Cajueiro de Pirangi, o maior do mundo, completa 136 anos de história com programação especial

Maior cajueiro do mundo fica localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, e cobre uma área de aproximadamente 9.000m². Fotos: Caroline Macedo
Foto: Caroline Macedo

Administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), o espaço preparou uma programação especial repleta de atividades educativas, culturais, gastronômicas e ambientais para o público visitante.

O Maior Cajueiro do Mundo, localizado em Pirangi do Norte, município de Parnamirim, celebrará seus 136 anos de história no próximo dia 20 de dezembro. Administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), o espaço preparou uma programação especial repleta de atividades educativas, culturais, gastronômicas e ambientais para o público visitante.

A gestora do local, Iracy Wanderley, destacou a relevância do evento. “Comemorar os 136 anos do Cajueiro é celebrar um patrimônio natural e cultural do nosso estado. Este evento promove a integração da comunidade, valoriza nossa história e reforça a importância da preservação ambiental”, ressaltou.

A programação começa pela manhã, às 8h, com a equipe do maior cajueiro do mundo recepcionando os visitantes, seguida de uma apresentação teatral que explora a lenda de quem teria plantado o maior cajueiro do mundo. A abertura oficial contará com representantes do órgão ambiental, da comunidade local e da Prefeitura de Parnamirim. A entrada será gratuita.

Entre as atrações, o público poderá participar de rodas de conversa, apresentações culturais, como o Pastoril e o Maculelê, além de shows musicais que transitam pela música popular brasileira e o rock nacional e internacional. A gastronomia também terá espaço especial, com uma exposição de pratos e bebidas regionais feitos à base de caju, promovendo a integração entre produtores locais e visitantes.

Atividades ambientais também são destaque, como a distribuição de mudas pelo Projeto Arboriza e a Campanha RN + Limpo, que incentiva o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos.

No dia 21 de dezembro, a comemoração continua com o Cajukê, uma divertida atividade de karaokê educativo, acompanhada de pipoca para os participantes.

Cajueiro de Pirangi, o maior do mundo

O Cajueiro de Pirangi, que é o maior do mundo, fica localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, e cobre uma área de aproximadamente 9.000m², com perímetro de aproximadamente 500 metros. Em virtude da sua extensão, a árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.

Segundo a tradição oral, o Cajueiro foi plantado em dezembro de 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu aos 93 anos sob a sombra da árvore. Há também quem acredite que o antigo proprietário do terreno, Sylvio Pedroza (ex-prefeito de Natal), é o responsável pelo plantio. Outra teoria é que a própria natureza se encarregou do nascimento do gigante.

O crescimento desenfreado se deve às anomalias genéticas, as quais fazem com que os galhos cresçam para os lados e não para cima. Com o passar do tempo, o peso desses galhos se curvam e atinge o solo, ocorrendo assim um novo enraizamento, que estimula ainda mais a expansão do maior cajueiro do mundo.

Confira a programação:

20 de dezembro – Sexta-feira

Manhã

8h: Recepção com a equipe do Maior Cajueiro do Mundo
8h10: Encenação teatral: “Quem plantou o Maior Cajueiro do Mundo? A teima entre Seu Luiz e a Cutia”
8h20: Abertura oficial com representantes do Idema, comunidade e Prefeitura de Parnamirim
9h: Música Popular Brasileira com Júlio César, artista local
9h: Cajuteca – Prosa sobre a história do Cajueiro com a equipe local e o Centro Infantil Dona Liquinha Alves
10h: Pastoril – Dança popular com o grupo Flor do Lírio
10h: Roda de conversa “Saberes e práticas sobre o Maior Cajueiro do Mundo” com a equipe do Cajueiro e a professora Wiara Gomes (EAJ-UFRN)
10h30: Parabéns ao Cajueiro, com música de Júlio César

Tarde

14h: Cajuteca – Prosa sobre a história do Cajueiro
14h: Apresentação musical com a Banda D’Band
15h: Dança popular – Maculelê com o grupo Ileyê

Outras Atividades:

Distribuição de mudas pelo Projeto Arboriza
Reciclagem de plásticos com o Projeto Precious Plastic Reciclamar (IFRN)
Exposição gastronômica de produtos à base de caju
Exposição e venda de artesanato local
Campanha RN + Limpo – Destinação de resíduos eletroeletrônicos

21 de dezembro – Sábado

Cajukê – Karaokê educativo com pipoca

Novo Notícias

Vini Jr. é eleito melhor jogador do mundo no Fifa The Best 2024

Vini Jr. é eleito melhor jogador do mundo no Fifa The Best
Foto: Mohamed Farag/FIFA/Getty Images

Camisa 7 do Real Madrid conquista o prêmio menos de dois meses após perder a Bola de Ouro.

O melhor jogador de futebol do mundo voltou a ser brasileiro. Após 17 anos da premiação de Kaká, Vinícius Júnior foi coroado com o Fifa The Best em cerimônia realizada em Doha, no Catar, na tarde desta terça-feira, 17, pelo horário de Brasília.

A escolha pelo atacante revelado pelo Flamengo vem quase dois meses após a frustração do segundo lugar na Bola de Ouro, que ficou com Rodri, do Manchester City. Na ocasião, o brasileiro teve de se contentar com a segunda colocação, à frente de Jude Bellingham, também do Real Madrid.

Em sua temporada dos sonhos, Vini esteve em campo em 49 partidas e balançou as redes 26 vezes (24 pelo Real Madrid e duas pelo Brasil), além de ter contribuído com 11 assistências (nove pelo Real). As atuações levaram o clube espanhol Supercopa da UEFA, La Liga, Supercopa da Espanha e da Liga dos Campeões da Europa.

