César Maia propõe espaço de apoio para motoristas de aplicativos no Carnaval de Pirangi.

Durante o lançamento do Carnaval de Pirangi, nesta quinta-feira, 20, o vereador e presidente da Câmara de Parnamirim, César Maia, destacou a criação de uma estação de apoio para motoristas de aplicativos, taxistas e mototaxistas durante os dias de folia em Pirangi. A proposta será encaminhada à prefeita Nilda e à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETUDE).

A estação de apoio tem como objetivo oferecer infraestrutura básica, como banheiros, pontos para carregar celulares e acesso à internet Wi-Fi, visando melhorar as condições de trabalho desses profissionais durante o período festivo. Segundo o vereador, muitos motoristas passam horas dirigindo sem acesso a serviços essenciais, o que pode impactar negativamente sua saúde e produtividade.

Em sua justificativa, o presidente da Câmara destacou que a iniciativa não só promoverá mais conforto e higiene para os trabalhadores, mas também refletirá positivamente na qualidade do atendimento aos passageiros. “A criação desse ponto de apoio permitirá mais conforto ao trabalhador e, consequentemente, proporcionará mais qualidade no serviço prestado”, afirmou.

CARNAVAL DE PARNAMIRIM 2025, O CARNAVAL DO POVO

A Prefeitura de Parnamirim divulgou a programação oficial do Carnaval 2025! O tradicional evento será realizado na Praia de Pirangi, um dos principais e mais badalados pontos turísticos de todo o Rio Grande do Norte.

Serão seis dias de muita música, dança e diversão, com 50 atrações nacionais e locais como Raí Saia Rodada, Ricardo Chaves, Psirico, Michele Andrade, Márcia Felipe, Flay, Núzio Medeiros, Thiago Freitas, Cavaleiros do Forró e muito mais! Além disso, a programação inclui desfiles de blocos, troças e bandas de frevo que prometem animar o público.

Não perca a oportunidade de vivenciar o Carnaval de Parnamirim! Confira a programação oficial e marque sua presença na Praia de Pirangi. Vai ser uma festa inesquecível!

Sexta-feira (21/02) – Prévia Carnavalesca e Escolha do Rei e Rainha
Praça Aluízio Alves, no Parque Industrial, a partir das 18h:
LITTO LINS
NARA COSTA
ORQUESTRA DA SEMUC

Sexta-feira (28/02)
Praça São Sebastião, em Pirangi, a partir das 18h:
GOGÓ DE AÇO
DODORA CARDOSO
SWELLEN PIMENTEL

No pranchão:
BANDA SOANATA

Trio 1:
ALLYSON CARLYLE
ZÉ HILTON

Trio 2:
RAÍ SAIA RODADA
PAGODE DO COXA

Sábado (01/03)
Carnaval Kids, a partir das 16h:
MARA DIAS (TRIO)
RENAN CRUZ (PALCO)

Praça São Sebastião, a partir das 18h:
PAPEL GOMES
ALAN PERSA
CRISTINA HOLANDA

Pranchão:
LITTO LINS
ERICK SOUZA

Trio 1:
ROBERTA KARINA

Trio 2:
TOCAXÉ
AFROBEAT

Trio 3:
CAVALEIROS DO FORRÓ
PSIRICO

Domingo (02/03)
Praça São Sebastião, a partir das 18h:
JAINA ELNE
MELISSA FARIAS
MAÉBIO

Pranchão:
PRISCILA FREIRE
PEDRO LYAN

Trio 1:
JEFF COSTA
ANDRÉ RANGEL

Trio 2:
NÚZIO MEDEIROS
MÁRCIA FELIPE

Segunda-feira (03/03) – Bloco das Virgens, a partir das 16h
Praça São Sebastião, a partir das 18h:
BANDA LUAL
VIVI NASCIMENTO
DENY SANTOS

Pranchão:
BANDA PRETTA
DEUSA DO FORRÓ

Trio 1:
PRISCILA BRAWN
FLAY

Trio 2:
MICHELE ANDRADE
RICARDO CHAVES

Terça-feira (04/03)
Praça São Sebastião, a partir das 18h:
YURE LIMA
LÉO PATRICIO
THÁBATA MEDEIROS

Pranchão:
JUNIOR BAHYA
BANDA DUBÊ

Trio 1:
GUGA RODRIGUES
PEDRO LUCCAS

Trio 2:
THIAGO FREITAS
CIRCUITO MUSICAL

A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, disse que as atrações do Carnaval do Povo 2025 foram cuidadosamente escolhidas para animar a noite dos foliões e garantir ótimas vendas e renda extra às famílias que vão trabalhar durante a festa. “O Carnaval de Parnamirim é uma grande festa que movimenta vendedores ambulantes, hoteis, pousadas, restaurantes e o comércio em geral. Tudo foi preparado com muita atenção e carinho. Esperamos que seja uma linda festa para todos, com tudo que o povo de Parnamirim merece e tem direito”, disse Nilda.

Médico que doou um rim para mulher pediu o órgão de volta após o divórcio nos EUA

Foto: reprodução

Casado com Dominic Barbara desde 1990, Richard Batista não hesitou em doar um de seus rins quando a esposa precisou de um transplante. No entanto, a história não teve um final feliz: anos depois, Dominic pediu o divórcio.

Em entrevistas, o médico de Long Island, nos EUA, afirmou que os problemas no casamento começaram com a doença da esposa. Antes de receber o rim do marido em 2001, Dominic já havia passado por dois transplantes malsucedidos. “Minha prioridade era salvar sua vida. A segunda era melhorar nosso casamento”, declarou Batista na época.

