Câmara Setorial dos Microempresários e Empresa de Pequeno Porte do Governo é instalada hoje (10)

A Fecomércio RN é uma das entidades que integram a Câmara Setorial dos Microempresários e Empresa de Pequeno Porte, instalada hoje (09), pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em evento que contou com a presença do presidente da Federação, Marcelo Queiroz, do vice-presidente, Luiz Lacerda, e do diretor Executivo, Fernando Virgilio. A Câmara faz parte de uma das diretrizes da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, sancionada no ano passado pelo Governo do Estado.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância deste Fórum. “Este será mais um canal onde poderemos fazer ponderações, sugestões e iniciativas para o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico, criando uma rede de comunicação democrática e transparente entre os entes”, declarou.

As Câmaras Setoriais e Temáticas do RN são órgãos colegiados consultivos e propositivos de apoio ao desenvolvimento dos setores e cadeias produtivas prioritárias. O Governo do Estado já instalou seis câmaras.

“Este é o nosso canal de diálogo permanente e periódico para tratar de assuntos que envolvam o comércio, serviços, a indústria e todos os outros segmentos econômicos. Na Câmara do Comércio, já tratamos dos centros de distribuição, a pauta do comércio atacadista, e foram apresentadas soluções, tornando o RN um bom local para se investir”, comentou Jaime Calado, titular da Sedec. O secretário adiantou que será impresso e distribuída uma cartilha com o detalhamento da Lei Geral e a apresentação nas dez regiões econômicas do estado.

O vice-governador, Antenor Roberto, parabenizou a Sedec pela iniciativa e pela representatividade que o conselho possui. “A Câmara está bem representativa e com várias gerações, que irão ter muita troca. Além disso, mostra que o Governo deve ter mais atenção as MPE, não podendo se descuidar de uma política de incentivo, pela importância que as micro e pequenas empresas tem na nossa economia. O Governo tem o papel de facilitar o acesso, a informação, tecnologia e crédito”, afirmou Antenor.

Fazem parte da Câmara Setorial dos Microempresários e Empresa de Pequeno porte também as Secretarias do estado de Administração e dos Recursos Humanos; de Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar; de Tributação; Corpo de Bombeiros; Instituto de Pesos e Medidas do RN; Fundação de Apoio à Pesquisa do RN; AGN; Jucern; Idema; Sebrae, FCDL; Facern; Organização das Cooperativas do RN; Anorc; Fiern; Faern; AEBA; Federação das Empresas Juniores do RN; Associação de Comerciantes e Empresários da Região Norte de Natal; Associacao de Micro e Pequenas Empresas de Gostoso; Junior Achievement RN; IFRN, UERN, UFRN, UFERSA; Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal.