Até julho, a estimativa para o ano era de 2,5%; ministro disse ainda que pode refazer o cálculo de receitas para 2025.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (3) que o governo deve fazer uma nova estimativa para o PIB deste ano e para o cálculo de receitas de 2025 se a economia “continuar forte como está”.
O ministro deu a declaração a jornalistas ao comemorar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre deste ano, que avançou 1,4% em relação ao último trimestre.
“[O resultado] veio muito em linha com as projeções da Secretaria de Política Econômica. Agora nós vamos provavelmente reestimar o PIB do ano. Pela força que ele vem se desenvolvendo, deve superar 2,7% ou 2,8%”, disse o ministro. Até julho, a estimativa para o PIB de 2024 era de 2,5%.
“Há instituições que já estão projetando um PIB superior a 3%. Isso pode inclusive ensejar uma nova projeção das receitas para o ano que vem, se continuar forte como está”, completou.
O PiB deste trimestre, divulgado nesta terça pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), veio de acordo com as expectativas do mercado, que esperava um crescimento de 0,9% no período.
De acordo com o IBGE, os setores de Serviços (1,0%) e Indústria (1,8%) contribuíram para o dado positivo, ainda que a Agropecuária tenha recuado 2,3% no período.
Sobre isso, Haddad ressaltou a importância do crescimento da indústria como uma forma de garantir a entrada de investimentos no Brasil. Segundo ele, quanto maior for o investimento maior é também o crescimento da economia sem inflação.
CNN Brasil