A comarca de Ceará-Mirim iniciou os preparativos para a unificação das secretarias judiciais, cuja conclusão deverá ocorrer no início de 2022, a exemplo do que já foi registrado em unidades nas comarcas de Mossoró, Natal e Caicó. A fase atual é a de digitalização dos processos, que totalizam mais de 5 mil feitos, dentro dos prazos estabelecidos, conforme antecipou o titular da 1ª Vara e diretor do foro local, juiz Herval Sampaio, o qual destaca que a iniciativa unificará as três varas do município, além da unidade dos Juizados Especiais.
“Estamos cumprindo a linha bem traçada pelo Tribunal de Justiça, que é a da unificação das secretarias. Estamos criando um modelo (de unificação), muito nosso, em diálogo com juízes e servidores”, comenta o magistrado Herval Sampaio, ao ressaltar que, após a digitalização, a unificação trará a padronização das atividades e a otimização de rotinas e de tempo.
“Dentro das metas do Conselho Nacional de Justiça, com o apoio da Presidência do TJRN”, completa.
O modelo de Secretaria Unificada vem sendo implantado pelo Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte desde junho de 2018 e busca equalizar a força de trabalho entre as unidades e proporcionar maior produtividade, fazendo uso mais eficiente dos recursos humanos a partir da atuação de forma especializada em diferentes setores. O objetivo é racionalizar a tramitação dos processos judiciais e proporcionar o crescimento do número de decisões em menor tempo.
“Esperamos que até 2022 esteja tudo digitalizado em Ceará Mirim e dentro do sistema. Trata-se de um projeto alvissareiro do Tribunal e que, temos certeza, renderá muitos frutos, em qualidade, para o jurisdicionado”, conclui Sampaio.