A Receita Federal apreendeu 249 canetas de medicamento Mounjaro, na noite da terça-feira, 15 de abril, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Imbiribeira, na Zona Sul. Estimam a carga em R$ 800 mil. Esta é a segunda apreensão na cidade em menos de uma semana. A carga pertencia ao mesmo passageiro da apreensão realizada no sábado, 13 de abril.
Nesta segunda apreensão, encontraram o material em uma bagagem que chegou ao Brasil desacompanhada, vinda do Reino Unido, na Europa. Segundo a Receita Federal, a carga pertence ao mesmo passageiro do primeiro caso. Ele, que não teve nome e idade divulgados, foi flagrado com 389 canetas do medicamento, numa carga avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão.
Liberaram o passageiro, mas pode responder a processo criminal e perder a mercadoria. A mercadoria ficou retida pela Receita Federal para fiscalização. Isso porque a importação das canetas Mounjaro pode-se fazer para uso de pessoa física com receita médica. No entanto, não permitem o comércio desse produto no Brasil.
Esse medicamento de uso controlado tem regras específicas de importação. Para que a segurança e eficácia do produto seja garantida, são necessários prescrição médica e transporte em condições adequadas, como refrigeração entre 2 e 8 °C.
www.blogdohalder.com.br