Natália Bonavides apresenta propostas para revitalização do comércio de rua durante caminhada no Alecrim

A deputada federal Natália Bonavides, candidata a prefeita de Natal, caminhou na manhã desta terça-feira (3) pelo Alecrim e conversou com comerciantes e pessoas que transitavam pelo local sobre a revitalização do comércio de rua de Natal.

“O Alecrim, a Cidade Alta e o comércio da Zona Norte sofrem com a falta de infraestrutura. A Prefeitura de Natal não garante nem uma oferta de ônibus decente para os centros comerciais, que acabam tendo que competir de maneira desleal com os shoppings e com os sites de compras”, declarou Natália.

A candidata disse que vai reforçar a infraestrutura nesses espaços e também melhorar a zeladoria das galerias públicas, como os camelódromos. “Os camelódromos sofrem com goteiras, problemas elétricos e outras questões. Nós vamos melhorar essas estruturas, aumentar a oferta de ônibus para os centros comerciais de rua, melhorar a infraestrutura urbana dos bairros que abrigam esses comércios e garantir o retorno do aumento do fluxo de pessoas nesses espaços”, explicou Natália Bonavides.

Natália acrescentou que essas propostas também se estendem para a revitalização do bairro da Ribeira. “É preciso criar uma política de revitalização dos bairros com base nos seguintes eixos: ações de zeladoria, política de moradia para a região, estruturação de serviço de intermediação entre investidores e parceiros em potencial, benefícios fiscais e o uso de equipamentos públicos para aumentar as possibilidades de convivência”, detalhou.

A candidata citou como exemplo o projeto Recentro, realizado em Recife. O programa reduz IPTU e ISS de quem realiza reformas nos imóveis no Centro da capital recifense. A isenção o IPTU é maior quando a reforma é para instalação de moradia. “Isso de moradia é importante, não só pelo combate ao déficit habitacional, mas porque o fato de termos mais gente morando no Centro tende a aumentar o consumo na região”, acrescentou Natália. No caso do Recentro, também há concessão de benefícios fiscais para instalação de parques tecnológicos para apoiar o Porto Digital.

“Mas não só o Recentro. Deve servir como inspiração também os projetos de revitalização da região industrial de Nantes, na França, e a revitalização do centro de Medellin, na Colômbia”, disse.

Adélia Prado e poesia teológica


Padre João Medeiros Filho

Em 1965, de retorno da Bélgica ao Brasil, no início de minha vida sacerdotal, li alguns poemas de Adélia Prado. Influenciou-me também uma crônica de Carlos Drummond, publicada em 1975, sobre a poetisa de Divinópolis (MG). Assim afirmou: “É lírica, bíblica, existencial. Faz poesia com a fé e oração.” Ao longo dos anos, fui conhecendo e saboreando os versos adelianos, cuja autora pode ser considerada uma das maiores poetisas brasileiras da atualidade. Decorridos tantos anos, não tive a alegria de conhecê-la pessoalmente. O que mais me encanta em sua poesia é a capacidade de harmonizar a beleza existente no mundo com a profundidade inefável do mistério divino. Louva a corporeidade de Jesus e desvela o mistério da Encarnação, assumido por Cristo, “o Verbo feito carne” (Jo 1, 14). Adélia, em versos inspirados pelo Transcendente, revela que o poema ao irromper à mente, há de obedecer Àquele que é o Senhor da Palavra. Não há como fugir. E o que brota em forma poética é pura vida, fome e sede de graça, louvor e gratidão.

Adélia declara esse apetite vital que a possui, ao escrever: “Não quero a faca nem o queijo, e sim a fome.” Dessa fome pela vida em todas as suas dimensões constitui-se a sua obra poética. E o que escreve, sendo fruto de especial inspiração, não pode desobedecer ao Eterno. A poesia da escritora mineira é semanticamente profética. E o profeta, ao ser tocado pelo Espírito, tem de anunciar as coisas que lhe foram reveladas pelo Altíssimo. E ainda que fale na primeira pessoa, ele expressa suas palavras na terceira: “Oráculo do Senhor”, “Assim diz Javé” etc. Deixa evidente que é Deus quem fala através dele. Isto pode ser sentido na poesia adeliana.

