Rosano Taveira da Cunha pode se considerar um homem vitorioso, especialmente quando o assunto é o poder. Coronel da reserva da Polícia Militar do RN, Taveira nasceu em Natal, em dia 4 de maio de 1957. Aos 67 anos, é casado com Alda Lêda e pai de três filhos: Taveira Júnior, Rodrigo e Rafael. Em 1978, ele foi aprovado em primeiro lugar para a Polícia Militar, formou-se na Academia de Polícia Militar de Paudalho, em Pernambuco. Durante sua carreira militar, destacou-se pela lealdade e pela disciplina, sempre em sintonia com a hierarquia, alcançando o posto de coronel, o topo da carreira.
Taveira manteve uma ligação constante com a política, fruto de sua convivência com o governador Garibaldi Filho, em cuja gestão atuou como chefe da Casa Militar. Em Parnamirim, na administração do governo Agnelo Alves, desempenhou funções importantes, como secretário de Trânsito e de Infraestrutura (Sensur), ampliando sua experiência na gestão pública.
Antes de assumir a prefeitura, o coronel construiu uma sólida carreira legislativa, sendo vereador por três mandatos. Em 2000, foi o mais votado pelo PMDB, retornando ao cargo em 2008 e 2012. Presidiu a Câmara Municipal por três vezes, consolidando sua liderança no cenário político local.
Em 2016, Taveira foi convocado para disputar a eleição ao Executivo municipal e saiu vitorioso, derrotando Carlos Augusto. Em 2020, foi reeleito, desta vez vencendo a professora Nilda com 40.027 votos. Suas vitórias reafirmaram sua liderança política, ao ponto de projetar sua força além do município. Em 2022, seu filho Taveira Júnior foi eleito deputado estadual, ampliando a influência da família no cenário estadual.
Agora, o coronel Taveira deixa o mandato de prefeito após oito anos, com a convicção de ter cumprido seu dever. Ele pretende aproveitar o tempo livre para tomar vinho com os amigos, dedicar-se mais aos filhos e netos, e relaxar ao lado de sua esposa, Alda Lêda Taveira.
Em um bate papo, Taveira afirma que humildade é uma virtude, ela equilibra o reconhecimento do próprio valor e a aceitação das falhas. Seu trabalho, como prefeito, será lembrado por aqueles que vivenciaram os avanços e melhorias promovidos durante sua gestão.
Segundo Taveira, ser prefeito é mais que exercer a função, é transformar vidas, sendo sua prioridade, o desenvolvimento do município e a busca por uma melhor qualidade de vida para a população.
Embora tenha encontrado resistências, Taveira consolidou sua carreira como um bom articulador político e agora, a ordem é descansar.