Verão do Povo anima o litoral de Parnamirim

Fotografia de: Caroline Torres

O Verão do Povo 2025 movimentou o fim de semana (18 e 19) no litoral de Parnamirim, levando alegria e bem-estar para moradores e turistas na praia de Pirangi do Norte. O evento é realizado pela Prefeitura de Parnamirim e contou com uma programação variada, que incluiu atividades esportivas, ações de saúde, shows musicais e iniciativas voltadas à inclusão social.

No sábado (18), a praia se transformou em um espaço de esportes e diversão. Além das aulas de dança, competições esportivas, tendas com massagens relaxantes e ações de saúde, a programação do sábado encerrou com a animação e os sucessos musicais da Companhia do Calypso.

No domingo (19), o evento destacou a importância da inclusão social com o projeto “Ondas da Inclusão”, da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF). A iniciativa contou com atividades adaptadas que promoveram lazer e acessibilidade na orla de Pirangi e a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e seus alunos.

O Verão do Povo 2025 mobilizou pessoas de todas as idades, promovendo saúde, lazer e integração social. Realizado em parceria com empresas privadas, o evento fortalece o turismo local e oferece uma experiência saudável para moradores, veranistas e turistas do nosso litoral.

Juliana Grace – ASCOM
Fotografia de: Caroline Torres

RN registra aumento de 45% nos transplantes de órgãos em 2024

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 45% no número de transplantes de órgãos em 2024, acompanhado por um crescimento significativo nas doações. Ao todo, foram realizados 419 transplantes, enquanto que em 2023 foram 289. Os dados são da Central de Transplantes do Estado, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), e se referem aos procedimentos feitos por meio do SUS.

Dos 419 transplantes registrados no ano passado, 194 são de córneas, 165 de medula óssea, 57 de rins e três transplantes cardíacos. Foram registradas, também, 36 doações de múltiplos órgãos e 133 doações de córneas. Já em 2023, dos 289 transplantes, 132 foram de córneas, 107 de medula, 44 de rins, quatro transplantes cardíacos e dois de pele, além de 28 doações de múltiplos órgãos e tecidos.

A coordenadora da Central de Transplantes do RN, Rogéria Nunes, atribui esse aumento ao trabalho integrado da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e das Comissões Intra-hospitalares para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). Essas comissões, formadas por profissionais de saúde, desempenham um papel crucial na organização dos processos e protocolos que viabilizam as doações. Ela destaca a importância de campanhas de conscientização, como o Setembro Verde, que incentiva a doação de órgãos. “A conscientização da população tem sido fundamental para o aumento do número de transplantes e doações”.

O trabalho acontece por meio da parceria entre a Sesap, os hospitais públicos e privados, e diversos órgãos como o Centro Integrado de Operações Aéreas da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a Força Aérea Brasileira. Esses parceiros viabilizam o transporte eficiente de pacientes e órgãos, tanto por via terrestre como aérea.

Fila de espera por orgãos

Apesar do avanço, a fila de espera por transplantes ainda é uma realidade. Atualmente, 641 pessoas aguardam um transplante de córnea, 379 esperam por um rim e 22 necessitam de um transplante de medula. No momento, não há pacientes aguardando transplantes cardíacos no estado.

O Brasil é reconhecido mundialmente como referência na área de transplantes, considerado o maior sistema público de transplantes do mundo. Por meio do SUS, os pacientes recebem assistência integral e gratuita, que inclui desde exames preparatórios até o acompanhamento pós-operatório e fornecimento de medicamentos.

Tribuna do Norte

São Gonçalo vai ganhar unidade do Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU DA CULTURA

São Gonçalo vai ganhar unidade do Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU DA CULTURA
Diretor-geral da Fundação José Augusto (FJA), Gilson Matias, informou que os recursos já estão em conta.

O prefeito Jaime Calado recebeu, nesta sexta-feira (17), a visita de Gilson Matias Barros, diretor-geral da Fundação José Augusto (FJA), órgão cultural do Governo do Estado. O encontro teve como objetivo a apresentação do projeto para a construção de um Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU das Artes em São Gonçalo do Amarante, que será implantado na área entre os bairros Novo Amarante e Golandim.

O CEU das Artes é um equipamento público destinado à promoção de atividades culturais, esportivas, socioassistenciais e recreativas, com foco em comunidades em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Acompanhado também do presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Gleydson Almeida, técnicos da Caixa Econômica Federal e secretários municipais, o prefeito Jaime Calado visitou o terreno de 3 mil metros quadrados cedido pela Prefeitura para a construção do equipamento. A obra está orçada em R$ 1.920.000,00 (um milhão, novecentos e vinte mil reais).

“O recurso já está disponível na conta da Caixa Econômica, aguardando apenas a finalização de alguns trâmites burocráticos para liberação”, afirmou Gilson Barros. A expectativa é de que as obras tenham início em março deste ano.

