Confusão em academia na zona Sul de Natal termina com uma mulher ferida e outra presa

 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma confusão em uma academia que fica em um supermercado no bairro de Candelária, zona Sul de Natal, terminou com uma mulher ferida e outra presa. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (11).

Durante a briga, uma das mulheres, que seria uma policial civil, foi atingida na cabeça e sofreu um ferimento. Ela precisou ser atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já a mulher presa foi autuada por lesão corporal grave e passará por audiência de custódia.

A disputa por um aparelho de exercício, o conhecido revezamento no mundo fitness, teria motivado o atrito entre as mulheres.

Vereador César Maia é eleito presidente do Conselho Político da FECAM-RN

Na manhã desta terça-feira (11), a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN) realizou a eleição de sua nova diretoria, em um evento que reuniu mais de 100 presidentes de câmaras municipais do estado. Entre os eleitos, um dos destaques foi o Dr. César Maia, presidente da Câmara de Parnamirim, que assumirá o cargo de presidente do Conselho Político da entidade.

O Conselho Político da FECAM-RN desempenha um papel estratégico dentro da federação, atuando na articulação institucional e no fortalecimento do diálogo entre as câmaras municipais e demais esferas do poder público.

Na mesma eleição, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, foi eleito por aclamação para presidir a FECAM-RN. Ele sucede Erineide Sá, que retorna ao cargo de diretora executiva da entidade.

A nova composição da FECAM-RN reforça o compromisso com a modernização e fortalecimento do legislativo municipal no estado.

Ériko Jácome é eleito presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN

O vereador natalense Ériko Jácome acaba de ser eleito presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN). Candidato de consenso, sua eleição reflete a confiança depositada por parlamentares de diversas regiões do estado.

Com uma gestão focada no fortalecimento dos Legislativos Municipais, Ériko Jácome assume o cargo com o compromisso de oferecer cursos de capacitação para vereadores e servidores, além de defender as prerrogativas dos parlamentares, promovendo uma atuação mais eficiente e qualificada nas Câmaras Municipais.

A eleição também destacou o trabalho de bastidores conduzido pela equipe do vereador Ériko Jácome, em parceria com a atual presidente da Fecam/RN, Erineide Sá, que desempenhou um papel importante na articulação e na transição da liderança da instituição.

A posse de Ériko Jácome marca uma nova fase para a Fecam/RN, que busca ampliar seu papel como ferramenta de suporte e desenvolvimento dos Legislativos Municipais potiguares.

A Barragem de Oiticica

Padre João Medeiros Filho

Anuncia-se para breve a inauguração da Barragem de Oiticica, localizada no município de Jucurutu (RN). Há os que reclamam a autoria do projeto, ignorando a real origem da ideia. Aliás, poucos conhecem o relato dos acontecimentos. Há três anos, publiquei um artigo neste jornal, abordando o assunto. Os verdadeiros protagonistas de uma história nem sempre são lembrados. Por vezes, outros recebem os louros da vitória. Em 1951, o Nordeste brasileiro viveu uma de suas inclementes secas. À época, era bispo de Caicó Dom José de Medeiros Delgado, tendo como vigário geral Monsenhor Walfredo Dantas Gurgel. O deputado Stoessel de Brito – proprietário da Fazenda Baixio e amicíssimo do bispo – representava Jucurutu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Em abril de 1951, deflagrada a seca e diante do sofrimento da população, Dom Delgado convocou uma reunião naquela fazenda com as lideranças do Seridó para encontrar meios de amenizar as consequências do flagelo. Participou dessa reunião meu pai, então vice-prefeito de Jucurutu, levando-me consigo, vez que os anfitriões eram os meus padrinhos de batismo. Deveria acompanhá-lo para lhes pedir a benção e ao senhor bispo. Tempos depois, ouvi deles o relato completo da reunião. Em setembro desse ano, o prelado foi promovido por Pio XII a arcebispo de São Luís (MA) e seu vigário geral assumiu o segundo mandato de deputado federal.

