Cuidar de quem cuidou de nós, tornou-se uma reflexão cada vez mais necessária, tendo em vista o aumento constante das ocorrências de maus-tratos sofridos pelos contempladores da terceira idade. Nesse Entendimento, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promoveu na manhã desta quinta-feira (22), no Auditório Clênio José, o primeiro Seminário Junho Violeta, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado no último dia 15.
A solenidade de abertura foi presenteada com uma breve apresentação do coral Vozes da Semas, que faz parte do núcleo sociocultural desta secretaria. Sob a regência da servidora Mônica Fernandes, a formação composta por idosos, com muita animação mostrou seu talento interpretando a canção “É Preciso Saber Viver”, composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
Fizeram parte da mesa de honra, a secretária de Assistência Social e articuladora do selo Unicef, Alda Lêda; o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Wolney França; a secretária adjunta de Assistência Social, Marta Lopes; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do RN, Gustavo Brito; a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Débora Dantas; o presidente da Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa de Parnamirim, Thiago Fernandes; a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Laíde; e a assessora Lorena Nogueira, representando a promotora Dra. Tatiana Kalina. Também foi registrada neste encontro, a presença do vereador Irani Guedes.
O lema do evento foi: “Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa”, e teve como público-alvo, os profissionais da rede socioassistencial. Tópicos como negligência, abandono, violência física e psicológica foram amplamente discutidos durante as palestras ministradas por Gustavo Brito e pela Dra. Alexsandra Silva, advogada, conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Parnamirim e representante da Ordem dos Advogados do Brasil no RN. “Pessoa idosa: Por um RN sem Violência”, foi um dos temas discutidos.
A violência contra a pessoa idosa é uma preocupação mundial, diante do crescimento do número de idosos no mundo. As ocorrências de maus-tratos, se elevam anualmente. Políticas voltadas para este tema, vem sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Parnamirim, com o objetivo de ampliar, cada vez mais, o debate sobre assuntos que envolvem a terceira idade.
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006. Representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos maus-tratos sofridos pelos idosos.
Como denunciar?
Podem ser utilizados o Disque 100, qualquer delegacia de polícia, Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso e o Centro de Referência Especializado de assistência social (CREAS). Denúncias em Paramirim, devem ser feitas na Promotoria do Idoso através do telefone (84) 99994-6435.
Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Jean Xavier)
Fotos: Ana Amaral