Furacão Milton enfraquece para categoria 1, mas Flórida permanece em alerta

Furacão Milton enfraquece para categoria 1, mas Flórida permanece em alerta
Foto: Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos

Tempestade atingiu o estado enquanto estada na categoria 3, com ventos de 205 km/h.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos informou, na madrugada desta quinta-feira (10), que o furacão Milton enfraqueceu para a categoria 1 – a mais baixa da escala. A tempestade, que agora passa pelo leste da Flórida, vem provocando chuvas fortes e ventos de 145 km/h, gerando vários tornados menores.

O furacão Milton atingiu a costa da Flórida na noite de quarta-feira (9), enquanto estava na categoria 3. Os ventos de mais de 200 km/h provocaram ondas de até oito metros de altura, deixando a região em estado de alerta para inundações. As rajadas de vento também prejudicaram a rede elétrica, deixando 3 milhões de imóveis sem energia.

No condado de St. Lucie, o xerife Keith Pearson disse que carros ficaram capotados e foram levados pelo vento. Ele relatou ainda que “algumas vidas foram perdidas”.

Antes da chegada do furacão, mais de 1 milhão de moradores deixaram a costa da Flórida, seguindo o aviso do presidente Joe Biden de que era “uma questão de vida ou morte”. Aqueles que decidiram ficar foram orientados a anotar o nome e a data de nascimento com tinta permanente nos braços, para facilitar a identificação de possíveis vítimas.

Em comunicado, o Serviço Nacional de Meteorologia disse que o furacão Milton continuará provocando “chuvas devastadoras e ventos prejudiciais” em toda a península central da Flórida ao longo desta quinta-feira, com possibilidade de inundações. Isso deve acontecer antes do fenômeno sair do estado, no final do dia, para o Oceano Atlântico.

Milton após Helene

A passagem do furacão Milton acontece menos de duas semanas depois do furacão Helene matar 230 pessoas em sua passagem pela Flórida até os Montes Apalaches, no Alabama. Foram ventos de 193 km/h, que geraram uma tempestade que carregou entre 2 e 4,5 metros de água para ilhas e bairros costeiros do oeste da Flórida.

SBT News