O governo do Rio de Janeiro anunciou hoje que prepara a instalação de câmeras no uniforme de agentes de 13 órgãos, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os equipamentos serão usados, por exemplo, para a gravação de abordagens. Segundo a gestão estadual, os aparelhos começam a operar em 15 dias e já estarão em funcionamento durante o Réveillon.
As imagens ficarão armazenadas em uma nuvem e, quando necessário, o próprio agente ou o controlador, que ficará no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) , poderá acionar um dispositivo que armazenará os registros por até um ano. Os agentes não poderão interromper as gravações. Órgãos como Ministério Público e Defensoria Público terão acesso às imagens.
Ao todo, serão utilizadas 21.571 câmeras, que custarão cerca de R$ 6 milhões por mês. Os aparelhos serão alugados por 30 meses, renováveis pelo mesmo período. A empresa curitibana L8 Group ganhou a licitação.
“Além de proteger os servidores em casos de falsas acusações, o uso do equipamento vai aumentar a transparência e a fiscalização das ações de agentes públicos”, disse a gestão estadual em nota.
Como mostramos, o governador do Rio, Cláudio Castro, sancionou em junho com vetos o projeto de lei que determina a implementação dos equipamentos nos uniformes dos agentes.
Fonte: O Antagonista