Porém, após a cirurgia e a recuperação, Dominic decidiu que não era feliz no casamento e iniciou um relacionamento com seu fisioterapeuta. Diante do pedido de divórcio, em 2005, Batista entrou com uma ação judicial exigindo a devolução do rim ou uma compensação de 1,5 milhão de dólares como parte do acordo.

A ex-esposa negou que tivesse um caso com o fisioterapeuta, que prestou depoimento às autoridades: “Somos apenas amigos, nunca tivemos um relacionamento. O marido dela é um verdadeiro monstro”, insinuando possíveis casos de violência doméstica.

Apesar de Batista alegar que a suposta traição arruinou sua vida, a Justiça decidiu contra ele. “A infidelidade da minha esposa deixou um buraco no meu coração que ainda dói. Sou um homem orgulhoso”, lamentou o médico.

Em uma decisão de 10 páginas, a Suprema Corte do Condado de Nassau rejeitou sua solicitação, determinando que o rim doado “não era um bem passível de valoração no processo de divórcio”.

Robert Veatch, especialista em ética médica do Instituto Kennedy de Ética da Universidade de Georgetown, explicou que “é ilegal trocar um órgão por algo de valor” e acrescentou: “Agora o rim pertence a ela… Removê-lo significaria que ela precisaria de diálise ou poderia morrer”.

O Globo

Parnamirim é referência no RN em iluminação pública eficiente

Quando o assunto é iluminação pública de qualidade, Parnamirim é considerada um exemplo de eficiência em todo o estado. A cidade está totalmente iluminada com lâmpadas de LED, o que é fundamental para a segurança e o bem-estar da população. Com ruas mais iluminadas e seguras, a probabilidade de ocorrência de delitos e acidentes é consideravelmente reduzida.

Uma iluminação eficiente também proporciona outros benefícios para a população. De acordo com o coordenador de iluminação pública de Parnamirim, Djario Pereira, a escolha das lâmpadas de LED é estratégica. “Essas lâmpadas são mais econômicas e têm menor custo de manutenção. Além disso, elas geram aproximadamente 40% de economia em relação às lâmpadas tradicionais”, explicou.

A população também pode ajudar a manter o sistema funcionando de forma eficiente. Ao notar alguma lâmpada queimada, piscando, acesa durante o dia ou apagada à noite, ou mesmo se verificar algum poste ou braço de sustentação quebrado, é só acionar o Call Center da Iluminação Pública no 0800 281 6400 ou pelo 3644-8243. Também é possível utilizar o site da Prefeitura, por meio da plataforma Fala Cidadão.

“A participação da população é fundamental para manter a iluminação pública eficiente. Com a ajuda do povo, que está em casa ou mesmo transitando pela cidade, podemos identificar e corrigir problemas rapidamente, garantindo que as ruas de Parnamirim continuem seguras e iluminadas”, afirmou o coordenador.

Identificados os problemas, as equipes são acionadas e prontamente enviadas para atender a ocorrência, o que geralmente acontece em poucas horas. Essa rapidez na resolução das falhas é um dos fatores que fazem de Parnamirim um exemplo de como a eficiência energética pode trazer benefícios para a população e para o meio ambiente. Com 100% de iluminação em LED e um sistema de operação robusto e eficiente, a cidade está no caminho certo para um futuro mais sustentável aliado à prestação de serviço público de qualidade para a população residente.

Bolsonaro pede ao STF prazo de 83 dias para responder à denúncia da PGR

 

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Dois dias após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, os advogados do ex-presidente pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) prazo de 83 dias para apresentar resposta à denúncia. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, havia estabelecido prazo de 15 dias.

A defesa argumentou que o pedido de prazo extra se justifica pois “os autos não estão integralmente disponíveis”.

Os advogados do ex-presidente protocolaram o pedido nesta quinta-feira (20/2) e disseram que o processo é complexo, com muitos depoimentos da delação premiada e conteúdos extraídos de celulares apreendidos. Eles também solicitaram acesso “à integralidade das provas obtidas e utilizadas no presente feito”.

A defesa argumenta que não se trata de um caso comum, mas de uma ação penal inserida em um “emaranhado complexo” de processos interligados.

A equipe de advogados que representam o ex-presidente ainda solicitou acesso às provas e requereu a intimação da autoridade policial para esclarecer onde estão armazenados os elementos ainda não disponibilizados na íntegra, conforme solicitado anteriormente, detalhando em quais autos e de que forma foram encaminhados.

METRÓPOLES

Em Parnamirim, prévia carnavalesca acontece nesta sexta-feira, 21

O bairro do Parque Industrial vai receber nesta sexta-feira (21) a Prévia Carnavalesca 2025. A concentração acontece a partir das 18h na Praça Pico do Cabugi. O Bloco Carnaval do Povo vai desfilar pela Rua Brigadeiro Eduardo Gomes até a Praça Aluízio Alves, onde vai acontecer a escolha do Rei e da Rainha do Carnaval 2025.

O evento vai contar com a animação de Nara Costa, Litto Lins e da Orquestra da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), tudo gratuito. A população do Parque Industrial e de toda Parnamirim está convidada a curtir a prévia, que dá início às festividades carnavalescas da cidade.

Motorista é preso por suspeita de estuprar adolescente durante corrida de aplicativo na Grande Natal

 

Foto: reprodução

Um motorista de transporte por aplicativo, de 25 anos,  foi preso na tarde desta quinta-feira (20), por policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) de Parnamirim, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara da Infância e Juventude da Comarca do município, por suspeita da prática do crime de estupro contra uma adolescente.

A prisão foi realizada no bairro Santos Reis, localizado no Município de Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com as investigações, o motorista teria realizado a ação criminosa contra a adolescente de 16 anos, durante uma corrida de aplicativo, na última sexta-feira (14).

O homem foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Ponta Negra News