Um robô está vasculhando o fundo do mar em busca de detritos da implosão fatal do submersível Titan, enquanto as autoridades dos EUA e do Canadá voltam sua atenção da busca e resgate para investigar o que levou ao desastre marítimo e se alguma lei foi violada.
A Guarda Costeira dos EUA convocou um Conselho de Investigação da Marinha para investigar a implosão – o “nível mais alto de investigação que a Guarda Costeira conduz”, anunciou o investigador-chefe da Guarda Costeira dos EUA, capitão Jason Neubauer, no domingo (25).
O conselho trabalhará para determinar a causa da implosão catastrófica e das mortes, além de fazer recomendações “para buscar sanções civis ou criminais conforme necessário”, disse Neubauer.
Por enquanto, os investigadores estão priorizando a recuperação de detritos do fundo do mar. Especialistas militares encontraram destroços do malfadado submersível a cerca de quinhentos metros da proa do Titanic na quinta-feira, disse a Guarda Costeira dos EUA.
“Meu principal objetivo é evitar uma ocorrência semelhante, fazendo as recomendações necessárias para aumentar a segurança do domínio marítimo em todo o mundo”, disse Neubauer.
A operação ocorre enquanto permanecem dúvidas sobre o projeto do submersível, os materiais usados em sua construção, o que causou a implosão e quando exatamente a implosão aconteceu.
O Titan estava há 1 hora e 45 minutos em sua descida para os destroços do Titanic no fundo do oceano no domingo passado (18), quando perdeu contato com seu navio-mãe, iniciando uma operação multinacional de busca e resgate de um dia no Atlântico Norte que terminou na quinta-feira, com o descoberta de seus destroços.
A investigação da Guarda Costeira dos EUA é uma das várias atualmente em andamento. As autoridades do Canadá, também encarregadas de investigar o incidente, revisarão as gravações de voz do navio-mãe do submersível, o Polar Prince, disseram autoridades canadenses.
Investigadores canadenses embarcaram no Polar Prince no sábado “para coletar informações do gravador de dados de viagem da embarcação e de outros sistemas da embarcação que contêm informações úteis”, disse Kathy Fox, presidente do Conselho de Segurança de Transporte do Canadá, no sábado. Um gravador de dados de viagem armazena o áudio da ponte do navio.
Enquanto isso, a Real Polícia Montada do Canadá está investigando se “as leis criminais, federais ou provinciais podem ter sido violadas”.
“Não há suspeita de atividade criminosa per se, mas a RCMP está tomando as medidas iniciais para avaliar se seguiremos ou não por esse caminho”, disse o superintendente da RCMP, Kent Osmond, em uma coletiva de imprensa no sábado.
Autoridades norte-americanas e canadenses também estão realizando entrevistas no porto de St. John’s, no Canadá, para onde o Polar Prince voltou no sábado com suas bandeiras a meio mastro.
“Este caso foi extremamente complexo, envolvendo uma resposta coordenada internacional, interinstitucional e do setor privado em uma região do oceano implacável e de difícil acesso”, disse no domingo o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA John Mauger, comandante do Primeiro Distrito da Guarda Costeira.
A Guarda Costeira anunciou que o navio sofreu uma “implosão catastrófica”, matando todos a bordo.
Os mortos eram o CEO da OceanGate Expeditions, Stockton Rush; empresário britânico Hamish Harding; o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet; e o empresário nascido no Paquistão Shahzada Dawood e seu filho, Suleman, que eram cidadãos britânicos.
O que está acontecendo no fundo do oceano?
O mesmo veículo operado remotamente que encontrou o campo de destroços do submersível na semana passada agora está envolvido na operação para recuperar detritos do Oceano Atlântico, de acordo com um comunicado da Pelagic Research Services no domingo.
O Odysseus 6K, um veículo operado remotamente, estava no fundo do mar em seu quarto mergulho desde que chegou ao local de resgate de Titan no domingo, de acordo com um comunicado da Pelagic Research Services, visto pela primeira vez pela CNN.
A empresa acrescentou que as capacidades de levantamento pesado da Odysseus “foram utilizadas e continuam a ser utilizadas” na missão de recuperação de Titan, mas não confirmou se os destroços foram recuperados e encaminhou à CNN para a Guarda Costeira dos EUA, que está liderando a investigação sobre a implosão e esforço de recuperação.
