A Secretaria de Esporte e Lazer (Sel) realiza, a partir deste sábado (29), mais uma competição do Calendário Esportivo 2025. A partir das 8h, o Ginásio Antenor Neves de Oliveira, em Emaús, vai receber mais de 20 equipes de diversas cidades do estado para o Torneio de Handebol nas categorias masculina e feminina. As finais estão programadas para acontecer no dia seguinte.
O projeto Movimenta Parnamirim – Arena, que atua nas competições esportivas por meio do engajamento da população nas atividades, também vai se fazer presente no Torneio. O objetivo é promover saúde, bem-estar e inclusão social por meio da prática esportiva.
As três melhores equipes vão receber premiação composta por certificados, troféus e medalhas, assim como os melhores jogadores e goleiros de ambas as categorias, que também serão premiados. O acesso ao Ginásio de Emaús será gratuito. Toda a população de Parnamirim é convidada a comparecer e acompanhar as disputas, que prometem ser emocionantes.
Alguns usuários relatam problemas com a entrega da CNH pelo DETRAN. Mesmo com o pagamento de 12 reais pela opção de entrega domiciliar, o documento não está sendo enviado corretamente pelos Correios. Ao renovar a CNH, um código de rastreamento é fornecido, mas, ao ser consultado, o código se mostra inválido.
De acordo com as informações, após o prazo para entrega, muitos cidadãos, ao procurarem a Central do Cidadão, descobrem que precisam agendar um horário para retirar o documento no DETRAN da Cidade da Esperança, mesmo tendo pago pela entrega.
No local, o atendimento só é realizado mediante agendamento. Os cidadãos são informados de que não receberão a CNH no momento e, para retirá-la posteriormente, é necessário assinar um termo de autorização. Essa situação está gerando insatisfação, pois o pagamento pelo envio já foi efetuado.
Na manhã desta quarta-feira (26), a Prefeitura de Mossoró deu sequência às solenidades de posse dos novos servidores municipais. Pela segunda vez nesta semana, candidatos aprovados em concurso público foram empossados para atuação nos equipamentos da área da Saúde.
Ao todo, 25 aprovados e nomeados foram empossados neste segundo ato. Os servidores que tomaram posse contemplam os seguintes cargos: cirurgião dentista; técnico de enfermagem; enfermeiro; técnico em saúde bucal.
O concurso da Saúde era esperado há muitos anos. O último certamente aconteceu em 2007. “São mais de 100 servidores chamados nos concursos públicos da Prefeitura. Hoje, servidores que vão chegar a equipamentos como Unidades Básicas de Saúde. São servidores que chegam às unidades que estamos reformando, construindo e naquelas para melhorar o serviço. À medida que eles tomam posse, nós já iniciamos o trabalho para que novos servidores possam ser chamados”, explicou o prefeito Alysson Bezerra.
“Este é o concurso da Prefeitura com o maior número de vagas ofertadas. Estamos recebendo um reforço de profissionais da área da Saúde que era necessário devido às aposentadorias e a realidade da nossa cidade. Os profissionais vão garantir mais qualidade nos serviços prestados, humanização. A nossa proposta é que o paciente seja cada vez mais bem atendido desde a recepção, do início da consulta, até a finalização do procedimento”, destacou Almir Mariano, secretário municipal de Saúde.
Almir Mariano, secretário municipal de Saúde Elen Pessoa, técnica de enfermagem.
“É a realização de um sonho poder concretizar tudo isso depois de tanto estudo, tanto esforço. Poder fazer parte do serviço público, apoiando o município de Mossoró é muito importante, atuando junto à comunidade”, disse Elen Pessoa, técnica de enfermagem.
Francisco Dário, técnico de enfermagem, enalteceu o valor do momento na sua trajetória pessoal e profissional. “Esse evento é incrível, uma conquista de muito tempo, desde a prova, passando por muitas etapas. São noites sem dormir, esforços, sacrifícios para estudar, se preparar. Agradeço aos meus colegas e toda essa recepção que estamos tendo aqui”, declarou.
Francisco Dário, técnico de enfermagem. Lucas Souza, técnico de enfermagem, de Natal.
“Pra mim é motivo de muito orgulho fazer parte desta cerimônia. Acabei de me formar e hoje já estou tomando posse neste cargo incrível. Estou vindo de outro município para cá e espero contribuir muito para o povo de Mossoró”, revelou Lucas Souza, técnico de enfermagem, de Natal, capital do Estado.
