Nilda afirma que equipe de transição será anunciada na próxima semana e promete foco inicial na saúde

A prefeita eleita de Parnamirim, Professora Nilda (SDD), afirmou nesta segunda-feira (7) que sua equipe de transição deverá ser anunciada na próxima semana. Ela declarou que o grupo terá até 6 integrantes e será formado por técnicos e especialistas, que vão se debruçar sobre os dados da atual gestão, elaborar um relatório e apontar caminhos para as primeiras medidas do novo governo, que tomará posse em 1º de janeiro de 2025.

“Nós teremos uma comissão de transição que será formada por pessoas capacitadas, por especialistas. Após o levantamento, esse diagnóstico inicial, é que tomaremos algumas medidas. O que nós queremos saber agora, verdadeiramente, é como estão as finanças da nossa cidade, para depois a gente tomar as medidas cabíveis”, afirmou Nilda, em entrevista à TV Band RN.

A prefeita eleita garantiu que não quer promover “caça às bruxas”, mas enfatizou que precisará ter acesso a todas as informações da atual administração para iniciar sua gestão da melhor maneira possível.

“Queremos a verdade em relação à gestão da nossa cidade. A gente não pode começar uma gestão sem ter esse conhecimento prévio, saber quanto realmente temos em caixa no município de Parnamirim. Então, nós vamos fazer um momento de transição. Com muita responsabilidade e transparência”, declarou.

Eleita com quase 48 mil votos, Nilda falou que um de seus principais objetivos será “unir” Parnamirim. Ela ressaltou, por exemplo, que construirá uma boa relação com os vereadores eleitos para a Câmara Municipal, com foco na solução de problemas dos moradores da cidade.

“Ali (Câmara) estão os vereadores escolhidos pelo povo de Parnamirim. Foi o desejo do povo. Vamos trabalhar com muito respeito e diálogo, levando em consideração as políticas públicas que a população precisa. A Casa Legislativa será valorizada e queremos unir Parnamirim. O que Parnamirim quer hoje é que os serviços funcionem. Queremos uma cidade tranquila, que as pessoas valorizem os agentes políticos. Não por serem agentes, mas por serem pessoas comprometidas com o povo de Parnamirim. Tudo isso perpassa pelo respeito, pelo pertencimento de cuidar de Parnamirim, das famílias da nossa cidade. Tenham certeza: nós iremos unir a nossa cidade”, declarou.

Saúde

Do ponto de vista da gestão, a prefeita eleita de Parnamirim disse que seu foco inicial será na saúde. Ela reafirmou a proposta apresentada durante a campanha de abrir uma segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade, e anunciou que vai se concentrar inicialmente na reestruturação de unidades básicas de saúde.

“Quando eu estive casa a casa, rua a rua, conversando com as pessoas, o povo clamou pela saúde. Iremos iniciar vendo a atenção primária. Nós precisamos colocar de forma eficiente todas as UBS funcionando. Com muita responsabilidade e força de vontade, as nossas metas serão cumpridas a curto e médio prazo. Vamos resolver o problema crônico que a UPA de Parnamirim enfrenta. E vamos atrás da bancada federal e estadual para trazer mais recursos para Parnamirim porque teremos sim mais uma UPA em nossa cidade”, acrescentou.

Moraes manda Daniel Silveira para regime semiaberto

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta segunda-feira (7/10), a progressão de pena do ex-deputado federal Daniel Silveira para o regime semiaberto, atendendo a uma solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Silveira foi condenado em 2022 a oito anos e nove meses de reclusão por ameaças e incitação à violência contra ministros do STF

A progressão para o semiaberto foi recomendada após a análise das condições subjetivas do réu, como destacou o vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand Filho. Ele afirmou que, uma vez constatado o cumprimento dos critérios, a concessão do benefício torna-se obrigatória.

Um laudo psicológico apontou que Silveira demonstrou reconhecimento de seus comportamentos inadequados e afirmou que não deveria ter incitado a violência. Além disso, o documento ressaltou a ausência de “manifestações de agressividade” por parte do ex-deputado durante seu tempo na prisão.

Fonte: Metrópoles

Allyson se torna o prefeito mais votado da história de Mossoró e pavimenta caminho para disputar o Governo do RN

Allyson se torna nome para o Governo (Foto: redes sociais/Allyson Bezerra)

A noite de ontem foi histórica. O prefeito Allyson Bezerra  (UB) rompeu a barreira dos 68.915 votos de Francisco José Junior conquistados na eleição suplementar de maio de 2014 e ao final da apuração chegou a incríveis 113.121 sufrágios.

Equivalente a 78,02% dos votos válidos.

É a maior vitória em números absolutos, proporcionais e a maior diferença já vista em relação ao segundo colocado ao ficar com uma vantagem de estratosféricos 97.006 sobre Lawrence Amorim (PSDB).

Allyson, ao ostentar todos esses recordes, amanheceu nesta segunda-feira mais candidato a governador do que qualquer político do Rio Grande do Norte neste momento.

Mossoró não é apenas o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, mas uma zona de influência sobre mais de 50 cidades.

