/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/B/8/Ls0gnxQAOHLXcsWInZoA/whatsapp-image-2024-11-04-at-17.19.44.jpeg)
Desse total de envidividados, segundo o Serasa, 331.407 deles já haviam sido negativados. Feirão Limpa Nome possibilita negociar dívidas até 31 de março.
Mais de 855 mil potiguares apresentavam dívidas até este mês de março e sequer sabiam disso. Foi o que apontou um levantamento divulgado na última segunda-feira (26) pelo Serasa. O número representa cerca de 24% da população de todo o Rio Grande do Norte, que é de 3,4 milhões de pessoas.
Desse total de endividados, segundo o Serasa, 331.407 deles já haviam sido negativados – quando o credor solicitar a inclusão do nome e do CPF nos birôs de crédito, como o Serasa. Saiba mais abaixo como descobrir se há dívidas no seu nome.
“Essas pessoas não têm o costume de monitorar o seu CPF, o seu CNPJ, podem estar até com o seu cadastro desatualizado, ou até, de uma maneira bem ampla, não tem um conhecimento financeiro”, explicou a especialista do Serasa, Monica Seabra.
“O controle da situação do nome acaba ficando em segundo plano, levando a descobertas tardias, quando a dívida já foi negativada”, alerta Aline Maciel, especialista da Serasa.
Para livrar negociar as dívidas, o Serasa tem promovido até o fim deste mês de março o Feirão Limpa Nome em todo o país, com a possibilidade de pagamento via Pix e baixa imediata da negativação.
Desde o início do Feirão Limpa Nome, em 24 de fevereiro, os Correios informaram que registraram mais de 2,5 mil atendimentos nas unidades do Rio Grande do Norte e cerca de 100 mil em todo o país.
A iniciativa oferece descontos de até 99%, parcelamento flexíveis de até 72x e ainda a possibilidade de limpar o nome e elevar a pontuação de crédito (Serasa Score) na hora.
‘Comprar e pagar à vista’
O comerciante Ronaldo Medeiros, que trabalha no bairro Alecrim, um dos maiores centros comerciais de Natal há 40 anos, contou que prefere pagar tudo na hora que compra e que sequer usa cartão de crédito.
“Cartão de crédito, se você parcelar, aí é que fica pior ainda. Você tem que comprar pra pagar logo à vista”, disse.
De acordo com dados da Serasa, empresa de análises e informações para decisões de crédito, sete em cada dez brasileiros já se endividaram. Em todo o Brasil, assim como no Rio Grande do Norte, as despesas com cartão de crédito aparecem como as maiores causadoras de dívidas.
A autônoma Vanessa Silvino e o motorista por aplicativo Ayrton Rafael esperam a chegada da filha Lorena, prevista para nascer em dois meses. Em meio às compras para o enxoval da bebê, o casal diz que tem pago as dívidas anteriores para poder assim assumir novas compras.
“Todo mês pagando e comprando novamente”, disse Ayrton. “Falta pouca coisa”, completou Vanessa.
Há dívidas no seu nome? Saiba como descobrir
Você pode verificar se possui dívidas nos seguintes canais:
- Site: http://www.serasalimpanome.com.br
- App: Serasa no Google Play e App Store
- WhatsApp: (11) 99575-2096
- 10 mil agências dos Correios de todo o Brasil: há isenção de taxas para negociação de dívidas até o dia 31/03.
Como negociar dívidas no Feirão?
Veja o passo a passo:
- Baixe o app da Serasa
Faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela, como a existência de possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score. - Escolha a oferta
Após selecionar a opção “Ver ofertas”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito. Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” de cada uma das ofertas”. - Revise e finalize o acordo
Escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Concluir acordo”. - Faça o pagamento do acordo
Ao fechar seu acordo, você deve realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.
g1 RN