Rhalessa e Nilda somam mais um para a base da futura gestão

Um grupo de nove vereadores se reuniu hoje com a prefeita eleita Nilda e o blog já soube que um outro vereador foi quem tirou a foto, e que ele ficou pra conversar após o encontro.

O vereador fotógrafo misterioso ligou para outro colega e conversaram bastante sobre o que ouviu da turma da base e também da prefeita eleita.

O grupo está bem consolidado com Rhalessa, votos garantidos para presidência da câmara. E pelo menos mais dois votos estão sendo conversados para participarem do grupo liderado por Nilda nessa eleição.

A prefeita eleita quer cumprir sua palavra com Rhalessa, algo natural de qualquer prefeito eleito. Aguardemos cenas dos próximos capítulos dessa novela que terá um fim em janeiro.

São Gonçalo segue com o Projeto Esporte Para Vencer e investe 200 mil reais em materiais esportivos

Com o Projeto Esporte Para Vencer, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante destinou 200 mil reais em materiais esportivos para 10 modalidades e 75 mil foram investidos em arbitragens esportivas.

8 espaços esportivos foram reformados e entregues, e mais de 70 mil em premiação para o futebol e futsal e outros 30 mil investidos em incentivo para atletas e paratletas.

Procon-RN alerta para irregularidades em ofertas e trocas de produtos; confira

Com a chegada das festas de fim de ano e o aquecimento do comércio, o sub-coordenador reforçou os principais direitos do consumidor e o que pode ser consideradio ilegal por parte dos estabelecimentos. Em relação às chamadas “vendas casadas”, ele lembra inicialmente que não é ilegal realizar a venda de um produto com a possibilidade de aquisição de outro com desconto. Apesar disso, não é permitido condicionar a venda de um determinado produto apenas se o consumidor comprar outro no mesmo estabelecimento.

Outra infração destacada pelo sub-coordenador é a falta de informações claras na publicidade voltada ao consumidores, seja em relação a preço, quantidade, ou outras características de um produto. “O código de defesa do consumidor estabelece como direito básico, no artigo 6º, o direito à informação. O artigo 31 se soma a isso e diz que a informação precisa ser clara, precisa e ostensiva”, completa.

Ofertas e restituição de valor

Quando o tópico são as ofertas que surgem durante as festividades, Oberdan Medeiros assegura que o consumidor tem direito de exigir o cumprimento forçado da oferta. Isso, por exemplo, quando o produto está com o indicativo de promoção, mas ao ser passado no caixa o valor aumenta.

Para as vendas via e-commerce, caso o pedido não seja entregue dentro do prazo estipulado, é possível pedir restituição do valor. A depender da situação, complementa, também é recomendado acionar o Procon para uma aplicação de sanção contra o estabelecimento responsável por cometer irregularidades na comercialização de produtos e serviços.

O consumidor tem, ainda, o chamado “direito de arrependimento”. Em outras palavras, trata-se do direito de devolver um produto dentro do prazo de sete dias, tenha ele sido adquirido em loja física, ou em lojas virtuais, com restituição imediata do valor pago.

Organização
Além dos direitos dos consumidores, Oberdan Metros chama atenção para a importância das famílias terem uma base de orçamento em épocas comemorativas como o Natal, a fim de não comprometerem a renda com o endividamento. Uma das dicas apontadas pelo especialista é o uso de aplicativos que realizam o comparativo de preços de um mesmo produto dentro do mercado.

Tribunas do Norte

Butantan entra com processo de registro de vacina contra dengue, a primeira dose única do mundo

O Instituto Butantan concluiu nesta segunda-feira (16) a entrega de documentos para o registro da vacina contra a dengue, chamada de Butantan-DV, à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Caso seja aprovado, o imunizante será o primeiro do mundo em dose única. Ainda segundo o Instituto, a produção poderá fornecer cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde nos próximos três anos.

Até 7 de dezembro, o Brasil registrou 6 milhões de casos prováveis e 5.922 mortes pela doença. Além disso, outros 1.067 óbitos estão sendo investigados.

Os testes clínicos terminaram em junho deste ano, quando o último participante completou 5 anos de acompanhamento. Recentemente, informações sobre segurança e eficácia foram divulgadas na revista científica New England Journal of Medicine. Conforme os dados, o imunizante tem 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática.

O diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, classificou o projeto como “um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista ao nível internacional”. “Que o Instituto Butantan possa contribuir com a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue mostra que vale a pena investir na pesquisa feita no Brasil e no desenvolvimento interno de imunobiológicos. Vamos aguardar e respeitar todos os procedimentos da Anvisa, um órgão de altíssima competência. Mas estamos confiantes nos resultados que virão”, destacou.

As informações finais encaminhadas detalham o processo de fabricação das doses da vacina, isto é, demonstram como os testes de formulação e envase cumprem os requisitos da Anvisa. A agência regulatória exige a fabricação de três lotes consecutivos dos imunizante feitos de forma consistente e robusta e cumprindo todos os requisitos de qualidade.

Previsão de entrega

Caso a Anvisa aprove o imunizante, o Butantan já conta com um possível cronograma de produção da vacina.

