Desde essa quarta-feira (13), o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, foi transformado em uma cidade de barracas para receber cerca de 19 mil adolescentes. Eles fazem parte do Clube de Desbravadores, uma atividade sócio educativa promovida pela Igreja Adventista para jovens de 10 a 15 anos. Em Parnamirim, até o dia 17 de novembro, eles participam do Campori “Protagonistas”. Ao longo dos 5 dias de acampamento, os participantes devem realizar atividades recreativas, assistenciais e espirituais, dentro e fora do evento.
O tema do evento sugere que o jovem assuma uma postura missionária diante do mundo ao seu redor, assumindo um papel ativo em suas comunidades e no serviço cristão. “Nosso foco está no protagonismo dos jovens. Queremos que essas crianças e adolescentes entendam que são poderosas ferramentas nas mãos de Jesus, prontas para servir ao próximo, ajudar suas comunidades e pregar o evangelho”, destaca Rafael Santos, coordenador geral do evento.
Eloísa Rebeca Pessoa, 10 anos, veio de Mossoró para o encontro. A menina revela que estava ansiosa para o dia do evento chegar, e poder participar junto com as amigas: “Eu estou amando demais estar aqui, louvando, adorando o nome de Deus e me divertindo muito com minhas colegas de clube”. A irmã de Eloísa, Estefani Pessoa, 22, faz parte do grupo de apoio, e destaca que chegar ao campori foi um desafio. “Eu sou desbravadora há muitos anos e esse é o quarto Campori que participo. Mas, seria o primeiro da minha irmã, e eu queria muito que ela vivesse essa experiência. Muitos não tinham condições de arcar com os custos para chegar até aqui, então o clube se reuniu, produzimos lanches e vendemos na nossa cidade. Foi uma vitória, porque conseguimos trazer 28 desbravadores, e eles nunca vão esquecer do que estão vivendo aqui!”, enfatiza.
Lucas Rayan tem 12 anos, veio de Fortaleza e já participou de duas edições anteriores de Camporis, entretanto, regionais, com um público menor envolvido. “Campori grande assim, eu nunca tinha participado! E está sendo muito incrível essa experiência. Eu vim para aprender mais, e também para me divertir”, destaca o garoto, que veio junto a mais 43 amigos do seu clube.
Uma cidade montada para 19 mil pessoas
Para receber um público tão expressivo, o Campori se estrutura como uma verdadeira cidade de barracas. Cada clube traz suas próprias tendas, que são instaladas em áreas de acampamento delimitadas, com acesso organizado e facilitado a pavilhões de uso comum. Os pavilhões estão equipados com banheiros exclusivos, pontos de energia e filtros de água, distribuídos estrategicamente para garantir o conforto e a segurança de todos. A estrutura ainda conta com um big cozinha, que deve preparar por dia, entre café, almoço e jantar, mais de 20 mil refeições.
Saúde e Segurança em Primeiro Lugar
Com foco na integridade física e no bem-estar dos jovens, a organização montou um hospital 24 horas dentro do local do evento. Uma equipe formada por mais de 300 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e socorristas, estará de plantão, garantindo pronto atendimento aos participantes, com estrutura laboratorial, raio-X, ambulâncias e UTIs móveis.
Programação Diversificada e Enriquecedora
O Campori “Protagonistas” oferece uma programação intensa e variada, que vai desde atividades esportivas e oficinas educativas até ações sociais e encontros espirituais. A cada manhã e noite, o palco principal do evento será o cenário de momentos de pregação, louvor e adoração. No período da tarde, os desbravadores poderão participar de circuitos e gincanas de atividades interativas, que reforçam o aprendizado de valores e habilidades práticas, promovendo o espírito de trabalho em equipe e colaboração.
No sábado, os desbravadores participarão de mais de 330 ações de impacto social em Parnamirim e Natal (desde ações sociais, a impactos missionários e passeatas educativas), reforçando o compromisso do Campori com a comunidade local. Entre as atividades, estão programadas passeatas contra violência doméstica, limpeza de praias, plantio de árvores, distribuição de água, visita a dependentes químicos, limpeza e revitalizações em vias públicas e outras ações de sociais Essas iniciativas visam promover o bem-estar e fortalecer os laços comunitários, ao mesmo tempo em que ensinam aos jovens desbravadores o valor de servir e impactar positivamente a sociedade em que vivem.
Campori Acessível: Protagonismo Sem Limitações
O verdadeiro protagonista não vê limitações. Esse princípio é levado a sério no Campori, que traz a inclusão como uma pauta essencial. Desbravadores com deficiência não apenas participam das atividades, mas também têm voz e espaço no palco. Um exemplo inspirador é o de Caio Renato, 13 anos, que veio de Recife. Autista e cadeirante, Caio enfrentou limitações físicas devido à paralisia cerebral. “Eu pude participar da abertura do Campori, na cerimônia, no palco, na frente de 19 mil pessoas! Nunca vou me esquecer desse momento”, finalizou.
Tribuna do Norte