Suspeito é um adolescente de 14 anos; autoridades ainda não sabem se ele era aluno da instituição.
Um ataque a tiros numa escola de ensino médio nos Estados Unidos na manhã desta quarta-feira deixou quatro mortos e nove feridos, indicou o Escritório de Investigações da Geórgia. A polícia prendeu um adolescente de 14 anos como suspeito do crime, segundo o Departamento do Xerife do Condado de Barrow. As autoridades ainda não sabem se ele era aluno ou não da instituição.
Imagens transmitidas pela emissora local WSB-TV mostraram dezenas de veículos das forças de segurança e de emergência cercando a Apalachee High School, a 80 km de Atlanta. Um hospital da região está recebendo pacientes com ferimentos de arma de fogo, informou uma fonte do centro médico à CNN. Alguns dos feridos graves foram removidos de helicóptero, e há aeronaves adicionais de prontidão.
A Apalachee High School pertence ao Sistema Escolar do Condado de Barrow, que disse que os alunos foram liberados para sair e que os pais foram notificados para buscá-los. O distrito disse que será fornecido transporte para os alunos que precisarem. O FBI também estava no local, e o Departamento de Investigação da Geórgia disse nas redes sociais que uma investigação estava em andamento.
“Direcionei todos os recursos estaduais disponíveis para responder ao incidente na Apalachee High School e peço a todos que se unam à minha família em orações pela segurança daqueles em nossas salas de aula”, disse o governador da Geórgia, Brian Kemp, em comunicado. “Continuaremos a trabalhar com parceiros locais, estaduais e federais enquanto reunimos informações e respondemos a essa situação”.
À agência Associated Press, Erin Clark, de 42 anos, disse que saiu “correndo” de seu trabalho após ter recebido uma mensagem de texto de seu filho avisando que havia um atirador na escola. Os dois disseram que se amavam pelo celular, e ela contou ter feito orações pela vida do jovem enquanto dirigia até o local do ataque.
Com a estrada principal bloqueada, Clark estacionou e correu até a escola ao lado de outros pais, que foram direcionados para um campo de futebol onde os alunos estavam. Em meio ao caos, disse, ela encontrou seu filho sentado nas arquibancadas. Segundo ela, o jovem escrevia uma redação na aula quando ouviu os tiros pela primeira vez. Ele ajudou outros alunos a bloquear a porta da sala antes de se esconder.
A Casa Branca comunicou que o presidente dos EUA, Joe Biden, foi informado por sua assessora de Segurança Interna, Liz Sherwood-Randall, sobre o tiroteio, e que a administração coordenará com autoridades federais, estaduais e locais à medida que mais informações forem recebidas. O xerife do Condado de Barrow, Jud Smith, disse que as respostas sobre o ataque podem não vir rapidamente.
— Pedimos sua paciência. Por favor, deixe-nos obter os fatos que precisamos para garantir que faremos isso direito — disse Smith em uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira. — Vai levar vários dias para obtermos respostas sobre o que aconteceu e por que isso aconteceu.
A Apalachee High School tem cerca de 1.900 alunos, de acordo com registros dos oficiais de educação da Geórgia. Ela se tornou a segunda maior escola pública do Condado de Barrow quando foi inaugurada em 2000, segundo o Sistema Escolar do Condado de Barrow. A escola é nomeada em homenagem ao Rio Apalachee, localizado na extremidade sul do Condado de Barrow, publicou a Associated Press.
O Globo