Todos os candidatos podem comemorar o resultado da pesquisa consult, registrada na justiça eleitoral, sob o número RN-06392/2020.
Esse mais novo levantamento, realizado no dia 10 de outubro, com 500 entrevistas, mostra que o jogo ainda está sendo jogado e que todos os candidatos pontuaram bem dentro das suas estratégias de campanha.
Os principais candidatos Taveira, 34,2% das intenções de voto, Professora Nilda, com 17,6% e o ex-prefeito Maurício Marques, com 5,8%. Brancos e nulos somaram 20,2%, já os indecisos, 18,6%. O Coronel Dolvim, aparece com 2,6%, e a professora Francisca Henrique, com 1%. O candidato Edivan Sousa não pontuou nessa pesquisa.
Vale salientar que esses números foram colhidos quando o grupo do prefeito Taveira realizava uma grande movimentação política na cidade e isso criou uma onda positiva, podendo ter reflexo na pesquisa e ter influenciado o eleitorado nesse momento da coleta dos dados.
Mesmo assim, o prefeito Taveira continua na liderança e isso é o principal motivo para os apoiadores do coronel estarem festejando esses números positivos.
Já o grupo da vereadora Nilda de fato tem também motivos para comemorar, pois nos últimos dias vem intensificando os movimentos de campanha, que foram capitados pela pesquisa e mostra uma tendência de crescimento, polarizando contra o grupo do atual prefeito.
Correndo por fora, o ex-prefeito Maurício Marques, que estabilizou, mas vem prometendo uma reação nos próximos dias, com grandes movimentações políticas na cidade, visando trazer o eleitorado para uma comparação dos seus dois mandatos contra a gestão do prefeito-coronel.
O outro coronel, o Dolvin, vem realizando diversas movimentações, o que tudo indica ele disputa diretamente o mesmo eleitorado de Taveira. Já a professora Francisca Henrique, do PH3, junto com o senador Styvenson, já realizaram diversas carreatas e visitas corpo a corpo, mas até aqui ainda não decolou. Enquanto o professor Edivan Sousa, não foi registrado uma movimentação de rua que marcasse o início de sua campanha.
O momento agora é de muita atenção, pois nos próximos 20 dias, serão decisivos para a eleição proporcional e também majoritária em Parnamirim.
A luz amarela foi acesa, resta saber quem vai entender esse sinal de alerta.
Só uma observação, nenhum comparativo entre pesquisa pode ser feito. Em relação aos números de uma pesquisa com outra pesquisa, mesmo porque os institutos e métodos são diferentes, os quantitativos e distribuição nos bairros também. Portanto, fazer isso, é imoral, ilegal ou engorda.
Gilson Moura