Beneficiários ao Auxílio Brasil e de outros programas sociais que passaram horas em uma fila na unidade do CadÚnico da Ribeira, Zona Leste de Natal, na manhã desta quinta-feira (13), voltaram para casa sem atendimento.
Segundo os usuários, apenas 30 fichas foram distribuídas. Pessoas que chegaram por volta das 6h disseram que só foram informadas que não seriam atendidas cerca de três horas depois, por volta das 9h.
Os beneficiários reclamam que não conseguem agendamento para atualizar dados cadastrais e dizem que também não conseguem realizar as mudanças pelo aplicativo divulgado pelo município.
A auxiliar de cuidador Maria José chegou às 6h da manhã, não conseguiu uma das fichas distribuídas. Ela disse que essa foi a quarta tentativa desde a semana passada.
“Aqui não tem atendimento para a gente. Eu vim terça-feira passada, vim quarta, vim quinta e não fui atendida. E vim agora e não vou ser atendida de novo. Vou ter que voltar a pé para casa, porque não tenho dinheiro mais. O que eu tinha, usei para comer, porque estava com fome”, relatou.
A dona de casa Francily Carla afirma que tenta atualizar o cadastro desde março. Ela foi à unidade da Ribeira para tentar o atendimento, por não ter conseguido no bairro onde mora, na Zona Norte da capital, mas também deixou o local sem a atualização.
“Procuro o cadastro lá no bairro onde moro, Nossa Senhora da Apresentação, e eles só dizem que tem que ir pelo aplicativo. A gente entra, bota todos os dados, quando vai finalizar, consta que não tem mais vaga. Não só eu, muitas pessoas. E o serviço social diz que só vai pelo aplicativo. Dizem que só consegue pelo serviço social se o benefício for cortado. A gente vai esperar que seja cortado para poder resolver?”, questiona.
Usuários que não atualizam cadastro desde 2017 são prioridade
De acordo com a chefe do setor do CadÚnico, Andréia Melo, as equipes trabalham atualmente com um público-alvo: pessoas que não atualizam o cadastro desde 2017 e que recebem o Auxílio Brasil. Esse público precisa realizar a atualização cadastral até esta sexta-feira (14). para não ter o benefício bloqueado, segundo ela.
“Esse bloqueio ia acontecer em agosto e o governo ampliou o prazo até outubro para que não haja bloqueio em novembro”, afirmou.
Andreia disse que os usuários que fizeram alguma atualização depois de 2017 não terão bloqueio dos benefícios e não precisam ficar preocupados. “Nesse momento, por esse motivo, por falta de atualização, não vai haver bloqueio no cadastro”, ressaltou.
A chefe do CadÚnico ainda explicou que o público que não atualiza desde 2017, mas não teve nenhuma mudança cadastral – a composição familiar e o endereço são o mesmo, por exemplo – não precisa ir a uma das unidades.
“Basta baixar o aplicativo Cadastro Único e fazer a atualização por confirmação. Nem precisa vir às nossas unidades”, ressaltou.
Demanda aumentou
Andréia Melo reconheceu, entretanto, que a prefeitura precisa ampliar o atendimento. De acordo com ela, a demanda aumentou após a pandemia da Covid-19.
“A prefeitura está trabalhando para ampliar o atendimento. O que acontece é que aumentou muito o nosso público, por conta da pandemia e do valor do auxílio. Na próxima semana a gente começa uma nova capacitação com novos entrevistadores para que a gente possa aumentar nossa capacidade de atendimento”, disse.