Critérios

Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL

O meu querido “Aurélio” – e aqui falo do enorme e pesadíssimo “Novo dicionário da língua portuguesa” de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Editora Nova Fronteira, 1986 – define a palavra “critério” como “aquilo que serve de base para comparação, julgamento ou apreciação”. “Devemos ter um critério” – diz-se quase como uma sabença popular imemorial – para que assim possamos, racional e fundamentadamente, deliberar, decidir, escolher, afirmar e até crer.

Para além das decisões/opiniões dadas na minha profissão, eu tenho os meus critérios para as coisas simples da vida. Uma dessas coisitas é o ato/momento/oportunidade de comprar livros quando estou viajando. Devo ou não devo comprar? Escolho esta ou aquela obra? Não quero ser tido, flanando pela Zorópa, xeretando livrarias e sebos, como um “Asno de Buridan” letrado.

Basicamente, procuro por livros que atendam, o máximo possível, a três critérios – ser barato, leve e conter imagens, o que, sabemos, não é fácil de compatibilizar, muito mais nos dias de hoje, num só “espécime” livresco.

Bom, o barato é algo relativo. Mas, com a inflação mundo afora e sobretudo com a desvalorização do nosso real em relação ao dólar e ao euro, está ficando difícil achar esse barato. E tem lugares e lugares. Quando estive em Dubai, por exemplo, os livros eram coisa de três vezes o valor na Europa ou nos EUA. Já na Índia, livros enormes, de filosofia ou teoria geral do direito, em inglês, curiosíssimos, eram quase de “graça”. Era para eu ter enchido uma mala. O fato é que estabeleço meu teto para cada tipo de livro. Se usado e em formato poche, no máximo 2 euros. Mas, claro, faço minhas pequenas transgressões. “Transgresser, c’est humain”, dizem. Comprei na minha última viagem um tal “Le gouvernement des juges” (Editora Desclée De Brouwer, 2023) por 18,90 euros. Embora em capa mole e papel de jornal, é um livro recentíssimo e o assunto é “do momento”. Foi um investimento.   

O peso que carregamos numa viagem é algo relevantíssimo. Para o nosso conforto e bolso. Carregar malas em trem é luta. A bagagem em avião está cada vez mais cara. E livros pesam deveras. Procuro livros leves e muitas vezes “dispenso” livros interessantes, porém pesadíssimos. Mas aqui também às vezes transgrido as regras. Na mesma viagem acima citada comprei um tijolão em capa dura intitulado “Portraits de procureurs” (Tomo 1, Editora LexisNexis, 2020), que “apresenta biografias de procuradores [da república francesa], algumas bem detalhadas, acompanhadas da história de processos em que estes procuradores atuaram, outras mais sucintas, mas esclarecendo uma questão particular de direito relacionada ao tema do respectivo capítulo. Pela evocação das personagens, o autor busca demonstrar que os procuradores da república participaram de inúmeros eventos políticos, do desenvolvimento institucional, legal e social do país, acontecimentos fundamentais que formataram a história da França”. Embora pesando um 1kg, comprei o dito cujo. Évidemment, quero conhecer a história dos meus congêneres gauleses.  

Por fim, o critério das imagens nos livros. Se sou um amante dessa mistura livresca – letras, imagens e, se possível, até som, por meio de uma bela interpretação –, reconheço que esse critério tem um problema. Ele está quase sempre em contradição com os critérios do preço e do peso. Os livros com imagens geralmente são caros e pesados. Mas dou meus pulos. Em South Kensington/Londres, comprei um maravilhoso livro de divulgação científica (gênero literário que adoro), “Scientifica Historica: how the world’s great science books chart the history of knowledge” (de Brian Clegg, Ivy Press, 2019), por menos de 10 libras. Mil e uma imagens. Belíssimo. Quanto ao peso, tomei logo um vinho da mala. E, já em Paris, topei com um achado: “Les timbres: guide pratique du collectionneur” (Editions Atlas, 1984), por Benito Caronene (texto original em italiano). Livro de formato grande, mas usado e baratíssimo. 1 euro. Imagens/fotografias de selos em gostosíssima fartura. Longe de casa, funcionou para mim como a “Madeleine de Proust”, em busca de um tempo em que, menino-filatelista, aprendia e sonhava com os colecionadores do mundo. Pagaria cem vezes mais e carregaria o danado nas costas.

Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL

Marcelo Mesquita, presidente da Câmara de Nísia Floresta, morre aos 49 anos

Foto: Reprodução/Instagram

Morreu neste sábado (21) Nilson Marcelo Lima de Mesquita, aos 49 anos. Ele era presidente da Câmara de Vereadores de Nísia Floresta e concorria à reeleição pelo PL. Ele deu entrada ontem no hospital após passar mal e não resistiu. A causa da morte não foi confirmada.

O velório conta com um cortejo da Colônia do Pium com destino à Escola Municipal Yayá Paiva, no Centro de Nísia Floresta, a partir das 9h da manhã deste domingo (22).

A partir das 16h está marcada a missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. Na sequência, acontecerá o sepultamento no Cemitério Municipal de Nísia Floresta – Centro.

 

Tribuna do Norte

Primavera começa neste domingo com previsão de frio e chuva em várias regiões do Brasil

Primavera começa neste domingo com previsão de frio e chuva em várias regiões do Brasil
Foto: Reprodução

Após um inverno com temperaturas acima da média, a nova estação trará dias mais úmidos e algumas frentes frias para o Brasil.

O inverno atípico deste ano, com dias quentes e secos em grande parte do Brasil, vai ficando para trás. A partir das 9h44 deste domingo (22), terá início a primavera, conhecida por marcar a transição entre o período seco e o úmido. A expectativa é de um aumento gradual das chuvas e algumas frentes frias nas regiões sul e sudeste.

Para muitos, o inverno de 2024 foi mais semelhante ao verão. A estiagem foi um fator presente, típico da estação, mas a ausência de dias frios surpreendeu. Agora, a expectativa é sobre o que esperar da primavera.

Segundo especialistas, a nova estação trará de volta a chuva em áreas do centro-oeste e norte, principalmente por causa da chegada do fenômeno La Niña, que esfria as águas do Oceano Pacífico.

“Bem no comecinho da estação teremos já o retorno das chuvas em áreas de Rondônia e também no Pantanal”, explica o meteorologista Vitor Takao.

A primavera também será marcada por algumas ondas de frio tardias no sul do país, com possíveis quedas de temperatura em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até mesmo São Paulo e Rio de Janeiro.

“Essa frente fria, quando avança sobre o continente, traz uma massa de ar polar. Então, será possível esperar friagem em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro”, completou Takao.

De maneira geral, os meteorologistas afirmam que a estação terá “cara de primavera”, com um equilíbrio entre dias de calor, chuvas e frentes frias. Para quem trabalha no comércio de flores, as expectativas são positivas.

SBT News

Rock in Rio: em show histórico, Chitãozinho e Xororó levam público a cantar “Evidências”

Foto: Leo Franco / AgNews

Dupla foi anfitriã do show de sertanejo do festival, recebendo as convidadas Ana Castela e Simone Mendes, além da participação de Junior Lima.

A dupla Chitãozinho e Xororó foi anfitriã do show de sertanejo do Rock in Rio 2024, neste sábado (21), recebendo as convidadas Ana Castela e Simone Mendes, além da participação de Junior Lima, para cantar grandes sucessos do gênero musical. Entre os sucessos, eles fizeram o público do festival cantar “Evidências”.

O show foi encerrado ao som da canção, que é de José Augusto, mas ficou famosa nas vozes de Chitãozinho e Xororó. A música é tema de um filme homônimo lançado recentemente e protagonizado por Sandy Lee e Fábio Porchat.

A dupla também fez a multidão que os assistia se empolgar durante a execução da música “Galopeira”, que cita a palavra-título por um longo tempo. A plateia se estendeu por 30 segundos.

“Vocês encham bem os pulmões de ar, e depois é só soltar a voz. Vamos fazer de conta que a gente está no banheiro de casa, porque lá que é gostoso de cantar”, disse um dos dois antes de fazer brincadeira com o público.

Além de Ana Castela, Simone Mendes e Junior (filho de Xororó e sobrinho e Chitãozinho), o show ainda iria contar com Luan Santana, que cancelou a participação minutos antes da apresentação por conflito de horários.

