Israel declarou “estado de alerta para guerra” depois de um ataque surpresa do Hamas neste sábado (7). O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país está em “em guerra”, mas sairá vencedor. “O inimigo pagará um preço como nunca conheceu antes”, afirmou.
Integrantes do grupo radical islâmico palestino se infiltraram em território israelense e foguetes foram disparados a partir da Faixa de Gaza. Foram relatados tiroteios em cidades do sul do país. O incidente deixou pelo menos 40 mortos e 545 feridas, segundo o jornal Times of Israel.
A IDF (sigla em inglês para Forças de Defesa de Israel) disse que o Hamas “enfrentará as consequências e a responsabilidade por estes acontecimentos”. O órgão informou no X (antigo Twitter) que foi lançada “uma operação em grande escala para defender os civis israelenses”. A operação foi chamada de “Espada de Ferro”.
Veja imagens divulgadas nas redes sociais:
https://www.youtube.com/shorts/O3jspxC87R4?feature=share
Palestinians break into separation fence w/Israel, dozens of Israelis captured and brought into Gaza… In 2011, Israel released 1,027 prisoners for an Israeli soldier, many here see this as a rare chance for +550 Palestinians sentenced to life to be released in a similar deal. pic.twitter.com/LaLlnPs1sv
— Rania Zabaneh (@RZabaneh) October 7, 2023
Palestinos retornando à Faixa de Gaza com um veículo israelense capturado. Além de civis israelenses, há também relatos de soldados mortos, feridos e inclusive raptados por palestinos. pic.twitter.com/yKJdqDkC3i
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) October 7, 2023
Poder 360