O dia dos povos indígenas no Brasil é celebrado nesta sexta-feira (19), a data marca uma reflexão sobre as conquistas, avanços e lutas de um povo que ainda luta pela própria terra.
Aqui no Rio Grande do Norte, a luta ganhou auxílio a partir de uma pesquisa realizada pelo Governo Estadual. No estudo, 22 comunidades indígenas foram mapeadas e diagnosticadas para a elaboração de um plano de promoção de igualdade racial. Essa demarcação de território ainda tem sido uma das principais demandas. O processo para a demarcação de terras indígenas do povo Tapuia está parado há mais de 10 anos.
No início de abril, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública para que a União e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) finalizem o processo de demarcação de terras indígenas reivindicadas pelo povo Tapuia, no Rio Grande do Norte. Agora, uma liminar determina que a União e Funai apresentem em até 30 dias um plano emergencial com duração de um ano ou até que a situação seja definitivamente resolvida.
Com informações de Thayse Baracho, repórter da TV Ponta Negra