Em reunião com a Fecomércio, Natália Bonavides defende diversificação da matriz econômica para aumentar geração de emprego em Natal

A deputada federal Natália Bonavides, candidata a prefeita de Natal, se reuniu nesta quarta-feira (18) com a direção da Fecomércio RN e apresentou as suas propostas para o desenvolvimento econômico da capital potiguar. Natália defendeu a diversificação da matriz econômica da cidade para aumentar a geração de emprego.

“O setor de turismo é muito importante para a economia de Natal e, por isso, precisa receber mais atenção da prefeitura, ser melhor estruturado. Precisamos estimular o turismo histórico que Natal tem a oferecer e atualmente está esquecido pela gestão municipal. Também precisamos garantir que nossa cidade seja atratativa por todo o ano, e não apenas no verão. Para isso, é necessário diversificar a cartela de serviços oferecidos para quem vem visitar nossa cidade. É preciso também apoiar iniciativas como a de transformar nossa capital em um lugar acolhedor para pessoas com deficiência. Hoje até para descer para a areia da praia de Ponta Negra temos dificuldades: escadas improvisadas com sacos de areia e tábuas frágeis colocam em risco os banhistas”, argumentou.

Natália Bonavides afirmou que, para além disso, é necessário que o Município fomente outros setores da economia. “Temos empresas na área de moda, temos uma forte pesca industrial e artesanal, por exemplo, e nenhuma iniciativa da prefeitura para auxiliar os empreendedores e empresários dessas áreas a lidarem com as dificuldades dos seus negócios”, disse.

A candidata defendeu investimentos em infraestrutura e afirmou que ações de zeladoria e melhoria do transporte público também podem auxiliar no crescimento do comércio. “A Cidade Alta, por exemplo, deixou de ser uma opção para muita gente depois que várias linhas de ônibus que passavam por lá foram extintas”, exemplificou.

Natália propõe ainda a criação de uma secretaria de desenvolvimento econômico, hoje inexistente na prefeitura, para planejar o desenvolcimento da cidade e para ouvir quem trabalha e investe em em Natal, com o objetivo de articular as soluções para as questões relativas à economia da capital. “Atualmente a prefeitura sequer faz um relatório com os dados da economia de Natal, para que se possa ter ideia da reação situação da cidade e adotar políticas públicas adequadas. Funciona na base do achismo”, criticou.

Natália parceira

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou na reunião a parceria entre a deputada Natália Bonavides e o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio, com a destinação de emenda parlamentar para a realização de cursos na área de tecnologia.

Natália direcionou R$ 1 milhão para cursos básicos de informatização e cursos de programação de computador. “Pegamos o perfil da população que mais está em desemprego, as mulheres, e o setor que mais tem empregado: o de tecnologia. A partir dessa formação no Senac, essas mulheres vão poder se inserir no mercado de trabalho e gerar renda para as suas famílias. Somente com recursos de emenda parlamentar conseguimos fazer essa articulação. Imagina com a estrutura de uma prefeitura. Natal merece uma gestão que pense em melhorar a situação do nosso povo e é isso que apresentamos aos natalenses”, declarou.

O encontro com a direção da Fecomércio aconteceu no Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira.