas, com feições caucasianas. Trata-se de foto gratuita para uso pessoal ou comercial, do site Freepick. Aqui está a imagem usada pelo governo. A foto foi criticada por não representar a diversidade da população brasileira.

Poder 360.