PIPOCO! Wolney França reúne apoiadores em comemoração a reeleição em Parnamirim

O vereador Wolney França comemorou sua reeleição em grande estilo em Parnamirim/RN, onde reuniu mais de mil pessoas para celebrar sua vitória nas urnas.

Reeleito com 2.204 votos, Wolney promoveu um evento que contou com três atrações musicais, embalando a animação dos apoiadores e reforçando a conexão com familiares e amigos. A festa, marcada pelo clima de gratidão e emoção, foi uma oportunidade para o parlamentar agradecer o apoio dos eleitores e reafirmar seu compromisso com a cidade. Em meio aos festejos, o vereador destacou a importância de cada voto e prometeu continuar seu trabalho em prol dos cidadãos parnamirinenses.

Lula não deve comparecer à posse de Trump; entenda o porquê

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Posse do presidente eleito dos Estados Unidos está marcada para 20 de janeiro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve comparecer à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que ocorrerá no dia 20 de janeiro, em Washington. A informação foi divulgada no blog da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Apesar de Lula ter apoiado a democrata Kamala Harris na disputa contra Trump, uma tradição da diplomacia americana oferece uma justificativa conveniente para evitar o constrangimento de uma eventual presença do líder brasileiro na posse do republicano, que é um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A prática diplomática dos EUA determina que chefes de Estado estrangeiros não participem da cerimônia, e apenas os embaixadores locais representam seus países.

“Os EUA não recebem envios estrangeiros, nem chefes de Estado, nem de governo, nem ministros, nem enviados especiais. Os representantes na posse são os embaixadores locais. Nenhum chefe de Estado vai”, explicou ao blog uma fonte do alto escalão do governo brasileiro.

Fontes ligadas ao governo americano, consultadas pela coluna, confirmaram que é tradição que chefes de Estado estrangeiros não sejam convidados para a posse. No entanto, a lista de convidados de Trump ainda será definida pela equipe de transição, em uma etapa futura do planejamento.

Em conversa com O Globo, Jair Bolsonaro revelou ter recebido informações de que seria um dos possíveis convidados pela nova administração para a cerimônia no Capitólio. No entanto, Bolsonaro destacou que precisará de uma decisão favorável do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para conseguir viajar, já que seu passaporte foi retido em fevereiro deste ano devido a uma investigação sobre uma suposta tentativa golpista para impedir a posse de Lula.

 

Terra

STF analisa ação da PGR que contesta Regimento da Assembleia Legislativa do RN

Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta sexta-feira (8), a análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) Nº 7733, em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona a regra do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que permite que a eleição da Mesa Diretora do segundo biênio ocorra a qualquer tempo até o terceiro ano de cada legislatura, antes de inaugurada a sessão legislativa.

Com a decisão do STF, o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira (PSDB), poderá se candidatar para comandar a Casa no biênio 2025-2026.  A expectativa é que Ezequiel deverá anunciar uma nova eleição nos próximos dias.

A situação no RN é semelhante à de outros estados, como Amazonas, Sergipe e Goiás, que também enfrentam contestações quanto às eleições de suas mesas diretoras. Ao todo, o STF analisa processos sobre votações legislativas em 11 estados.

 

Ponta Negra News

STF forma maioria para manter pena de Collor em condenação por corrupção

STF condena Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Foto: Reprodução/Instagram

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria de votos para manter em oito anos e dez meses de prisão a pena de Fernando Collor de Mello. O ex-presidente da República foi condenado por receber R$ 20 milhões em propina para favorecer a UTC Engenharia em contratos com a BR Distribuidora.

O que aconteceu

O placar é de 6 a 2 pela manutenção da pena. O ministro Luiz Fux deu o voto que formou maioria no julgamento. Ele seguiu a posição do relator do caso, Alexandre de Moraes, que negou os recursos da defesa de Collor e votou para manter a pena. Além dele, os ministros Edson Fachin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso acompanharam Moraes.

Gilmar Mendes e Dias Toffoli votaram pela redução da pena em quatro meses. Toffoli abriu divergência ao voto de Moraes, sendo seguido por Mendes. O ministro Cristiano Zanin se declarou impedido de julgar o caso.

Ainda faltam votar dois ministros: André Mendonça e Nunes Marques. Somente após o fim da análise dos embargos é que o ex-presidente e os demais condenados deverão começar a cumprir a pena.

Supremo analisa embargos de declaração da defesa do ex-presidente. O processo estava parado devido a um pedido de vista de Gilmar Mendes em junho deste ano, que foi devolvido na semana passada. O julgamento acontece no plenário virtual do STF e deve ser concluído até 11 de novembro.