O CEU das Artes de São Gonçalo do Amarante será composto por três módulos. Quando concluído, o complexo contará com um auditório, cineteatro e ginásio poliesportivo. No primeiro módulo, serão implantados espaços como uma área administrativa, uma incubadora digital, salas para ensaios de grupos e uma biblioteca.

“São Gonçalo é o Berço da Cultura Popular”, destacou o prefeito Jaime Calado. “Este equipamento atenderá duas comunidades muito populosas, Golandim e Nova Amarante. O investimento em cultura é um legado duradouro, que atravessa gerações. Além de ceder o terreno, a Prefeitura oferecerá todo o apoio necessário para a realização dessa obra”, garantiu.

Mais de 30 mil candidatos fizeram as provas do concurso para professor do RN

Fotos: SME

A primeira etapa do concurso público para o Magistério da Secretaria de Estado da Educação (SEEC) reuniu mais de 30 mil candidatos neste domingo (19) nos 63 colégios selecionados para aplicação da prova objetiva e discursiva. As provas foram aplicadas em nove cidades do Rio Grande do Norte: Natal, Apodi, Caicó, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz.

O certame busca preencher 598 vagas diretas para cargos de professor e especialista em Educação, além de formação de cadastro de reserva. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso, o índice de abstenção ficou em torno de 12%. Do total de inscritos, faltaram 4.279, ao passo que 30.700 marcaram presença nas salas de aula para realizar a prova.

De acordo com o cronograma do edital do concurso, o gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado nesta terça-feira (21), enquanto a publicação do gabarito definitivo, assim como do resultado preliminar da prova objetiva, está prevista para ser realizada no dia 19 de fevereiro, junto à divulgação da resposta a eventuais recursos interpostos. O resultado definitivo da prova objetiva está programado para 11 de março de 2025.

Na sequência, acontecerão a publicação do resultado da prova discursiva e as demais fases do certame, que corresponde ainda à avaliação de títulos, de caráter classificatório; perícia médica e heteroidentificação. O resultado final deve ser publicado ainda no primeiro semestre deste ano.

Morre o jornalista esportivo Léo Batista, “a voz marcante”, aos 92 anos

Morre aos 92 anos Léo Batista, a voz marcante do jornalismo brasileiro

Morreu, no último domingo (19), o jornalista e locutor esportivo Léo Batista, aos 92 anos. Ele estava internado no Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro para tratar um tumor.

Um boletim médico divulgado na sexta-feira (17) informou que o jornalista havia dado entrado no hospital, localizado no Rio de Janeiro, “após apresentar um quadro de desidratação abdominal”. Exames realizados diagnosticaram um tumor no pâncreas, que necessitava de cuidados intensivos e tratamento médico especializado.

Natural de Cordeirópolis, no interior de São Paulo, João Batista Belinaso Neto, o Léo Batista, nasceu em 22 de julho de 1932. Durante mais de 50 anos trabalhou na TV Globo. Botafoguense, se tornou “a voz marcante” do esporte da emissora com coberturas de Copas do Mundo, Olimpíadas, entre outras coberturas esportivas.

Ao longo da carreira, foi responsável por noticiar fatos importantes como a morte do então presidente Getúlio Vargas, em 1954; o assassinato do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em 1963; e a morte de ídolos do esporte, como o piloto brasileiro Ayrton Senna.

“Eu estava de plantão naquele fatídico dia 1º de maio. Na hora do acidente todo o mundo ficou chocado, rezou, torceu, segurando aquele choro engasgado. Eu vestia uma camisa laranja e achei que não cabia entrar no ar com uma cor tão alegre. Lembrei que o Senna havia me dado uma coleção de camisas tipo polo com a grife dele. Quando fui até o armário pegar uma, era justamente a preta que estava lá”, afirmou o narrador em entrevista.

Entre as vivências históricas de sua carreira, o “Seu Leo” como ficou carinhosamente conhecido, esteve presente na primeira transmissão interestadual da televisão brasileira. A partida foi um Brasil e Itália, em 1956, no Maracanã.

No ano de 2024 foi homenageado pela Globo, emissora da qual era contratado, e se tornou uma série “Léo Batista, a Voz Marcante”. Sua última aparição ao público aconteceu em 26 de dezembro do ano passado, durante uma reportagem sobre a relação do beisebol com os Jogos Olímpicos. ”

A informação da morte do ícone do jornalismo esportivo brasileiro foi confirmada pelo Grupo Globo. “Léo Batista trabalhou com o que gostava até praticamente os últimos dias de sua vida”, disse a nota da empresa.

Por meio de nota, o Hospital Rio D’Or lamentou a morte do jornalista e se solidarizou com familiares, amigos e fãs. O narrador deixa duas filhas, Monica e Cláudia Belinaso.

Velório

O velório do locutor esportivo está previsto para acontecer na segunda-feira (20), das 14h às 16h30. A cerimônia acontecerá no Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, e será aberta ao público.

CNN