A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz, na foto) divulgou nesta terça-feira, 28, nota técnica que ratifica e enfatiza a importância da vacinação contra a Covid em crianças, informa o Valor.
Aprovada pela Anvisa em 16 de dezembro, a imunização na faixa etária de 5 a 11 anos ainda não começou porque o governo decidiu fazer “consulta pública” a esse respeito —segundo os críticos, é uma tentativa de Marcelo Queiroga de retardar a aplicação em crianças e agradar a Jair Bolsonaro, que é contra a medida.
Na nota técnica, os especialistas da Fiocruz afirmam que, embora crianças adoeçam menos por Covid e desenvolvam formas graves da doença com menos frequência, elas transmitem o vírus na comunidade escolar e também fora dela.
Desse modo, prossegue a fundação, a imunização de crianças entre 5 e 11 anos é uma alternativa robusta para garantir a continuidade das aulas presenciais —além de colaborar com a mitigação de formas graves e mortes por Covid nesse grupo etário e reduzir a transmissão do vírus, em um cenário de avanço da variante Ômicron.
Fonte: O Antagonista