Assumindo-se publicamente católica e praticante, a poetisa traz para dentro de sua obra – tanto em poesia quanto na prosa – a experiência de sua fé e intimidade com o mistério de Deus, movida pela mística e espiritualidade do cotidiano de escritora. Não é a poesia a fusão de todas as expressões artísticas, inclusive da arte da Palavra? Ela não precede à filosofia, estimulando a razão, a partir da expressão da beleza, a qual permite à finitude tocar o Infinito? A escritora mineira não cessa de exaltar em seus poemas o ser humano na busca incessante de comunhão com o Sagrado ou Divino.

Toda a poética adeliana é permeada por essa visão sacra da existência humana, sacramento e templo de Deus. Todos os que admiram a poetisa de Divinópolis foram também agraciados com as duas premiações a ela outorgadas, em junho passado: os Prêmios Machado de Assis e Camões. O primeiro é o mais importante das letras no Brasil e o segundo, o maior reconhecimento no âmbito da literatura em língua portuguesa. Do alto de seus oitenta e oito anos, a vate mineira está prestes a publicar um novo livro, cujo título é marcadamente bíblico: “Jardim das Oliveiras”. Entre 1987 e 1994, viveu um período de recesso e retiro, rompido com a publicação de “O homem da mão seca”.

Em Adélia é desvelada a teologia poética, essa área de estudos e escritos na qual a ciência da religião interage com a estética, em todas as suas formas: literatura, teatro, artes plásticas, música etc. Em Adélia, consagrou-se aquilo que se convencionou chamar entre os teólogos cristãos de “teopoética”. E não é por demais afirmar que essa forma de saber científico recebe assim o maior incentivo possível para seguir abrindo e alçando voo, tangida pelo Espírito que sopra onde quer, proclamando as belezas da vida e da criação divina. O reconhecimento da excelência da escrita adeliana glorifica as letras, mas também a fé de todos aqueles que, lutando com a finitude e a fragilidade de sua existência, creem na beleza e no encanto de invocar a todo momento o mistério maior com o nome de “Abba-Pai” (Rm 8, 15). “Entre as mais nobres atividades do espírito humano estão as artes [inclusive a poesia]. Elas tendem a exprimir a infinita beleza de Deus” (Sacrossantum Concilium, nº 122). “Ó Senhor, eu cantarei eternamente a tua grandeza, de geração em geração. Anunciarei com meus lábios a tua fidelidade!” (Sl 89/88,1).

Haddad comemora crescimento do PIB e diz que índice de 2024 deve superar 2,8%

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Até julho, a estimativa para o ano era de 2,5%; ministro disse ainda que pode refazer o cálculo de receitas para 2025.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (3) que o governo deve fazer uma nova estimativa para o PIB deste ano e para o cálculo de receitas de 2025 se a economia “continuar forte como está”.

O ministro deu a declaração a jornalistas ao comemorar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre deste ano, que avançou 1,4% em relação ao último trimestre.

“[O resultado] veio muito em linha com as projeções da Secretaria de Política Econômica. Agora nós vamos provavelmente reestimar o PIB do ano. Pela força que ele vem se desenvolvendo, deve superar 2,7% ou 2,8%”, disse o ministro. Até julho, a estimativa para o PIB de 2024 era de 2,5%.

“Há instituições que já estão projetando um PIB superior a 3%. Isso pode inclusive ensejar uma nova projeção das receitas para o ano que vem, se continuar forte como está”, completou.

O PiB deste trimestre, divulgado nesta terça pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), veio de acordo com as expectativas do mercado, que esperava um crescimento de 0,9% no período.

De acordo com o IBGE, os setores de Serviços (1,0%) e Indústria (1,8%) contribuíram para o dado positivo, ainda que a Agropecuária tenha recuado 2,3% no período.

Sobre isso, Haddad ressaltou a importância do crescimento da indústria como uma forma de garantir a entrada de investimentos no Brasil. Segundo ele, quanto maior for o investimento maior é também o crescimento da economia sem inflação.

CNN Brasil

Governo do RN e Ministério da Saúde assinam termo de compromisso para construção do Hospital Metropolitano

Foto: Carmem Felix – Assecom/RN

Parceria também irá construir policlínica e maternidade na capital do estado.

O Governo do Estado e o Ministério da Saúde assinaram nesta segunda-feira (2) o termo de compromisso para a construção do Hospital Metropolitano do Rio Grande do Norte. A nova unidade, que será localizada em Emaús, Parnamirim, está planejada para atender casos de politrauma e neurologia de uma região com mais de dois milhões de habitantes, um investimento há muito aguardado pela rede de saúde do estado.

