Leilão do 5g no Brasil está marcado para 4 de novembro

Maior oferta de espectro da história das telecomunicações no Brasil, o leilão do 5G já está com data marcada. O evento acontecerá no dia 4 de novembro. Na licitação, serão ofertadas quatro faixas de radiofrequências: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Essas faixas funcionam como uma espécie de rodovia no ar, por meio de ondas eletromagnéticas, responsáveis pelas transmissões de TV, rádio e internet.

“Se a gente fizer um paralelo com a chagada do 4G fica mais fácil de entender”, argumenta o ministro das Comunicações, Fábio Faria. “Quando o 4G chegou, uma série de aplicações muito comuns hoje em dia nasceram. Se agora contamos com aplicativos de entrega e de tráfego inteligente, com o streaming, com ferramentas de videochamada e conferência, é porque a tecnologia deu um salto em sua capacidade de transmissão de dados”, lembra. A quarta geração revolucionou a comunicação entre as pessoas e as aplicações móveis.

“O leilão do 5G, a implementação, vai fazer com que a gente possa desenvolver o Brasil, colocar o Brasil dentro da economia digital mundial melhorando nossos setores, colocando o agro conectado, trazendo a telemedicina para a saúde, conectando e levando internet para 40 milhões de brasileiros que hoje sofrem sem internet em casa, sem nenhum acesso para que possam estudar nem que seja remotamente, trabalhar”, disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

O leilão será não arrecadatório, ou seja, boa parte do valor será investido na ampliação da infraestrutura de telecomunicações no Brasil. O Brasil deve alcançar cerca de R$ 50 bilhões em investimentos nos próximos 20 anos a partir do Leilão. A repercussão do processo nos mais diversos setores da economia é, entretanto, muito maior.

Em suas redes sociais, o Ministro Fábio Faria publicou um vídeo comemorando o leilão. “O futuro está chegando”, escreveu. Confira AQUI.