Rússia promete cessar-fogo e corredor humanitário em Kiev, Ucrânia teme novo ataque a capital

Prédios históricos de Moscou: Kremlin - Brasil Escola

A Rússia diz que fará um cessar-fogo a partir da manhã de hoje (7) e que abrirá corredores humanitários em algumas cidades ucranianas, como a capital, Kiev. O governo ucraniano, porém, teme que a ação possa ser uma estratégia para concentrar forças e fazer uma nova onda de ataques. A Ucrânia diz esperar uma batalha por Kiev nos próximos dias. O prefeito de uma cidade próxima à capital foi morto enquanto distribuía ajuda humanitária. Esta segunda-feira é o 12º dia da invasão da Rússia ao território ucraniano.

Para hoje, é esperada a terceira rodada de conversas entre as delegações russa e ucraniana em busca de entendimento. O prefeito de uma cidade próxima à capital foi morto enquanto distribuía ajuda humanitária. Esta segunda-feira é o 12º dia da invasão da Rússia ao território ucraniano. A reunião está marcada para começar às 11h, horário de Brasília, segundo o conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak. Nas negociações, a Rússia exige que a Ucrânia pare com suas atividades militares, altere sua Constituição para consagrar a neutralidade, reconheça a Crimeia como território russo e que classifique as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como territórios independentes.

A criação dos corredores humanitários para retirar moradores e permitir a entrada de medicamentos e comida em cidades cercadas havia sido combinada em uma reunião entre representantes ucranianos e russos na quinta-feira (3), em Belarus. O plano, porém, não funcionou no sábado e no domingo. Autoridades ucranianas afirmaram que os russos desrespeitaram o cessar-fogo temporário, enquanto o Kremlin culpou Kiev pelo fracasso da operação.

As forças armadas da Ucrânia afirmaram em um comunicado nesta segunda-feira que os militares russos estavam se preparando para invadir Kiev. Segundo o comunicado, os militares russos primeiro tentariam assumir total controle das cidades Irpin e Bucha, que ficam próximas de Kiev.