Além do Hospital Metropolitano, o Governo do RN e o Ministério da Saúde também vão construir mais duas unidades em parceria no RN: uma policlínica e uma maternidade, ambas em Natal, que somadas representam um investimento superior a R$ 77 milhões.

“É um dos momentos mais marcantes ao longo desses cinco anos que estamos à frente dos destinos do Rio Grande do Norte. Não é apenas um ato administrativo.  um ato em defesa da saúde, da dignidade e do bem-estar da população do Rio Grande do Norte. É um passo decisivo rumo à realização do sonho que é construirmos o Hospital Metropolitano”, disse a governadora Fátima Bezerra.

350 LEITOS

O novo hospital terá 350 leitos e vai desafogar a demanda que hoje é concentrada no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. O investimento na obra é de R$ 184 milhões, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. “Garantir o acesso à saúde é um compromisso do presidente Lula. Por isso estamos fazendo juntos a reestruturação do SUS. Vamos trabalhar para entregar o hospital ainda dentro da gestão. Temos essa dívida com o nosso povo, por isso precisamos ter pressa”, ressaltou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que veio ao RN para a assinatura do documento.

Localizada no bairro de Emaús, em Parnamirim, a unidade hospitalar terá um centro de imagem com dois tomógrafos, centro cirúrgico com 14 salas e uma hemodinâmica, equipamento inédito na rede estadual. A obra foi eleita pela gestão estadual para ser incluída no Novo PAC. “O Governo do Estado priorizou o Hospital Metropolitano. E vai ser um hospital com uma estrutura de primeira linha, para atender a população da melhor maneira. Esse é um marco histórico”, comentou Lyane Ramalho, titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). “Sou testemunha de quando, em Brasília, a governadora defendeu a inclusão do hospital no PAC. É uma obra sonhada há muitos anos e terá um impacto em todo o estado”, completou o deputado federal Fernando Mineiro.

POLICLÍNICA E MATERNIDADE

A policlínica e a maternidade que serão construídas em Natal foram escolhidas pelo Governo Federal por meio do PAC Seleções, a partir de projetos apresentados pela Sesap, dentro de uma concorrência nacional. A maternidade ficará localizada na Zona Norte, ao lado do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), enquanto a policlínica será na Avenida Capitão-Mor Gouveia.

As equipes da Sesap e da Secretaria de Estado da Infraestrutura já estão trabalhando para efetivar o próximo passo de todas as obras: o lançamento do edital de licitação e, consequentemente, o início dos serviços. Todo o acompanhamento é feito pela Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação dos recursos. “É uma alegria para a Caixa participar desse momento, é um dia de muita festa. Comemoramos, além dos números, a entrega para a população e hoje, com essas unidades de saúde, celebramos as vidas que serão salvas”, reforçou o superintendente da Caixa no RN, Tiago Pereira.

A solenidade de assinatura contou com a presença do vice-governador Walter Alves, da deputada estadual Divaneide Basílio, secretário-executivo do Ministério da Saúde Swedenberger Barbosa e grande parte do secretariado estadual.

Assecom/RN

Nicolás Maduro decreta adiantamento do Natal na Venezuela para 1º de outubro

Nicolás Maduro apresenta programa de auditório em Caracas, em 2 de setembro de 2024 — Foto: Marcelo Garcia/Miraflores Palace/Handout via Reuters
Foto: Marcelo Garcia/Miraflores Palace/Handout via Reuters

Presidente do país anuncia medida em meio a questionamentos da comunidade internacional acerca da lisura das eleições presidenciais de julho e da perseguição a opositores. Não é a primeira vez que o regime chavista ordena a mudança de data das festividades.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou o adiantamento do Natal no país para o próximo dia 1º de outubro.

O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (2), em um programa de auditório que ele mesmo apresenta semanalmente.

“Está chegando em setembro e se diz: ‘Setembro já cheira a Natal'”, disse à plateia o líder chavista. “E por isso, este ano, em homenagem a vocês, em agradecimento a vocês, vou decretar o adiantamento do Natal para 1º de outubro. Começa o Natal em 1º de outubro para todos e todas. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança.”

O adiantamento coincide com um momento de tensão no país, após as eleições presidenciais de 28 de julho. Oposição e boa parte da comunidade internacional colocam em dúvida a legitimidade da reeleição de Maduro para mais um mandato.