O desafio será conquistar a Grande Natal que congrega mais de um terço do eleitorado potiguar. Trata-se de uma região importante, que influencia a opinião pública do Estado e tem péssimas lembranças da última vez que um político de Mossoró governou o Rio Grande do Norte.

No caso, uma política que atende pelo nome de Rosalba Ciarlini (PP).

Allyson atingiu o objetivo de trucidar todos os recordes nas urnas e mostrou uma força jamais vista em Mossoró, onde as eleições municipais costumam ser disputadas sem grande folga para os vitoriosos.

O ano de 2026 começou para Allyson ainda em 2024.

www.blogdobarreto.com.br

Wolney França é reeleito vereador de Parnamirim com 2.204 votos

O presidente da Câmara de Parnamirim, vereador Wolney França, foi reeleito nas eleições 2024 com 2.204 votos e segue para o seu segundo mandato na casa legislativa.

“Gratidão aos mais de 2 mil votos de confiança e reconhecimento do nosso trabalho pela cidade. A reeleição vem junto com o comprometimento de continuar lutando por uma Parnamirim melhor, com muito trabalho e humildade”.

Wolney é advogado e um verdadeiro filho da terra, foi eleito pela primeira vez em 2020, na sua estreia política. Seu desempenho reafirma o compromisso com o presente e futuro de Parnamirim.

Eleições 2024: Dr Ednardo, do MDB, é eleito prefeito de Patu no 1º turno

Dr Ednardo teve 51,50% dos votos dados a todos os candidatos. Em segundo lugar ficou Bruno de Carrapicho, com 48,50%. 

Dr Ednardo, do MDB, foi eleito neste domingo (6) prefeito de Patu (RN) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Dr Ednardo teve 4.553 votos, 51,50% dos votos válidos (dados a todos os candidatos).

Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira o resultado do 1º turno em Patu após a apuração:

  • Dr Ednardo (MDB): 4.553 votos, 51,50% dos votos válidos
  • Bruno de Carrapicho (PP): 4.288 votos, 48,50% dos votos válidos

A eleição em Patu teve 9.107 votos totais, o que inclui 64 votos brancos, 0,70% dos votos totais, e 202 votos nulos, 2,22%.

A abstenção foi de 890 eleitores, 8,90% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.

G1

Em João Dias, viúva de prefeito assassinado é eleita com recorde de votação: “Vitória por você Marcelo”

Em João Dias, viúva de prefeito assassinado é eleita com recorde de votação: "Vitória por você Marcelo"

Fatinha, viúva do prefeito assassinado Marcelo Oliveira, foi eleita nova prefeita de João Dias neste domingo (6). Ela teve 66,84% dos votos válidos, ou seja, mais de 1.800. Nas redes sociais, ela deixou um recado de agradecimento:

“Com 100% das urnas apuradas, João Dias dar o grito da liberdade! Foram 1.818 votos que nos honram, e honram a memória de Marcelo Oliveira e Sandir Oliveira! Eu não tenho palavras pra descrever a minha gratidão, e a minha felicidade. Obrigada meu Deus! Obrigada, João Dias! Essa vitória foi por você, Marcelo!”, publicou.

Ela foi escolhida pelo União Brasil para substituir Marcelo após o duplo homicídio que vitimou e o pai, Sadi Oliveira. 

Damaria Jácome, vice prefeita afastada e candidata da oposição em João Dias, ficou com 20,81%, resultado de 566 votos. Desde o assassinato de Marcelo, ela saiu do município pedindo escolta policial. 

João Dias ainda teve uma terceira candidata a prefeita, Irenilda Fernandes, que terminou com 336 votos. 

ABSTENÇÕES CRESCEU

Município pequeno, João Dias sofreu com o clima de insegurança durante a campanha eleitoral. Foi o primeiro município do RN a ter aprovado o reforço com tropas federais para o dia da eleição, inclusive. 

Não por acaso, o número de abstenções cresceu consideravelmente. Foram 525 eleitores que deixaram de votar  no dia, além de 43 nulos e 14 brancos. Isso representou 18% do eleitorado. 

Em 2020, o número de abstenção foi menor, cerca de 10%, com 330 eleitores deixando de votar. Naquele ano, foram 56 nulos e 6 brancos. Marcelo e Damaria foram eleitos naquele ano com 1.366 votos, menos do que Fatinha agora.

www.96fm.com.br

Abstenções no primeiro turno chegaram a 21,71%, maior número desde a pandemia

Foto: Cedida/TRE-RN

As eleições de 2024 tiveram um número alto de abstenções, conforme avalia a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. O índice para o primeiro turno foi de 21,71% de não comparecimento. “Nós tivemos índice de abstenção que continua sendo alto para os nossos padrões”, disse a ministra.

Entre as três últimas eleições, a taxa só foi menor do que em 2020, em que ausências foram atribuídas à pandemia de covid-19. No ano, foram 23,15% de ausências.

Em 2016, a quantidade de eleitores que não compareceram marcou os 17,58%.

www.pontanegranews.com.br