  • 2025 — Um milhão de doses;
  • 2026 e 2027 – 100 milhões de doses.

A definição dos critérios de vacinação da população deverá ser feita pelo Ministério da Saúde, por meio do PNI (Programa Nacional de Imunização).

Próximos passos

A partir de agora, a Anvisa vai avaliar a documentação e pode fazer questionamentos ao Butantan. Depois disso, com a possível aprovação por parte da Anvisa, o Instituto deverá enviar uma solicitação de autorização de preço à Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos.

Após essa avaliação, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde estudará a possível incorporação da vacina ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Essa análise técnica leva em consideração uma série de pontos, entre eles a redução de internações e de absenteísmo ao trabalho; benefícios e riscos no longo prazo para a população brasileira; além do potencial de inovação tecnológica que a incorporação introduzirá no sistema.

Casos

Segundo dados do governo, a maioria dos casos foi registrada em pessoas de 20 a 29 anos. Os pacientes, em sua maioria, são mulheres. As unidades com os maiores coeficientes de incidência de casos prováveis são Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Sintomas

  • Dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;
  • Vômitos persistentes;
  • Dor de cabeça;
  • Prostração;
  • Dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos.

Prevenção

Prefeitura de Parnamirim convoca os artistas para assinar o Termo de Premiação Cultural

Fotografia de: Victor Eduardo

A Prefeitura de Parnamirim convocou, na manhã desta segunda-feira (16), por meio do Diário Oficial do Município (DOM), os 112 artistas premiados do Edital 02/2024, para a assinatura do Termo de Premiação Cultural. O prazo do envio será de hoje até sexta-feira (20). Os premiados poderão enviar o documento por e-mail ou comparecer a Secretaria de Cultura (Semuc) no horário das 8h às 13h, na Sala do Artista.

O documento estará disponível no anexo 6 do edital. O e-mail para o envio é semuc.aldirblanc2@gmail.com

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM
Cecília Cardoso

VÍDEO: Parte do teto desaba na sala de endoscopia do Hospital Walfredo Gurgel

Parte do teto de uma sala do Hospital Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde do Rio Grande do Norte, desabou durante a manhã desta segunda-feira (16). O caso aconteceu no setor de endoscopia. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, ninguém ficou ferido.

Ainda segundo o governo, a secretaria e a equipe do hospital estão trabalhando durante a manhã para acelerar a transferência do setor de endoscopia para um novo espaço, visando manter o serviço em funcionamento e realizar a manutenção da área em que houve o problema.

Em vídeos, funcionários da unidade disseram que problemas no teto já eram visíveis e o risco de desabamento tinha sido informado. A manutenção no setor estava prevista para esta semana, segundo a Sesap.

Veja o vídeo abaixo!

G1 RN

Detran/RN libera a transferência eletrônica de veículos usados a partir desta terça (17)

Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) informou sobre a liberação da transferência eletrônica de propriedade de veículos usados a partir desta terça-feira (17). Todo o procedimento será feito por meio do portal.detran.rn.gov.br.

A nova funcionalidade permite que o registro de veículos usados seja feito de forma online na venda direta entre Pessoas Físicas. O serviço digital soma-se ao registro de veículos zero-quilômetro, já em vigor desde dezembro do ano passado.

“Ampliamos ainda mais o serviço, a fim de facilitar essa solicitação na venda direta. Agora a transferência de propriedade de usados será feita pelo próprio cidadão, no conforto da sua casa, sem precisar ir a uma unidade do Detran”, afirma o diretor-geral Victor Hugo Fernandes.

De acordo com a Coordenadora de Registro de Veículos do Detran, Isabela Cavalcanti, com a implementação do serviço Digital, o processo para transferência de veículos usados terá mais agilidade para conferência de documentação e aprovação de Auditorias. “Assim como já ocorre com os veículos zero-quilômetro, em poucos minutos o processo de veículos usados será auditado e o usuário terá o documento liberado”, destacou a Coordenadora.

Para ter acesso à Transferência Eletrônica de veículo usado é necessário fazer a Vistoria veicular em qualquer unidade do Detran ou empresa credenciada e validar ou preencher a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) no Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Depois de apto, acesse o Portal de serviços do Detran-RN (portal.detran.rn.gov.br), faça login inserindo CPF e senha, em seguida clique em Veículo / Transferência eletrônica de propriedade/ Iniciar processo de transferência on-line. Leia atentamente as instruções, preencha as informações iniciais, verifique o endereço, confirme os dados do comprador e dados do veículo, marque os serviços, anexe os documentos em formato PDF e clique em “finalizar processo” e em “imprimir comprovante”.

Em seguida, é preciso voltar ao menu “Meus Veículos”, escolher o veículo do processo, verificar a existência de débitos e efetuar todos os pagamentos. Acesse o portal na opção “Meus Veículos”, selecione o veículo do processo e salve o CRLV-e e o Código de segurança. É importante lembrar que o código de segurança ficará disponível apenas por 24 horas após a emissão.

Serviço:

  • Transferência eletrônica de propriedade de veículos usados
  • Data: 17/12/24
  • Local: Sede do Detran, na Av. Perimetral Leste, 113 – Cidade da Esperança.
  • Horário: 9h30