O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), se diz “indignado” devido a falta de respiradores em Manaus (AM). “Muitas pessoas, por falta de oxigênio, por falta de unidade de terapia intensiva, estão morrendo”, diz Doria. A declaração foi feita em vídeo nesta 6ª feira (15.jan.2021).
Doria também lembra dos respiradores do Projeto Inspire, elaborados pela USP e enfatizou que está encaminhando 40 desses respiradores para onde for necessário no estado do Amazonas. “Já enviamos também tubos de oxigênio e oferecemos a disponibilidade nos hospitais de São Paulo, para o atendimento de 60 crianças (prematuras)”, enfatiza Doria, se referindo a recém-nascidos que estavam sob risco de vida devido a falta de respirados no estado amazonense.
O governador de São Paulo também criticou e culpou o governo federal pela falta de respiradores em Manaus. “Diante dessa tragédia e da falta de compaixão e de ação do governo federal, todos os estados brasileiros estão ajudando e o governo de São Paulo não falta nesta ajuda”, diz.
Marcelo Zuffo, professor Titular da Poli-USP e coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP, que também aparece no vídeo ao lado do governador, ressaltou a ação da USP na elaboração dos ventiladores respiratórios. “Há mais de dez dias nós já estamos nos articulando e o primeiro lote [de respiradores] já está sendo enviado [para Manaus]”.
Doria afirma que a primeira carga de respiradores Inspire deve chegar na noite desta 6º feira (15.jan)
Assista ao vídeo (2min19seg):
Veja o carregamento de respiradores doados pela USP para Manaus AM
CONHEÇA O RESPIRADOR
O Projeto Inspire, elabora pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), é um respirador que atende aos requisito da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e busca ser uma solução de baixo custo devido a alta demanda de equipamentos de suporte respiratório emergencial por conta da pandemia de coronavírus.
De acordo com a USP, o respirador tem autonomia de 2h em casa de falta de energia elétrica, pode ser produzido facilmente em larga escala e em tempo recorde, portátil e recomendável para ser utilizado em hospitais de campanhas, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e regiões distantes, além do baixo custo.
Veja abaixo como o equipamento funciona (1min27seg):
Veja imagem do respirador:

Respirador nacional produzido pela USP
Poder 360.