Na última semana, a Câmara de Parnamirim realizou uma Sessão Solene em homenagem aos profissionais de enfermagem do município, que receberam a Comenda ao Mérito Ana Néri. O evento, de proposição do vereador Irani Guedes, ocorreu em alusão ao Dia da Enfermagem, no Plenário Dr. Mário Medeiros.
Na ocasião, o parlamentar agradeceu a atuação da categoria no município. “Diante dos homenageados e seus familiares, declaro que essa honraria é concedida pela luta, empenho, dedicação e amor ao próximo, que motivam esses profissionais em seus trabalhos”, declarou o vereador, pouco antes de contar um pouco de sua trajetória na saúde.
Além do vereador propositor, compuseram a mesa o presidente da Casa, vereador Wolney França, além do vereador Thiago Fernandes; a diretora de enfermagem da UPA de Nova Esperança, Ana Cristina; o coordenador do SindSaúde, Carlos Alexandre da Silva Pereira; o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RN, Luciano Gomes Cavalcante;
Relação de homenageados/as
- Giannini Cunha de Araújo
- Josineide Kristina da Silva
- Izabelle Bezerra Costa
- Ana Paula Gimenes de Lima
- Thaís Sueyde Azevedo Alves
- Humberto Batista da Silva
- Ana Cristina Melo de Góis Nóbrega
- Thiciane Nízia Lopes de Azevedo Lucena
- Aurinês Bezerra Dantas
- Sylvia Rodrigues de Oliveira
- Edna Maria Martins Eugênio do Nascimento
- Jansen Andrynne Santos Silva
- Rita de Cassia Rodrigues da Silva Silveira
- Edson Bezerra de Lima
- Márcia Regina de Souza Amaral Fernandes
- Alex Sandro de Macedo Lima
- José Lenarte da Silva
- Emanuela da Conceição Dantas Tavares Barreto de Paiva
Quem foi Ana Néri?
Ana Néri realizou trabalho voluntário em hospitais durante a Guerra do Paraguai, auxiliando na recuperação física de diversos soldados feridos em combate. Após perder seu filho, Ana Néri não se deixou abater, e continuou atuando no cuidados aos soldados, o que a fez ser considerada “Mãe dos Brasileiros”. Precursora da Cruz Vermelha no país, Ana Néri foi homenageada com diversas medalhas, se tornando pioneira da enfermagem no Brasil, e referência de coragem e abnegação entre os brasileiros.
Por Cida Ramos