Mais de 10 mil civis foram mortos na Ucrânia desde início da guerra, diz governo

Bombeiros extinguem um incêndio em um prédio residencial destruído por um bombardeio em 20 de julho de 2023, em Mykolaiv, na Ucrânia Valentyna Gurova/Suspilne Ukraine/JSC “UA:PBC”/Global Images Ukraine via Getty Images

Aproximadamente 10.749 civis foram mortos e 15.599 feridos na Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país em fevereiro de 2022, de acordo com o Departamento de Crimes de Guerra da Ucrânia no Gabinete do Procurador-Geral. O número de mortos inclui 499 crianças, disse Yuriy Belousov, chefe do Departamento de Crimes de Guerra da Procuradoria-Geral da Ucrânia, em entrevista à agência de notícias Interfax-Ucrânia.

Assim que os territórios ocupados da Ucrânia forem libertados, espera-se que o número de mortos “aumente muitas vezes”, disse ele. “Acho que haverá dezenas de milhares de mortos apenas em Mariupol”, disse Belousov.

Os números da Procuradoria-Geral da República são semelhantes aos de organizações internacionais como as Nações Unidas, acrescentou. Em 7 de julho, a ONU informou que havia confirmado a morte de “mais de 9.000 civis, incluindo mais de 500 crianças”, mas que o número real deve ser maior. Belousov também disse que sua equipe registrou 98 mil crimes de guerra cometidos por forças russas na Ucrânia desde a invasão.

Por www.cnnbrasil.com.br