As inscrições para participar da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social estão abertas e seguem até o dia 04 de julho. O encontro, que traz a temática “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, ocorre nos dias 06 e 07 de julho, das 8h às 17h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluísio Alves – Cemure, localizado na Av. Coronel Estevam, 3897, no bairro de Nossa Sra. de Nazaré e abordará cinco eixos. Inscrições podem ser realizadas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffQjiEiFu6RhPAxtls5zk1vqj9fCH5TTt5SXp2B4NvI19IXQ/viewform
Com objetivo de favorecer o debate durante todas as etapas do processo conferencial, os eixos temáticos foram divididos em financiamento e orçamento, controle social, articulação entre os segmentos, serviços, programas e projetos, benefício e transferência de renda. A 14 ª Conferência Municipal de Assistência Social 2023 é promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).
A realização de uma Conferência não é algo isolado, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Por esta razão, a participação popular e, principalmente, a presença dos usuários é fundamental. “Aguardamos a presença de todos, sejam trabalhadores da política de assistência social, entidades prestadoras de serviços, órgãos públicos da área, e principalmente, os usuários dos serviços socioassistenciais. É rompendo a exclusão social e ouvindo os interesses e as necessidades dos usuários da política, que ela poderá se tornar ainda mais efetiva, afirma a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.
Conferência da Assistência Social
As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). São espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.
As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política. Já nas Conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências municipais. Na Conferência Nacional, participam os delegados eleitos nas conferências estaduais.