O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mudará a partir de 2024, de acordo com um parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) na última segunda-feira, 14 de março. Entre as mudanças estão a aplicação das provas em duas etapas e a presença de questões discursivas.
As mudanças no Enem são necessárias para que as provas sejam adaptadas ao Novo Ensino Médio, que começou a ser implantado em 2022 para o primeiro ano do ensino médio. Até 2024, todas as séries já terão se adequado ao novo formato.
Saiba tudo sobre o Novo Ensino Médio
O parecer do CNE detalha como devem ser as provas do Enem a partir de 2024. Veja:
1ª etapa: provas objetivas e interdisciplinares de conhecimentos gerais + redação
2ª etapa: provas objetivas e discursivas de conhecimentos específicos
No primeiro dia de provas, os participantes responderão questões objetivas de múltipla escolha, mas sobre todas as disciplinas do ensino médio. As questões cobrarão mais habilidades interpretativas do que conteudistas e “conversarão” entre si, ou seja, serão interdisciplinares.
No segundo dia, o estudante responderá apenas questões relativas à área que escolheu na inscrição do Enem. Serão quatro áreas: Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens e Códigos; e Matemática.
Por exemplo, caso o estudante opte pela área de Ciências Humanas, as provas da segunda etapa teriam questões de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
As instituições de ensino superior ficarão encarregadas de definir em qual área pertence cada curso de graduação oferecido.