CNN Brasil

GO!RN 2024 encerra com números recordes e anuncia novidades para 2025

ASN Rio Grande do Norte - Agência Sebrae de Notícias
Foto: Moraes Neto

Com crescimento expressivo e integração do ecossistema de inovação, GO!RN 2024 encerra com grandes expectativas para 2025

O GO!RN 2024, maior evento de inovação e empreendedorismo do Rio Grande do Norte, chegou ao fim com um saldo extremamente positivo, superando as expectativas da organização. Com mais de 17 mil inscritos e ultrapassando a marca de 12 mil credenciados, o evento atraiu uma diversidade de participantes que variaram de startups, micro e pequenas empresas, estudantes, até investidores e entusiastas de tecnologia, consolidando sua relevância como uma grande plataforma de conexões e oportunidades.

De acordo com Jéssica Sena, coordenadora do GO!RN 2024, o sentimento ao final do evento é de alegria e gratidão. “É incrível ver o público vibrando e aproveitando tudo que projetamos e construímos. Mais do que o evento em si, que acontece nesses dois dias, o melhor de tudo é ver o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte cada vez mais integrado”, afirmou. Jéssica destacou ainda que, dada a magnitude do evento, dois dias parecem estar se tornando insuficientes para acomodar tanto movimento e conteúdo relevante.

Com uma programação diversificada, que contou com mais de 300 atividades, entre palestras, painéis e oficinas, o GO!RN 2024 explorou temas como inovação, sustentabilidade, impacto social, tecnologia, games, robótica e empreendedorismo digital. O evento, organizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) e mais de 40 correalizadores, demonstrou o compromisso com a promoção da inovação e transformação digital no estado.

O GO!RN 2024 se despede já com novidades para a próxima edição. Para 2025, Jéssica Sena anunciou a realização do Eli Summit, um evento focado no ecossistema local de inovação, que será realizado paralelamente ao GO!RN. Segundo a coordenadora, o Eli Summit trará uma roupagem internacional, permitindo que o público potiguar tenha contato direto com experiências e ecossistemas de inovação de diferentes partes do mundo.

Além disso, pesquisas de satisfação em tempo real realizadas durante o evento estão ajudando a equipe organizadora a identificar pontos de melhoria para futuras edições. “Estamos sempre buscando formas de melhorar a experiência do participante, e para 2025, já estamos preparando mais conteúdos relevantes e oportunidades ainda maiores de conexão,” acrescentou Jéssica.

Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o GO!RN é um grande sucesso e reflete a crescente força do ecossistema de inovação do estado.

“Contamos com mais de 40 correalizadores, e estamos expandindo essas parcerias por todo o Rio Grande do Norte. Projetos de inovação aberta, como o de Currais Novos, estão se tornando referências e modelos para serem replicados em outros municípios”, destacou.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, prestigiou a programação e expressou seu entusiasmo com o crescimento do evento e a consolidação do estado como um polo de ciência e tecnologia.

“É extraordinário ver a ciência, a tecnologia e a inovação pulsando aqui, junto com nossas universidades, escolas estaduais e tantos outros parceiros,” comentou.

GO!RN 2024

O GO!RN 2024 reafirmou seu papel como o principal evento de inovação do estado, atingindo um público ainda maior do que na edição anterior, que contou com 10,4 mil participantes. Com uma ampla agenda de atividades e a presença de líderes do setor, o evento segue como um ponto de encontro essencial para o ecossistema de inovação, startups e tecnologia do Rio Grande do Norte.

Para o diretor técnico-científico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, o evento proporcionou ao público a oportunidade de interagir com inovações, tecnologia e empreendedorismo. “Estamos no caminho certo para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte”, afirmou João Hélio, destacando o impacto positivo do GO!RN no fomento à inovação e ao empreendedorismo local.

O GO!RN 2024 foi promovido pelo Sebrae e pelos seguintes correalizadores: Prefeitura do Natal, Governo do Estado, FAPERN, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, Metrópole Parque, Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, EPTec, WiE, Women Techmakers (WTM), Funpec, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), FIERN – Sistema Indústria, Banco do Nordeste, RN Júnior, JA Rio Grande do Norte, FERN, Pyladies, PONG, DevOpsDays, UFERSA, UERN, AGIR – Agência de Inovação da UFRN, Seahub Coworking, Liga contra o Câncer, Potiguaras Valley, Google Developer Groups, Potilivre, GruPy-RN, ERIRN, Universidade Potiguar – UnP, instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Incubadora Tecnológica IFRN Natal Central, CDL Jovem, LIDE RN, Jerimum Valley, SaltValley, Darkwaves, OWASP Natal e SESI.

Sebrae RN