O capitão Neubauer se recusou a dar detalhes sobre a operação de recuperação no domingo, mas disse que “os recursos estão no local e são capazes de recuperar os destroços”.
Cinco pedaços diferentes de destroços do submersível foram encontrados na manhã de quinta-feira, disseram autoridades. Cada extremidade do casco de pressão foi encontrada em um lugar diferente, de acordo com Paul Hankins, diretor de Operações de Salvamento e Engenharia Oceânica da Marinha dos EUA.
Espera-se que as missões de veículos operados remotamente continuem por mais uma semana, de acordo com Jeff Mahoney, porta-voz da Pelagic Research Services.
Qualquer tentativa de recuperar qualquer coisa do campo de destroços justificará uma operação maior em conjunto com a Deep Energy, outra empresa que ajuda na missão, porque os destroços provavelmente serão muito pesados para o ROV da Pelagic levantar sozinho, disse Mahoney à CNN.
Pedaços do submersível serão examinados enquanto os investigadores buscam entender por que ele implodiu.
A Marinha dos EUA disse ter detectado uma assinatura acústica consistente com uma implosão no domingo na área geral onde o submersível estava mergulhando quando perdeu a comunicação, disse um oficial sênior da Marinha à CNN.
O som foi determinado como “não definitivo”, disse o oficial, e os esforços multinacionais para encontrar o submersível continuaram como uma operação de busca e resgate antes que o campo de destroços fosse encontrado.
Embarcação usava materiais que “simplesmente não funcionavam”, diz especialista
Enquanto o campo de detritos é mapeado e as peças do submersível são coletadas, especialistas levantam questões sobre o design do Titan.
Uma revisão da CNN do material de marketing da OceanGate, declarações públicas feitas por Rush e registros judiciais mostram que, mesmo quando a empresa divulgou um compromisso com medidas de segurança, ela rejeitou os padrões da indústria que teriam imposto maior escrutínio sobre suas operações e embarcações.
Um ex-funcionário que trabalhou brevemente para a empresa como técnic de operações estava preocupado com a espessura e a adesão do casco, disse ele, falando à CNN sob condição de anonimato.
“Esta era uma empresa que já estava desafiando muito do que já sabíamos sobre o design submersível”, disse Rachel Lance, engenheira biomédica da Duke University que estudou os requisitos fisiológicos de sobrevivência subaquática. Ela observou que alguns dos materiais de design da embarcação “já eram grandes bandeiras vermelhas para pessoas que trabalharam neste campo”.
“Isso não é exatamente o que, na minha opinião, seria inovação porque isso já foi tentado e simplesmente não funcionou”, disse ela.
Quando o especialista em submersíveis Karl Stanley estava a bordo do Titan para uma excursão submarina na costa das Bahamas em abril de 2019, ele sentiu que havia algo errado com o navio quando ruídos altos foram ouvidos e enviou um e-mail para Rush, o CEO da OceanGate Expeditions, soar o alarme em caso de suspeita de defeitos.
“O que ouvimos, na minha opinião… soou como uma falha/defeito em uma área sendo afetada pelas tremendas pressões e sendo esmagada/danificada”, escreveu Stanley no e-mail, cuja cópia foi obtida pela CNN.
Quando questionado sobre o e-mail de Stanley, um porta-voz da OceanGate disse à CNN que eles não podiam fornecer nenhuma informação adicional no momento.
O co-fundador da OceanGate, Guillermo Sohnlein, pediu às pessoas que não apressem o julgamento sobre a implosão. “Existem equipes no local que ainda coletarão dados nos próximos dias, semanas, talvez meses, e levará muito tempo até sabermos exatamente o que aconteceu lá embaixo”, disse Sohnlein. “Portanto, eu nos encorajaria a adiar as especulações até que tenhamos mais dados para prosseguir”.
*Com informações de Isabelle Chapman, Curt Devine, Zenebou Sylla, Gloria Pazmino, Cole Higgins, Zoe Sottile, Rob Frehse, Paul P. Murphy, Gabe Cohen e Christina Maxouris, da CNN.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br