Justiça determina afastamento do presidente do INSS

Brasília (DF), 04/01/2024, Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, durante entrevista no programa Brasil em Dia, nos estúdios da EBC.  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Alessandro Stefanutto é um dos alvos da Operação Sem Desconto.

A Justiça Federal determinou o afastamento do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, um dos alvos da operação que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quarta-feira (23).

Batizada de Operação Sem Desconto, a ação mobilizou cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU nas investigações sobre um suposto esquema de descontos criminosos de aposentados e pensionistas.

De acordo com a PF, investigadores já reuniram indícios que sugerem a existência de “um esquema nacional de descontos de mensalidade associativa não autorizados em aposentadorias e pensões”. 

O cálculo é que as entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

A Justiça Federal também determinou que outros cinco servidores públicos cujos nomes não foram divulgados sejam afastados de suas funções. Além disso, autorizou o cumprimento de 211 mandados judiciais de busca e apreensão, seis prisões temporárias, além do sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão;

Os mandados foram cumpridos no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Descontos associativos

A mensalidade associativa é uma contribuição que aposentados, pensionistas ou pessoas de uma determinada categoria profissional pagam, periodicamente, para fazer parte de uma associação, sindicato ou entidade de classe sem fins lucrativos que represente os interesses de seus membros do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

Entre janeiro de 2023 e maio de 2024, o INSS recebeu 1 milhão de reclamações acerca de descontos indevidos, motivando o cancelamento dos descontos autodeclarados como não autorizados. Além disso, em março do ano passado, o instituto estabeleceu novas regras para regulamentar o desconto associativo.

Assinada por Stefanutto, a Instrução Normativa Pres/INSS nº 162 estabelece o percentual máximo da dedução e que o desconto deve ser previamente autorizado pelo aposentado ou pensionista, que tem de assinar um termo de adesão.

O beneficiário que não reconhecer o desconto da mensalidade associativa em seu benefício pode requerer a exclusão da cobrança usando o aplicativo do instituto, o site [gov.br/meuinss] Meu INSS ou a central telefônica 135. Também é possível pedir o bloquear temporário da cobrança.

 

Agência Brasil

Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 30 anos do Colégio Teresa

Nesta sexta-feira, às 18:30h, a Câmara Municipal de Parnamirim realizará uma Sessão Solene em homenagem aos 30 anos do Colégio Teresa, uma instituição que marcou gerações com seu compromisso com a educação e o desenvolvimento da nossa cidade.

Ao longo dessas três décadas, o colégio tem desempenhado um papel fundamental na formação acadêmica e cidadã de inúmeras gerações, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional e social da nossa comunidade.

A dedicação dos gestores, professores e demais colaboradores do Colégio Teresa reflete um compromisso inquestionável com a qualidade do ensino, a valorização do conhecimento e a construção de um futuro promissor para nossos jovens. Assim, prestar esta homenagem é uma forma de agradecer e reconhecer os relevantes serviços prestados à educação local, incentivando ainda mais a continuidade desse trabalho exemplar.

Participe e venha fazer parte dessa homenagem!

Serviço

O quê: _Sessão Solene em homenagem aos 30 anos do Colégio Teresa_
Onde: Plenário Dr. Mário Medeiros – Câmara Municipal de Parnamirim
Quando: Sexta-feira, 26 de abril
Horário: 18:30h
Aberta ao público

Assessor de Comunicação | Gustavo Brendo | 84 99666-1618