Prefeita empossa mais dois secretários adjuntos

A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, empossou nesta quarta-feira (19) dois novos secretários adjuntos. Foram nomeados para os cargos Lealdo Pezzi, como adjunto da Secretaria de Saúde (SESAD), e Elze Rebouças, como adjunta da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMMUD).

“A escolha de cada membro da nova equipe foi feita com base em sua experiência e comprometimento com a gestão pública”, destacou a prefeita. A cerimônia contou com a presença da secretária da SEMMUD, Kátia Palhano, e do ouvidor municipal, Paulo Barbosa Júnior.

Laudo aponta que material coletado próximo ao Morro do Careca não é esgoto, diz Semurb

 

Uma área próximo ao Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal, foi alvo de análise sobre a condição da água. Havia suspeita de contaminação por esgoto, tese que foi desmentida após exame microbiológico, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O laudo confirmou um afloramento do lençol freático no local. O material analisado foi coletado próximo ao cartão postal no dia 3 de fevereiro.

De acordo com a Semurb, a análise físico/química realizada pelo Instituto Federal de Educação (IFRN) campus Natal/Central apresentou a ocorrência de nitrato, característico de oxidação de matéria orgânica há vários anos. Com isso, tem odor característico, mas não tem presença de coliforme fecal, ou seja de esgoto, disse o supervisor geral de Fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.

Esse fenômeno de afloramento de lençol é explicado pelo geógrafo e fiscal ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi. Segundo ele, o litoral potiguar é formado pela junção de barreiras e dunas, que ficam sobrepostas. As dunas atuam como filtros naturais e quando as águas encontram a formação barreiras, que atuam como uma capa impermeável, ela começa a escorrer para o mar, foi o que ocorreu em Ponta Negra. “Comumente iremos observar esses afloramentos após períodos de chuvas intensas, como a que tivemos agora no final de janeiro”, explica ele.

Segundo o fiscal, essa água rica em matéria orgânica já decomposta e que são formadas por nitratos, como a própria análise laboratorial mostrou, gera um odor cítrico característico, muitas vezes, leva as pessoas a deduzir que se trata de um esgoto. “Mas na verdade é apenas água do lençol freático, aflorando na praia, portanto, não gera prejuízo à saúde pública”, afirmou Szilagyi.

www.tribunadonorte.com.br

Prefeita anuncia pagamento da 1ª Parcela do ROM para unidades de ensino municipal

A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, anunciou nesta quarta-feira (19) que o pagamento da primeira parcela, cerca de R$ 620 mil, do Recurso Orçamentário Municipal (ROM), destinado às unidades de ensino da cidade, já está na conta da Secretaria de Educação (SME).

O ROM tem como objetivo realizar pequenos reparos e melhorias nas escolas e centros infantis. A iniciativa visa agilizar a execução de pequenos serviços nas instituições de ensino, sem a necessidade de esperar pelas equipes de manutenção que atuam em grandes serviços da Prefeitura.

Além de melhorar a infraestrutura das unidades educacionais, a medida também tem um impacto positivo na economia local. Os reparos geralmente são realizados por comerciantes e prestadores de serviços do próprio bairro ou arredores das escolas, o que contribui para o fomento da economia regional.

Ao todo, a Prefeitura está destinando mais de R$ 1,2 milhão por ano para essa iniciativa, que serão pagas em duas parcelas semestrais. O valor destinado a cada escola ou centro infantil será determinado de acordo com o número de alunos atendidos em cada unidade, garantindo que o recurso seja proporcional às necessidades de cada instituição.

“Sei o quanto essa verba é importante para que os gestores tenham autonomia financeira para realizar pequenos reparos. Confio no compromisso e no trabalho de vocês, para garantir uma educação de qualidade para nossa população”, declarou Nilda Cruz.

Escola Municipal de Esportes de Parnamirim está com inscrições abertas para diversas modalidades

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, está com inscrições abertas, de 19 a 26 de fevereiro, para os seis polos da Escola Municipal de Esportes de Parnamirim. A Emep oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos nas modalidades de futebol, futsal, vôlei de quadra e de praia, handebol e taekwondo.

Os polos vão funcionar em dias alternados nos dois horários, pela manhã e à tarde, nos seguintes locais: ginásios de Pium, Nova Parnamirim, Passagem de Areia e Emaús, além do LEAN (Liberdade) e da Arena Parnamirim (campo do mamão).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Prefeitura de Parnamirim – Portal de Editais (https://editais.parnamirim.rn.gov.br/sel/#/portal/inicio) mediante a apresentação dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG do aluno; documento oficial com foto; foto do aluno; declaração escolar; e comprovante de residência atualizado. Mas atenção! A inscrição por si só não garante a vaga ao aluno. A participação está sujeita à disponibilidade de turmas e ao cumprimento de critérios como prioridade para os estudantes da rede pública e preferência para os alunos de menor idade.

