Recall da Stanley atinge 401 mil tampas de canecas no Brasil; veja o que fazer

Canecas defeituosas da Stanley
Foto: Reprodução

A Stanley confirmou que há produtos fabricados pela empresa e comercializadas no Brasil com defeito. Uma falha nas tampas pode ocasionar queimaduras nos usuários. O comunicado foi feito por meio de um aviso de risco enviado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e tornado público pelo órgão nesta quarta-feira, 18.

Segundo a nota divulgada pela Senacon, há 401.211 garrafas dos modelos que apresentaram falhas em circulação atualmente no país, distribuídas por todas as regiões. O órgão irá agora vistoriar e acompanhar a Stanley Brasil enquanto a empresa realiza os procedimentos de troca das peças defeituosas.

A fabricante de recipientes térmicos explicou que o problema ocorre nas tampas, feitas de um tipo de plástico chamado de polipropileno. Ao serem expostos ao calor, os fechos encolhem e se soltam da garrafa, o que ocasiona um risco potencial de vazamento do líquido contido no interior e de queimadura caso sejam bebidas quentes.

A empresa afirma ainda que registrou 38 ocorrências globais de incidentes, sendo três delas no Brasil. “Alertamos que a utilização do produto com a tampa original pode oferecer riscos à saúde do consumidor. Por isso, recomendamos que os consumidores se abstenham imediatamente de utilizar os produtos especificados acima com suas tampas originais, as quais devem ser descartadas”, diz em nota.

A partir de agora, a fabricante de recipientes térmicos ficará encarregada de trocar as tampas defeituosas das garrafas. Quem já adquiriu um item dos modelos com falhas deve entrar em contato com a empresa para fazer a substituição, sem qualquer custo adicional para o consumidor.

Foram classificados como defeituosos todos os lotes das garrafas Switchback e Trigger Action, cujos códigos de identificação são respectivamente 20-01436 e 20-02824. Para confirmar se a sua pertence a um dos modelos com problema, veja se o número na parte inferior da garrafa corresponde a um destes citados.

Segundo a Senacon, estão em circulação no país 290.125 itens do modelo Switchback Travel e 111.086 da Trigger Action.

Quem possui uma garrafa de modelo defeituoso deve entrar em contato com a empresa para receber uma tampa nova. Os contatos informados pela Stanley foram o telefone 0800 021 3278 (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados nacionais), o email sac@stanley1913.com ou o website oficial no Brasil, na seção garantia vitalícia.

Questionada pelo site IstoÉ Dinheiro, a empresa ainda não informou como será feito o envio dos novos fechos.

EUA informou primeiro defeitos em garrafas Stanley

Na última quinta-feira, 12, a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA, órgão regulador do país, ordenou o recolhimento das duas linhas de garrafas por perigo de queimaduras. O órgão contabilizou 91 casos de tampas soltas ao redor do mundo, incluindo 16 nos Estados Unidos. O relatório apontou que 38 destes casos resultaram em queimaduras e 11 pessoas precisaram passar por cuidados médicos.

Nos Estados Unidos, o órgão informou o recolhimento de 2,6 milhões de unidades, todas fabricadas na China, com as especificações do quadro a seguir:

Nome Tamanho (litros) Número de Identificação do Produto
Switchback 0,355 L 20-01437
Switchback 0,473 L 20-01436, 20-02211
Trigger Action 0,355 L 20-02033, 20-02779, 20-02825
Trigger Action 0,473 L 20-02030, 20-02745, 20-02957
Trigger Action 0,591 L 20-02034, 20-02746

Inicialmente, a Stanley no Brasil informou apenas que estava em contato com as agências regulatórias legais ao redor do mundo para definir os próximos passos. Na segunda-feira, 16, ela foi notificada pelo Procon-SP para esclarecer se havia peças perigosas em circulação no Brasil e quais medidas estariam sendo tomadas.

Na sua última nota, enviada à Senacon, a empresa informa sobre os procedimentos de troca das tampas defeituosas e afirma que tomou conhecimento sobre as falhas através de “relatórios periódicos de qualidade”. “A Stanley segue dedicada no propósito de oferecer aos seus clientes produtos de qualidade e para a vida toda (Built For Life™), com garantia vitalícia”, diz.

 

Istoé Dinheiro