Pena total de Collor estabelecida pelo STF no ano passado foi de oito anos e dez meses de prisão e 90 dias-multa. Desde então, a defesa de Collor e dos outros envolvidos apresentou embargos de declaração para esclarecer pontos do acórdão e rever alguns aspectos da condenação.

Da pena total, quatro anos e quatro meses eram relativos ao crime de corrupção passiva. A defesa recorreu desta condenação específica. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, negou os embargos. Em junho deste ano, porém, o ministro Dias Toffoli apresentou um voto-vista, entendendo que a pena de Collor para o crime de corrupção passiva deveria ser reduzida para quatro anos e 80 dias-multa.

Ao devolver o processo para julgamento, Gilmar seguiu a posição de Toffoli. Os dois adotaram um entendimento divergente do relator e argumentaram que a pena de Collor em relação ao crime de corrupção passiva deve ser reduzida.

Toffoli e Gilmar também defendem redução de pena de Pedro Paulo Berghamasci Ramos. Ele é apontado como operador do político no esquema e foi condenado no ano passado a uma pena total de quatro anos e um mês de prisão, além de 30 dias-multa.

Desdobramento da Lava Jato. A condenação de Collor ocorreu em um processo que é desdobramento da Lava Jato. O ex-presidente é acusado de receber propina em um esquema de contratações envolvendo a BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras. Collor foi um dos primeiros políticos a ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) como parte dos desdobramentos da Lava Jato, que começou investigando suspeitas de corrupção na Petrobras e avançou para outras estatais.

 

UOL

Morre Dom Antônio Orleans e Bragança, Membro da Família Real Brasileira

Dom Antônio Orleans e Bragança
Foto: Divulgação

Bisneto da Princesa Isabel estava internado desde julho e faleceu na manhã desta sexta-feira (8), aos 74 anos.

Dom Antônio Orleans e Bragança morreu na manhã desta sexta-feira (8), aos 74 anos. O membro da Família Real Brasileira estava internado desde julho na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, por problemas respiratórios.

De acordo com a unidade de saúde, a morte aconteceu em decorrência de uma doença pulmonar obstrutiva. O velório será realizado na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro.

Dom Antônio era bisneto da Princesa Isabel e trineto de Dom Pedro II. Ele deixa a esposa, a Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança; três filhos, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Rafael de Orleans e Bragança, e as Princesas Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança; e dois netos, Joaquim e Nicholas Spearman. Também era pai de Pedro Luís de Orleans e Bragança, que morreu aos 26 anos na queda do voo 447, da Air France, em 2009.

Forbes

Tiroteio deixa um morto no aeroporto de Guarulhos em SP; câmeras registram o crime

Além dele, pelo menos outras três pessoas também ficaram feridas. A Polícia investiga as circunstâncias do crime.

Um homem foi morto a tiros no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na tarde desta sexta-feira, 8. O incidente ocorreu na  entrada do Terminal 2 por volta das 16h10 da tarde. A vítima teria ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Além dele, outras três pessoas ficaram feridas.

Segundo a CNN, a vítima foi identificada como Antônio Vinicius Gritzbach, empresário que teria sido o mandante da morte do traficante Anselmo Becheli Santa Fausta, mais conhecido como Cara Preta, um dos principais fornecedores de droga do PCC, em 2021.

Gritzbach também estaria negociando um acordo de delação com o Ministério Público de São Paulo (MPSP) para entregar detalhes sobre um esquema de lavagem de dinheiro do PCC

Os tiros partiram de um Gol preto. Entre os feridos estariam dois seguranças de Gritzbach. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles. Também houve disparos perto do Hotel Pullman, próximo ao aeroporto.

O aeroporto informou, em nota ao Terra, que acionou as autoridades e a equipe médica do terminal para socorrer as vítimas. 

Ao Terra, a Secretária de Segurança Pública (SSP) confirmou o homicídio e as circunstâncias estão sendo investigadas. Por volta das 18h50, as autoridades informaram que um carro, supostamente usado pelos atiradores, foi apreendido por equipes do 3º Batalhão de Polícia de Choque, na Avenida Otávio Braga de Mesquita. 

O caso está sendo investigado pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e pela 1ª Delegacia de Atendimento ao Turista (DEATUR).

Terra

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 200 milhões

22/06/2023 - Brasília - Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena. - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo.

As seis dezenas do concurso 2.795 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 200 milhões.

Por se tratar de um concurso com final cinco, o prêmio recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Agência Brasil