O litoral da Grande Natal está com cinco trechos impróprios para banho na última semana do ano, segundo o boletim semanal de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgado na sexta-feira (27).
O boletim da balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Veja os trechos impróprios:
Nísia Floresta/Foz do Rio Pirangi
Parnamirim/Rio Pirangi (Ponte Nova)
Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium)
Natal/Ponta Negra (Morro do Careca)
Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza)
A validade do boletim é de uma semana, momento em que os trechos serão reavaliados e um novo boletim será publicado. Ao todo, são analisados 51 trechos de banho que ficam nas cidades de Baía Formosa, Tibau do Sul, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Areia Branca, Grossos e Tibau.
A Prefeitura de Parnamirim entregou nessa semana a maior obra de infraestrutura da cidade: a urbanização da Toca da Raposa, em Nova Parnamirim, com investimento de 7 milhões de reais. Um conjunto completamente renovado com pavimentação, drenagem, iluminação, escadaria e lagoa de captação. Um sonho de décadas que agora já é realidade.
Foram pavimentas, drenadas e iluminadas 16 ruas, e foi construida uma lagoa de captação da água de chuva com capacidade de receber mais de 2 milhões de litros.
Os mercados imobiliário e da construção civil do Rio Grande do Norte estão otimistas para o próximo ano, depois de um cenário positivo em 2024. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor de construção civil cresceu 4,1% em 2024 no País e para 2025, a expectativa é de uma nova alta, desta vez de 2,3%. No RN, de acordo com a diretora executiva do Sinduscon-RN, Herika Arcoverde, não há dados sobre o desempenho local, mas, segundo ela, o Estado segue a tendência de crescimento do Brasil. Os reflexos são observados nas vendas do setor imobiliário, que registram alta de 7,22% em Natal na comparação com 2023, segundo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do RN (Creci-RN).
As locações na cidade tiveram aumento de 21,1%, de acordo com o Creci-RN. Para a CBIC, o resultado positivo no Brasil se deve a fatores como o aquecimento do mercado imobiliário pela retomada de obras do Programa Minha Casa, Minha Vida, das obras em função do ano eleitoral, do dinamismo do mercado de trabalho e do melhor desempenho da economia do País. No RN, segundo Herika Arcoverde, a revisão do Plano Diretor tem sido o principal estímulo do setor, que deve ganhar reforço com obras de infraestrutura, em 2025.
“Nós temos observado o crescimento do setor desde 2023, graças ao Plano Diretor [PDN], que proporciona a viabilidade de diversas construções. Desde o início da vigência do PDN, a Semurb [Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo] registra, em média, 60 processos em pauta referentes a alvarás e licenças. E agora temos a perspectiva das obras do próprio Estado em relação ao novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], com a previsão do novo hospital da Região Metropolitana. Por essas razões, entendemos que as obras de infraestrutura farão de 2025 um ano bastante promissor”, avalia Herika Arcoverde.
O diretor secretário do Creci-RN, Moisés Marinho, disse que a expansão da construção civil é bem-vinda em um momento em que ainda se observa uma carência de imóveis na cidade. A expansão, por sua vez, incrementa o setor imobiliário, que vende e aluga mais. “Existe uma carência, especialmente, de imóveis de três quartos, mas agora temos novos produtos do tipo em lançamento, com destaque para bairros como Lagoa Nova, Capim Macio e Petrópolis”, pontua Marinho. Ele cita que algumas áreas da cidade sofreram um engessamento, em função da demora em revisar o PDN.
“Algumas áreas sofriam com limitações, mas, mesmo com o Plano precisam de ajustes. É o caso de Candelária, na região perto de um supermercado clube de compras, onde o saneamento precisa ser finalizado. Acredito também que dá para expandir as construções na Rota do Sol, nas proximidades da Barreira do Inferno. É possível pensar, ainda, na área do Mercado da Redinha [na zona Norte], onde pode-se projetar algo com base no PDN”, frisa Moisés Marinho.
Outro reflexo do bom desempenho da construção civil do RN, segundo Herika Arcoverde, do Sinduscon, é a quantidade de empregos acumulada em 2024. “Até novembro, foram 6.248 empregos no setor, que corresponde a cerca de 35% dos postos gerados na Indústria em geral”, aponta. Os dados do acumualdo de 2024 até o final de novembro são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última sexta-feira (27) pelo Ministro do Trabalho e Emprego (MTE).
O advogado e arquiteto Fábio Falcão foi cuidadosamente escolhido pela prefeita Nilda Cruz para assumir a Secretaria de Limpeza Urbana (Selin). Reconhecido por sua vasta experiência e competência técnica, Fábio é um nome que une habilidade profissional e apoio político, contando com o sólido suporte do União Brasil, partido liderado localmente pela vice-prefeita Kátia Pires.
Com um histórico marcado pela excelência e um profundo compromisso com a eficiência no serviço público, Fábio Falcão chega com todas as condições para transformar a Selin em referência de qualidade e inovação. Sua formação multidisciplinar, somada a sua visão estratégica, promete atender às expectativas da população e elevar o padrão dos serviços municipais.
Homem destemido, dedicado e sensível às demandas da comunidade, Fábio carrega consigo a capacidade de ouvir, planejar e executar com maestria. A prefeita Nilda Cruz demonstrou visão e ousadia ao apostar em um profissional que reúne talento técnico, espírito público e um genuíno desejo de contribuir para o progresso de Parnamirim.
A partir de 1º de janeiro de 2025, a Selin estará sob os cuidados de um secretário que não apenas entende a importância de um trabalho eficiente, mas também traz consigo o compromisso de tornar Parnamirim mais bonita e funcional. Desejamos sucesso ao novo secretário e aguardamos ansiosamente os resultados do seu trabalho, que certamente serão dignos de destaque.
Boa sorte, Fábio Falcão! Estamos confiantes de que sua atuação será um marco na história da Selin e de Parnamirim.