No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, cinco empreendedoras do Rio Grande do Norte, destaques em suas áreas de atuação, subiram ao palco do Salão de Eventos do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, em Natal, nesta quarta-feira (26), para debater “O Feminino como Potência no Empreendedorismo e na Transformação Social”. O evento “Conectando Mulheres Empreendedoras para o Futuro”, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), por meio da Câmara da Mulher Empreendedora – Fecomércio com Elas, contou com uma palestra da CEO do Sistema Ponta Negra de Comunicação, Micarla de Sousa, que abordou o impacto das mulheres no desenvolvimento econômico e social.
Durante sua palestra, Micarla destacou um dado revelador: seis em cada dez micro e pequenas empresas lideradas por mulheres contam com a participação de familiares. “As micro e pequenas empresas geridas por mulheres têm uma maior presença de parentes (cônjuge, pai, mãe, irmão, avô, filho(a), sobrinhos, netos ou cunhados) do que as empresas administradas por homens. A 7ª edição da pesquisa ‘Pulso dos Pequenos Negócios’, realizada pelo Sebrae, mostra que quase 60% das empreendedoras contam com parentes nas posições de sócios ou funcionários, enquanto esse percentual é de 50% entre os homens”, revelou a CEO do Sistema Ponta Negra de Comunicação.
O levantamento também apontou que, no universo das Micro e Pequenas Empresas, os segmentos com maior presença de parentes no negócio incluem academias, serviços e indústria de alimentação. No Brasil, 90% das empresas são familiares, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O poder das empresas familiares na economia
Micarla de Sousa enfatizou a importância das empresas familiares como um dos principais motores da economia nacional. “Eu acredito muito no poder das empresas familiares como uma mola propulsora no Brasil. Hoje, 75% do PIB brasileiro está concentrado nesse tipo de empreendimento. No entanto, muitas dessas empresas enfrentam desafios internos que comprometem sua longevidade. Há casos em que, com a morte do fundador, a empresa não consegue ser passada para a segunda geração, e somente 15% sobrevivem até a terceira geração”, ressaltou.
As estatísticas reforçam essa realidade: empresas familiares são responsáveis por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e empregam 75% da mão de obra do país. No entanto, apenas 30% dessas empresas chegam à terceira geração e, dessas, somente 15% sobrevivem.
Para garantir a longevidade dessas empresas, Micarla ressaltou a importância do equilíbrio dentro do núcleo familiar. “Antes de equilibrar a empresa, equilibre primeiro sua família”, aconselhou.
O evento “Conectando Mulheres Empreendedoras para o Futuro” reforçou o papel essencial das mulheres na construção de um ambiente empresarial mais inclusivo, inovador e sustentável.
O grupo Pagode do Coxa, que tem se destacado no cenário musical potiguar, é uma das atrações confirmadas para a primeira edição do projeto Câmara Cultural deste ano. Promovido pela Câmara Municipal de Parnamirim, o evento marca o retorno das atividades culturais itinerantes nos diversos bairros da cidadee ocorre nesta sexta-feira (28), a partir das 17h, no Beco do Picado, no Centro.
O projeto Câmara Cultural tem como objetivo incentivar e valorizar a cultura local, levando apresentações artísticas gratuitas para a população. Além do Pagode do Coxa, outras atrações culturais estarão presentes para animar o público.
Conhecido por sua energia contagiante e um repertório recheado de sucessos do pagode, o Pagode do Coxa promete uma apresentação especial para os fãs e admiradores do gênero musical. O grupo, que vem conquistando espaço em eventos de grande porte no Rio Grande do Norte, reafirma sua relevância no cenário musical potiguar.
O evento é gratuito e aberto ao público, oferecendo uma excelente opção de lazer para a população de Parnamirim. A expectativa é que a primeira edição do Câmara Cultural de 2025 seja um sucesso, consolidando-se como um importante projeto de incentivo à cultura local.
Um homem morreu nesta terça-feira (25) após ser atacado por abelhas na cidade de Umarizal, no interior do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Juraci Gonçalves de Paiva, de 47 anos de idade.
De acordo com a Polícia Militar, o homem foi encontrado num local chamado Sítio Rosário, na zona rural da cidade. Ele estava na localidade trabalhando na colheita de mel de uma colméia.
A PM informou que o homem saiu de casa por volta das 8h, mas não retornou no horário que costumava, o que preocupou a família. O corpo da vítima foi encontrada por volta das 15h no sítio. Além da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros foi acionado porque havia muitas abelhas no corpo da vítima.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) confirmou que a morte ocorreu por conta do ataque e recolheu o corpo para realização da necropsia.