Um avião de pequeno porte da Polícia Federal caiu na última (4), depois de decolar do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 2 pessoas morreram e outra ficou ferida. O avião é um Cessna 208, monomotor com capacidade para 9 passageiros e 2 pilotos. O acidente se deu em uma área descampada dentro da Academia dos Bombeiros. Uma câmera no aeroporto mostrou que o avião se posicionou para decolagem na pista às 14h13.
Logo depois da decolagem, às 14h14, o avião começou a se mover em zigue-zague e perde altitude. Às 14h15, o Cessna se chocou com o solo e começou a pegar fogo. A Polícia Federal informou a identidade dos 3 ocupantes do avião: os policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José Moraes Neto, que morreram no local; e o mecânico de uma empresa terceirizada Walter Luís Martins, que foi socorrido e encaminhado a um hospital. A corporação disse que já iniciou uma investigação para apurar as circunstâncias da queda. Peritos e especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos devem chegar ao local do acidente “nas próximas horas”.
O diretor-geral da instituição, Andrei Rodrigues, também irá a Belo Horizonte para ver o local do acidente. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) informou, em nota, que foi acionado para realizar a ação inicial da ocorrência, cuja matrícula era PR-AAB. Esta é a etapa onde são utilizadas técnicas específicas para coletar e confirmar dados e preservar elementos da investigação, bem como a verificação dos danos ao avião. Segundo o Cenipa, será possível acompanhar o andamento da investigação no painel on-line Sipaer, que permite a consulta sobre ocorrências aeronáuticas.
Leia a íntegra da nota da Polícia Federal sobre o acidente: “A Polícia Federal informa, com profundo pesar, que uma aeronave pertencente à instituição sofreu um acidente na tarde desta quarta-feira (6/3) no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte/MG. “Dois tripulantes faleceram no local, os policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José Moraes Neto. Um terceiro tripulante, o mecânico da empresa terceirizada Walter Luís Martins, foi socorrido e encaminhado ao hospital João XXIII, na mesma cidade.
Ele se encontra em atendimento, lúcido e orientado. “A Polícia Federal já iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente, envolvendo a aeronave Cessna Caravan 206B, e enviará nas próximas horas peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos para auxiliar nas apurações. “O Diretor-Geral da instituição, Andrei Rodrigues, também irá ao local. A Polícia Federal se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e decreta luto oficial de três dias”.