Ao receber o prêmio, Vini agradeceu aos companheiros de Real Madrid e Seleção Brasileira, familiares e, claro, o Flamengo, clube que o revelou. O discurso emocionante também relembrou a infância no Rio de Janeiro.

“Não sei por onde começar. Parecia tão distante chegar até aqui. Era uma criança que jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime. Poder chegar aqui é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças, que acham que tudo é impossível, que não podem chegar até aqui”, disse o novo melhor jogador do mundo.

Terra

Deputado diz que do ICMS é “presente de Natal amargo” que Fátima deu ao povo

Deputado diz que do ICMS é "presente de Natal amargo" que Fátima deu ao povo
Foto: Reprodução

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Tomba Farias (PL), disse que a aprovação do ICMS nesta terça-feira, no Plenário da Assembleia Legislativa, é um “presente de  Natal amargo” que a governadora Fátima Bezerra (PT) deu para a população do Rio Grande do Norte. 

A noticia é do portal GRANDE PONTO. O projeto de Lei do governo Fátima Bezerra aprovado viabilizou o aumento da alíquota modal do ICMS de 18% para 20%. Para Tomba Farias, a majoração do imposto que incide sobre mercadorias e serviços irá representar um impacto negativo no orçamento doméstico dos potiguares.

“O novo percentual do ICMS vai prejudicar ainda mais os cidadãos que já enfrentam uma queda no poder de compra, devido ao aumento constante dos preços”, disse o parlamentar.

O deputado municipalista lamentou o fato de a governadora Fátima Bezerra “presentear” o povo do Rio Grande do Norte com aumento de imposto. 

“Se o problema é gerar receita, porque o governo não privativa a CAERN ou federaliza a UERN? Por que não agiliza a liberação de licenças ambientais que representam  bilhões de reais  para o erário público? Há outras formas de se fazer caixa, mas o governo que está aí não tem competência para isso”, disse.

O vice-presidente da ALRN enfatizou que o governo do PT “jogou baixo” para desgastar a imagem de parlamentares oposicionistas, ao condicionar o reajuste salarial dos servidores ao aumento do ICMS.

96 FM

Assembleia Legislativa aprova projeto que aumenta ICMS para 20%; veja como votaram os deputados

Foto: Assessoria ALRN

Em uma sessão acalorada, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do governo estadual que aumenta o ICMS de 18% para 20%. Foram 12 votos a favor do projeto governamental e 10 contra.

Os deputados Galeno Torquato e Terezinha Maia foram as ausências na sessão desta terça-feira (17).

Antes de votar a matéria em si, aconteceu a votação do recurso do parecer da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF). Por 13 votos a favor, o recurso foi improvido e a votação seguiu no plenário.

Veja como votaram os parlamentares:

A favor do aumento
Divaneide Basílio

Dr. Bernardo
Eudiane Macedo
Ezequiel Ferreira
Francisco do PT
Hermano Morais
Isolda Dantas
Ivanilson Oliveira
Kleber Rodrigues
Neilton Diógenes
Ubaldo Fernandes
Vivaldo Costa

Contra o aumento
Adjuto Dias

Coronel Azevedo
Cristiane Dantas
Dr Kerginaldo
Gustavo Carvalho
José Dias
Luiz Eduardo
Nelter Queiroz
Taveira Júnior
Tomba Farias

Ausentes

Galeno Torquato
Terezinha Maia

Tribuna do Norte

Mais de 600 novos servidores são convocados em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante convocou mais de 600 novos servidores e implantou os planos de carreira para a guarda municipal e para o fisco.
Os professores tiveram 60% de aumento real, foram efetivados mais de 180 agentes comunitários e os servidores da prefeitura tiveram um aumento de 11%.

A administração municipal de São Gonçalo segue trabalhando e avançando.

Menina armada comete atentado em escola na Zona Sul de Natal

Foto: Mauricio Teixeira/TV Ponta Negra

Foi registrado na manhã desta terça-feira (17) um disparo de arma de fogo na Escola Estadual Berilo Wanderley, localizada na rua Governador Valadares, no bairro Neópolis, na zona Sul de Natal.

De acordo com policiais do 5º BPM, que atenderam a ocorrência, uma menina entrou armada na escola e efetuou um disparo contra a professora, mas o tiro pegou no aluno que tentou proteger a professora.

O jovem foi socorrido com vida pelo SAMU e a menina presa em flagrante.

Ainda segundo os policiais, foi encontrado uma carta de posse da menina que prometia matar várias pessoas nesta manhã e depois suicidar-se.

Ponta Negra News

Presidente eleito da OAB/RN, Carlos Kelsen, recebe os médicos Márcio Rêgo e Carla Karine

O fortalecimento das instituições OAB e Unimed Natal foi a pauta do encontro realizado nesta segunda-feira, entre o presidente eleito da Ordem dos Advogados do Brasil RN, Carlos Kelsen, e os médicos Márcio Rêgo (ortopedista) e Carla Karine (cardiologista).

O principal tema discutido entre médicos e advogados foi a judicialização na saúde suplementar.

“Tratamos das possibilidades de aproximação da Unimed Natal, tanto com a OAB quanto com o Poder Judiciário. O objetivo é mitigar riscos e custos das ações judiciais contra operadores de saúde diminuindo perdas e trazendo o próprio usuário para mais perto da cooperativa”, explicou Márcio Rêgo.