Em meio a protestos e à pressão internacional, a Procuradoria venezuelana, aliada do chavismo, pediu a prisão do candidato oposicionista, Edmundo Gozález, que reivindica a vitória nas eleições e pede a divulgação das atas das urnas. O pedido foi acatado pela Justiça, também considerada um braço do regime de Maduro.

Natais adiantados

Não é a primeira vez que Maduro recorre à antecipação das celebrações natalinas no país. Em 2020, ele adiantou o Natal para 15 de outubro, em meio à pandemia. Na ocasião, a data foi marcada pela liberação de recursos para a compra de brinquedos.

Em 2013, Maduro já havia decretado que as comemorações acontecessem a partir de 1º de novembro, afirmando na época que desejava “felicidade e paz para todo o mundo” e “derrotar a amargura”. Hugo Chavez havia morrido em março daquele ano, e Maduro venceu uma eleição presidencial cuja lisura foi contestada.

Pedido de prisão contra González

Também na segunda-feira (2), a Justiça da Venezuela acatou um pedido do Ministério Público para emitir um mandado de prisão contra o opositor Edmundo González, que concorreu à eleição presidencial de julho.

Edmundo González é investigado por crimes como usurpação de funções da autoridade eleitoral, falsificação de documentos oficiais, incitação de atividades ilegais, sabotagem de sistemas e associação criminosa. O mandado de prisão formaliza a acusação contra González por esses delitos.

Segundo o MP, o pedido de prisão foi apresentado após González ignorar três intimações para prestar depoimento. O órgão é aliado do presidente Nicolás Maduro e controlado por chavistas.

A oposição usa os dados das atas para argumentar que Edmundo González venceu a eleição presidencial de 28 de julho. Mais de 80% de todos os documentos emitidos pelas urnas foram publicados pelo grupo opositor em um site. A líder oposicionista, María Corina Machado, que havia criticado o pedido do MP para a prisão de González, voltou a se manifestar com o mandado de prisão da Justiça:

“Maduro perdeu completamente o contato com a realidade. O mandado de prisão emitido pelo regime para ameaçar o presidente eleito Edmundo González ultrapassa uma nova linha que apenas fortalece a determinação do nosso movimento. Os venezuelanos e as democracias ao redor do mundo estão mais unidos do que nunca em nossa busca pela liberdade”, afirmou Corina Machado.

G1

Desfile cívico de 7 de Setembro acontece nesta quinta-feira (05) em Parnamirim

Foto: ASCOM / PMP
O desfile cívico em celebração à Independência do Brasil – 7 de Setembro – será realizado nesta quinta-feira (5) em Parnamirim, conforme anunciou a Prefeitura Municipal. O evento começará às 15h, na Avenida Castor Vieira Régis, na Cohabinal, e tem uma expectativa de que cerca de 5 mil pessoas desfilem.
Com o tema “Parnamirim: Nas asas dos saberes”, o desfile deste ano reunirá alunos de escolas públicas e privadas, além de representantes das Forças Armadas, como Aeronáutica, Exército e Marinha, e forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. Diversas instituições foram convidadas para participar, reforçando o caráter cívico e educativo da celebração.
O desfile não é apenas um momento de comemoração, mas também uma oportunidade de despertar o sentimento de patriotismo entre as crianças e adolescentes que participam. Para muitos, é uma experiência que fortalece o sentimento de pertencimento e amor pela pátria.
A segurança do evento será reforçada, com a presença da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e equipes de segurança privada. Além disso, uma equipe de saúde estará de prontidão com paramédicos e uma ambulância, garantindo que todos possam participar com tranquilidade.

Emprego: Parnamirim conquista 7 meses seguidos de resultado positivo, aponta Ministério do Trabalho

Foto: Divulgação

De janeiro a julho, a cidade da região metropolitana conseguiu resultados satisfatórios em saldo de empregos formais, sempre com mais admissão do que demissão. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e mostram que o melhor resultado da cidade foi no mês de abril, quando Parnamirim teve 624 contratações a mais do que demissões. De janeiro a julho, o responsável por alavancar o resultado da cidade foi o setor de serviços, especificamente na atividade de teleatendimento.

O município tem adotado ao longo dos últimos anos políticas de incentivo financeiro para que empresas se instalem e permaneçam na cidade, dando prioridade à mão de obra parnamirinense. É o que acontece com uma gigante do setor de relacionamento com consumidores que está presente em mais de 170 mercados no mundo e atua no bairro de Emaús.

Tribuna do Norte