Em geral, nos períodos de seca, o poder público organizava frentes de trabalho para os agricultores, impedidos de cultivar a terra. Tais ações eram coordenadas pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas – DNOCS. Na reunião, acatando a sugestão do bispo diocesano, os participantes decidiram à unanimidade propor ao governo federal um empreendimento duradouro e não mero paliativo. Optou-se por indicar a construção de uma barragem, perto de Barra de Santana, sobre o Rio Piranhas-Açu, para ser um reservatório hídrico, destinado também à pesca e irrigação. O prelado caicoense conhecia bem o potencial do rio, pois quando jovem residiu perto de sua nascente.

Dom Delgado viajou ao Rio de Janeiro para tratar do assunto junto ao governo federal. Encontrou-se primeiramente com o Ministro da Viação e Obras Públicas José Américo de Almeida. Este era sobrinho de Monsenhor Walfredo Leal, ex-governador da Paraíba (pelo lado materno) e Monsenhor Odilon Benvindo de Almeida (pelo lado paterno). Tios e sobrinho tinham profunda estima pelo bispo de Caicó, anteriormente pároco de Campina Grande (PB). Na capital da República, Dom Delgado foi recebido em audiência pelo Vice-Presidente Café Filho, estando acompanhado de Monsenhor Walfredo Gurgel e também de seu compadre Tristão de Athayde. Das tratativas nos encontros resultou o ato federal, autorizando o início da construção da Barragem de Oiticica. O engenheiro Clóvis Gonçalves dos Santos fora escolhido para dirigir as obras.

O Ministro José Américo alocou recursos para a barragem e enviou gêneros alimentícios destinados aos flagelados do estado do RN, cuja distribuição ficaria a cargo das dioceses para evitar a exploração das vítimas pelos “barracões” (armazéns), integrantes da “indústria das secas”. O referido ministro chegou a ser indicado pelo Presidente Vargas embaixador do Brasil junto ao Vaticano. Entretanto, declinou da honrosa escolha.

O bispado de Caicó pensou na assistência religiosa aos operários. O pároco de Jucurutu, Padre Deoclides de Brito Diniz, dedicava especial atenção aos trabalhadores. No início das atividades, o inesquecível sacerdote abençoou o canteiro de obras e leu uma mensagem profética de Dom Delgado: “O suor de tantos, aqui derramado, um dia converter-se-á em água abundante para matar a sede e fome de nosso povo.” Anos depois, não concluída, a barragem recebeu o nome de “Governador Iberê Ferreira”. Oiticica tem a Igreja como sua inspiradora. Deste modo e num ato de justiça e gratidão, sem detrimento à homenagem prestada a nosso ex-governador, dever-se-ia denominar todo o conjunto da obra de “Complexo Hídrico Dom Delgado”. Um dos primeiros operários da construção da barragem foi o jovem Raimundo Sérvulo da Silva, hoje pároco emérito de Acari, carregando no corpo a marca de um acidente de trabalho, ali ocorrido. Não se deve esquecer o alerta de Cristo: “Dai a Cesar, o que é de Cesar; e a Deus, o que é de Deus” (Mt 22, 21).

Semsur reforça ações preventivas nas feiras livres de Natal para reduzir impactos das chuvas

 

Foto: Roberto Galhardo/Semsur

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) intensificou as ações preventivas e de fiscalização nas feiras livres de Natal para mitigar os efeitos das chuvas na cidade. O trabalho, que já é realizado de forma contínua, foi redobrado nos últimos dias, garantindo segurança e estrutura adequada para feirantes e consumidores. Equipes técnicas da Secretaria têm acompanhado de perto as condições das feiras, promovendo ajustes necessários para evitar prejuízos. Nesta segunda-feira (10), agentes da Semsur estiveram na feira das Rocas realizando inspeção, avaliações estruturais e medidas de reforço para garantir a segurança dos frequentadores e dos 228 feirantes.

