O mundo da alimentação saudável muda constantemente, às vezes, o que era considerado bom, hoje não é mais indicado, e vice-versa. O assunto da vez é o refrigerante zero, que agora é tratado como uma opção favorável para substituir o refrigerante comum. Mas será que isso é realmente verdade? É o que vamos abordar a seguir. Vem conosco conferir!
Refrigerante zero é indicado ou não?
Por não conter açúcar nem calorias, alguns influenciadores — e até profissionais da saúde — têm indicado-o como forma de matar o desejo de beber refrigerante, sem atrapalhar a dieta.
Tal produto realmente não interfere no ganho de peso nem afeta uma dieta de emagrecimento. No entanto, isso também não quer dizer que ele passa ileso pelo nosso corpo.
Afinal, é constituído de adoçantes artificiais e outros aditivos que podem trazer consequências negativas à saúde. Então, é melhor ter cuidado para não exagerar.
Pesquisa mostra resultados surpreendentes sobre o refrigerante zero
Um grupo de especialistas coordenados por Sarah Hill, psicóloga da Texas Christian University, avaliou bebidas compostas por adoçantes artificiais e constatou que podem induzir a distúrbios psicológicos.
Isso porque bebidas dietéticas podem estimular o desejo por doce, levando o indivíduo a buscar alternativas que realmente tenham açúcar.
Acredita-se que essa reação ocorre, pois, ao ingerir uma bebida assim, o corpo espera pela alta carga de energia proveniente do açúcar.
Como ela não ocorre, a reação do organismo é aumentar o desejo por doce para atender às suas expectativas.
Dessa forma, o refrigerante zero pode atrapalhar quem está tentando ter uma alimentação saudável, aumentando o desejo por alimentos açucarados e hiperpalatáveis.
Adoçantes artificiais e problemáticas à saúde
Não é de hoje que os adoçantes artificiais têm sido apontados como um dos principais causadores de distúrbios metabólicos.
Dentre eles, o mais recente foi o aspartame, apontado no ano passado como um potencializador para o câncer.
Todavia, embora os adoçantes artificiais estejam presentes nos refrigerantes zero, estudos apontam que seria preciso beber muitas latas (cerca de 14) por dia para afetar a saúde, já que a dose por lata é pequena.
Porém, isso não significa que os refrigerantes zero são recomendados livremente. Eles podem ser opções favoráveis para substituir os refrigerantes comuns, mas a frequência de consumo deve ser a mínima possível.
www.multiversonoticias.com.br