EUA embarga petróleo russo, medida vai encarecer combustíveis em todo mundo

Biden conversou com outros governos antes de anunciar medida que abalará a economia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (8) o banimento do petróleo da Rússia no país. “A medida foi tomada após conversas com nossos aliados para responder a essa agressão russa”, explicou.

Biden fez questão de dizer ainda que internamente a decisão tem o apoio dos partidos Democrata e Republicano, que faz oposição ao seu governo.

A suspensão aumenta a lista de sanções que já foram implementadas pelos países do Ocidente contra o governo do presidente Vladimir Putin desde a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Cerca de 8% do petróleo dos Estados Unidos atualmente é comprado da Rússia.

O presidente americano admitiu que o valor dos combustíveis vai aumentar agora, mas pediu a ajuda dos empresários do país para que evitem a subida exagerada do preço.
Segundo Biden, o fim das importações será positivo porque vai ajudar a tirar dos russos poder econômico para financiar a guerra.

Após a declaração dos EUA, espera-se agora o pronunciamento de outros chefes de Estado, vários deles mais dependentes que os americanos do petróleo russo.

A medida de banir o petróleo russo vinha sendo estudada por técnicos e integrantes do governo americano e representantes de outros países. O temor era o impacto que a decisão poderia ter na economia global.