Uma residência no bairro do Planalto, zona Oeste de Natal, foi o lugar onde mais de 20 pessoas participavam de uma rinha de galos, na tarde deste domingo (8). A ação foi interrompida quando duas equipes das viaturas do Rondas Ostensivas Municipal (ROMU) e uma equipe da Polícia Militar recebeu denúncia da prática criminosa e se dirigiram ao local. Oito homens foram presos em flagrante delito e um adolescente foi apreendido, sendo todos conduzidos à Delegacia de Plantão Zona Sul.
De acordo com a comandante de uma das equipes da GMN, alguns indivíduos, ao perceberem a presença dos agentes, empreenderam fuga pelo matagal. O agente acrescentou que durante a ação constatou-se que além dos galos de brigas, havia uma criação de porcos, um freezer cheio de carnes e uma balança, aparentando funcionar no local, um abatedouro clandestino e a comercialização de carne suína.
Diante disso, os proprietários dos galos foram presos e um menor de 17 anos foi apreendido e conduzido junto com sua mãe, que é dona do imóvel para esclarecimentos perante a autoridade policial. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Semurb) foi acionada e lavrou um Auto de Infração e enviará um Relatório de Inspeção à Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (Demaatur).
A proprietária do local será ouvida em audiência que está agendada para esta segunda-feira (9) na Semurb. Ainda de acordo com a comandante da guarnição, no local foram encontrados um caderno com anotações das brigas dos galos, quatro frascos com medicações para as aves, nove seringas, onze lacres e quarenta e três esporas para serem utilizadas nas brigas dos galos.
Conforme o Boletim de Ocorrência assinado pelo delegado Alexandro Gomes Bezerra dos Santos, os envolvidos responderão na justiça pelos crimes de maus tratos contra animais, associação criminosa, corrupção de menores, venda de mercadorias em condições impróprias para o consumo, crueldade contra os animais e jogo de azar.
Por tribuna do Norte