Biden falará com aliados nesta 2ª sobre guerra na Ucrânia

 

President Joe Biden delivers remarks to Department of Defense personnel, with Vice President Kamala Harris and Secretary of Defense Lloyd J. Austin III, the Pentagon, Washington, D.C., Feb. 10, 2021. (DoD photo by Lisa Ferdinando)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reunirá com aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) nesta 2ª feira (28.jan.2022) para discutir os desdobramentos do ataque da Rússia à Ucrânia. O objetivo do grupo é desenvolver uma resposta conjunta para o conflito, que entrou no seu 5º dia.

Segundo um comunicado divulgado pela Casa Branca, a conversa será feita via videoconferência, a partir das 11h15 locais (13h15 no horário de Brasília).

ONU

A Assembleia Geral ONU (Organização das Nações Unidas) também convocou uma reunião emergencial para esta 2ª. No encontro, devem ser discutidas novas sanções contra a Rússia.

A convocatória foi articulada pela diplomacia dos EUA na sequência do veto russo à resolução condenatória ao conflito na 6ª feira (25.fev). Será a 11ª sessão deste tipo desde 1950.

A Rússia vetou a resolução, mas não pode vetar nossas vozes, o povo ucraniano e a Carta das Nações Unidas. A Rússia não pode e não vai vetar a responsabilização”, disse a embaixadora do país norte-americano no Conselho de Segurança, Linda Thomas-Greenfield.

NEGOCIAÇÕES EM BELARUS

Também nesta 2ª feira (28.fev), Rússia e Ucrânia iniciaram negociações para o fim do conflito em Belarus. O consenso entre os 2 países sobre o diálogo abre a 1ª possibilidade de fim da guerra.

As conversas começaram pouco depois das 12h no horário local (6h em Brasília).

Fonte: Poder 360