Confira os polos, dias de aula e modalidades oferecidas:
* PIUM: futsal, handebol e vôlei de quadra – quinta e sexta-feira;
* NOVA PARNAMIRIM: basquete, taekwondo e vôlei de quadra – terça e quinta-feira;
* PASSAGEM DE AREIA: futsal e vôlei de quadra – terça e quinta-feira;
* EMAÚS: futsal e vôlei de quadra – terça e quinta-feira;
* LIBERDADE (LEAN): futebol e vôlei de praia – segunda e quarta-feira; e
* ARENA PARNAMIRIM (CAMPO DO MAMÃO): futebol – terça e quinta-feira.
*em todos os polos, há disponibilidade de turmas pela manhã e à tarde.

Quem tiver alguma dúvida sobre a Emep, pode se dirigir à Secretaria de Esporte e Lazer ou enviar um e-mail para sel@parnamirim.rn.gov.br. A SEL fica na Rua Edgar Dantas, 732, próximo ao Baratão das Embalagens, no bairro de Santos Reis.

RHEMA abre inscrições para curso e treinamento bíblico em Parnamirim

A Igreja Verbo da Vida de Parnamrim abre inscrições para o RHEMA 2025, a palavra revelada. As matrículas serão abertas ao público no dia 7 de março de 2025.

O curso Rhema do Verbo da Vida é um treinamento bíblico, ministrado pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema. O objetivo é capacitar pessoas para propagar o evangelho de Jesus Cristo, restaurar e libertar as pessoas das obras malignas. O curso é de 9 meses tem atividades semanais, incluindo aulas teóricas, treinamentos, grupos de estudos e encontros com missionários. Já o curso de dois anos serão 24 matérias, lecionadas por professores qualificados e com uma grade curricular equilibrada, incluindo as doutrinas bíblicas essenciais para toda uma vida.

O curso tem avaliações individuais ao término de cada disciplina. A aprovação depende do cumprimento de todas as normas do regulamento da escola. A matéria conclusiva do curso é prática, onde os alunos devem pregar ou ensinar a palavra de Deus para os colegas. A doutora Ivanilda, hoje uma diaconisa da igreja verbo da vida, fala da alegria de ter participado do RHEMA em 2022 em plena pandemia e ressalta que essa foi uma oportunidade de renovar a sua fé em Deus e também serviu para adquirir novos conhecimentos sobre a palavra revelada de Jesus e recomenda o curso como forma de fortalecer a fé diante dos desafios do mundo secular.

Para advogado Kakay, desfecho do processo do golpe será rápido no STF

Para advogado Kakay, desfecho do processo do golpe será rápido no STF

Conhecido por atuar em casos de grande importância junto ao Supremo Tribunal Federal, o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay, classificou como histórica a denúncia do procurador-geral da República contra Jair Bolsonaro e aliados pela tentativa de golpe de Estado ocorrida no Brasil.

“Técnica e muito bem elaborada. Não é pouca coisa denunciar um presidente ainda forte como Bolsonaro e tantos militares de alto coturno. Generais quatro estrelas estão denunciados e um deles preso. Os crimes são gravíssimos”, avaliou ele, em nota.

Para Kakay, a materialidade já foi julgada na condenação dos 381 golpistas. “Às preliminares já foram decididas. As testemunhas, desde o Mensalão, são ouvidas por cartas de ordem. Por juízes federais Brasil afora. Em 40 dias poderão ser ouvidas todas as testemunhas”, acredita.

O advogado prevê que o recebimento da denúncia deverá se dar em um curto espaço de tempo. “Não vejo nenhuma hipótese de perícia”.

“O julgamento poderá se dar em 6 meses. É claro que será importante preservar a ampla defesa, o devido processo legal e a presunção de inocência. As provas são muito fortes”, reforça.

O advogado Kakay comenta, com exclusividade, as consequências judiciais das ações de Bolsonaro

Para Kakay, unanimidade vai afastar recurso

O julgamento deveria ser no Pleno do Supremo, acredita Kakay, mas, de acordo com o que lhe disse um dos ministros, será na Turma.

“Sendo unânime não haverá recurso ao plenário”, observa.

Ele chama atenção para o avanço do projeto de anistia, que pode ser levado à frente pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). “É um momento tenso e que deverá definir o futuro do Brasil”, alerta.

www.iclnoticias.com.br

Ladrão morre após tentativa de assalto em posto de combustíveis no Planalto

Foto: Hugo Vieira
Um suspeito de tentativa de assalto a um posto de combustíveis morreu após ser baleado por uma pessoa que reagiu à ação criminosa. O caso aconteceu em um estabelecimento na avenida Mira Mangue, no bairro Planalto, zona Oeste de Natal, na noite da última terça-feira (18).

De acordo com as informações apuradas, dois suspeitos chegaram em uma moto e anunciaram o assalto contra um frentista. Uma pessoa que estava no local percebeu a ação e reagiu.

Um suspeito foi baleado e morreu ainda no local. O outro criminoso conseguiu fugir, mas há a suspeita de que ele também tenha sido baleado. A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área, além de buscas pelo segundo criminoso envolvido na tentativa de assalto.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) foi ao local para fazer a remoção do corpo. O caso deverá ser investigado pela Policia Civil.

Portal da Tropical