A mesma ação também já foi realizada nas feiras do Planalto, na Zona Oeste, e do Panorama, na Zona Norte, que juntas reúnem cerca de 340 feirantes. De acordo com o chefe do setor de feiras, Paulo Rosemberg, a Semsur está em constante contato com os feirantes para atender suas demandas: “A gente faz apontamentos, conversa com as pessoas, ouve os anseios e as preocupações, e transforma isso em soluções. Buscamos sempre dar um retorno tanto ao feirante quanto ao consumidor. Mantemos contato frequente com a empresa fornecedora de tendas para melhorar as amarrações e substituir as lonas, garantindo maior proteção no período chuvoso”, detalhou.

Além do monitoramento estrutural, a Prefeitura de Natal também disponibiliza infraestrutura complementar, como banheiros químicos e equipamentos de suporte, visando proporcionar melhores condições tanto para os feirantes quanto para os frequentadores.

www.pontanegranews.com.br

Motorista com sinais de embriaguez tenta fugir de blitz correndo pela avenida Maria Lacerda

 

CPRE/Divulgação

Um homem de 40 anos foi preso por embriaguez ao volante na madrugada do sábado (8), na Avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim. O infrator, ao perceber a presença policial, tentou se evadir, iniciando-se acompanhamento tático pelo Batalhão Rodoviário da CPRE, nas ruas do bairro.

Ao ser interceptado pelos policiais, o homem ainda tentou fugir correndo, sendo contido pelos agentes. O motorista se recusou a realizar o teste de alcoolemia, mas devido aos sinais visíveis de embriaguez recebeu voz de prisão, sendo conduzido à Delegacia de Parnamirim para a adoção das medidas legais cabíveis.

Professores vão parar atividades e protestar por reajuste no piso

 

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, será recebida com protesto dos profissionais da educação nesta terça-feira (11), quando comparecerá à Assembleia Legislativa para realizar a tradicional leitura da mensagem anual do governo. O movimento, organizado pelo Sindicato dos Profissionais da Educação do RN (Sinte/RN), reivindica a implantação do piso salarial da categoria, reajustado em 6,27% para 2025, e a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) dos funcionários da educação.

Como parte da mobilização, a rede estadual de ensino também paralisará suas atividades, afetando as mais de 500 escolas públicas do estado e os cerca de 190 mil alunos matriculados no ano letivo de 2025. A paralisação acontece um dia após o início do ano letivo na rede estadual de ensino.

Convocado pelo Sinte/RN, o dia de mobilização contará com atividades nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã, será realizado o ato “Café Com Luta” em frente à Assembleia Legislativa, onde os servidores acompanharão a leitura da mensagem da governadora que não ocorreu na abertura dos trabalhos da Casa, na semana passada. Fátima Bezerra havia justificado o adiamento por conflito de agenda.

Durante a solenidade desta terça, a gestora estadual apresentará um balanço das ações do Executivo em 2024 e os planos para 2025. Há expectativas de que ela discorra sobre o piso dos professores.

A mobilização continua à tarde, a partir das 14h, no auditório do Sinte/RN, no bairro Cidade Alta, onde será realizada a primeira Assembleia da Rede Estadual em 2025. De acordo com a coordenadora geral do sindicato, Fátima Cardoso, a participação dos servidores na assembleia será essencial para definir as estratégias da luta salarial.

“Estamos organizando um importante dia de protesto pela luta do piso salarial, com eventos que começam às 8h com um café da manhã em frente à Assembleia Legislativa, seguido de um protesto durante a leitura da mensagem da governadora. À tarde, haverá uma assembleia crucial para definir os próximos passos da luta”, afirmou.

O Governo Federal reajustou o Piso Salarial Nacional do magistério público da educação básica neste ano em 6,27%, estabelecendo o valor mínimo de R$ 4.867,77 para uma jornada de 40 horas semanais na rede pública de ensino. O reajuste foi oficializado na Portaria Nº 77/2025, publicada no Diário Oficial.

O aumento ficou acima da inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2024 em 4,83%, e também superou a inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 4,77% no mesmo período.
Os salários dos profissionais da educação básica são pagos por prefeituras e estados, com recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de complementações da União. Cada estado e município precisa regulamentar a aplicação do novo piso salarial por meio de normas próprias.

www.tribunadonorte.com.br