Motoristas por aplicativo realizam protesto e deixa trânsito lento na Salgado Filho

Foto: reprodução 

Um protesto realizado por motoristas por aplicativo deixou o trânsito lento no início da tarde desta quarta-feira (10), na Avenida Senador Salgado Filho, próximo ao Midway Mall, em Natal. De acordo com o presidente da Associação Voz dos Trabalhadores por Aplicativos Potiguar (Avap-RN), Givan Balada, a manifestação é motivada pelo aumento do preço do Gás Natural Veicular (GNV).

De acordo com o presidente da Avap-RN, o objetivo da ação também é pressionar, de forma pacífica, as autoridades a fiscalizar a precificação do combustível, o qual ele classificou como “abusivo”. Ele relatou que os condutores ligados a associação tem encontrado um preço médio de R$ 5,19.

Em nota enviada à TRIBUNA DO NORTE, nesta quarta-feira (10), a Companhia Potiguar de Gás, Potigás, esclarece que, desde 1º de janeiro deste ano, começou a pagar 34% mais caro pelo gás natural que adquire junto aos produtores para realizar o seu papel de distribuir o combustível para o RN.

De acordo com a Potigás, “importante destacar que a empresa não é remunerada pela venda do gás. O valor de compra da molécula é o mesmo repassado para os consumidores, sem acréscimos, e a tarifa praticada pela Potigás é regulada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte (Arsep/RN)”, diz.

Conforme a nota, o reajuste de 34% que a Potigás sofreu, para os postos de Gás Natural Veicular (GNV), resultou em 13,45% de aumento, não tendo a Potigás gerência ou controle sobre o preço final praticado nas bombas pelos postos, que inclusive estão com bastante variação entre si.

Tribuna do Norte