Skip to main content

Festa do Sabugo começa nesta quinta-feira (29) em Parnamirim; confira programação

Luan Santana é principal nome na programação da Festa do Sabugo 2024 — Foto: Érico Andrade/g1
Foto: Érico Andrade/g1

Luan Santana, Ferrugem, Raça Negra, Limão com Mel, Luan Estilizado e Mastruz com Leite são as principais atrações da edição 2024, no Parque Aristófanes Fernandes.

A edição 2024 da Festa do Sabugo terá início nesta quinta-feira (29), em Parnamirim. Este ano, o evento será realizado no Parque Aristófanes Fernandes, seguindo até o sábado (31). As principais atrações são os cantores Luan Santana e Ferrugem, e as bandas Raça Negra, Limão com Mel e Mastruz com Leite. A programação ainda tem Luan Estilizado, Kelvy Pablo, Seu Desejo e Renno (veja abaixo).

A entrada é gratuita. De acordo com a prefeitura de Parnamirim, nos três dias de festa, os portões serão abertos às 18h. Para maior segurança do público, haverá revista individual na entrada do parque.

Quinta-feira (29)

  • Luan Santana
  • Luan Estilizado
  • Kelvy Pablo
  • Zé Hilton
  • Selminha Ferrari


Sexta-feira (30)

  • Raça Negra
  • Ferrugem
  • Renno
  • Cleyton Silva
  • Fabinho Miranda
  • Banda Ipod


Sábado (31)

  • Limão com Mel
  • Mastruz com Leite
  • Seu Desejo
  • Gabriel de Pádua
  • Forró Dobrado

* Atrações não estão em ordem de apresentação. Horários ainda serão divulgados.

G1 RN

Kakay sobre “outro Boulos” em caso da cocaína: “Marçal fez com dolo, tem que responder”

O coach condenado Pablo Marçal e o advogado Kakay.Créditos: Band e Henrique Rodrigues/Revista Fórum

Depois de repetir inúmeras vezes em debates televisivos e nas redes sociais, inclusive afirmando possuir um “dossiê” com provas, que o adversário Guilherme Boulos (PSOL) era usuário de cocaína, o coach Pablo Marçal (PRTB), um condenado pela Justiça por integrar uma quadrilha de fraude a bancos que disputa a prefeitura da maior cidade do país, terá que voltar a responder a uma acusação criminal. O jornal Folha de S.Paulo revelou nesta quarta (28) que o tal processo a que Marçal teve acesso “provando” a grave acusação que fazia era, na verdade, de um homônimo do postulante que lidera a corrida eleitoral.

O caso de prisão por porte de drogas em 2001 ocorreu com um homem chamado Guilherme Bardauil Boulos, que coincidentemente disputa uma vaga de vereador na capital paulista nas eleições deste ano, pelo Solidariedade. O nome completo do candidato do PSOL ao Palácio do Anhangabaú é Guilherme Castro Boulos. Ou seja, a campanha de Marçal deliberadamente utilizou um homônimo para espalhar uma grave acusação contra o candidato da frente ampla de esquerda.

Para falar da questão legal que envolve tal expediente espúrio do candidato de extrema direita, a Fórum ouviu o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos mais influentes e respeitados juristas brasileiros e figura de grande relevo no universo do direito brasileiro. Para Kakay é inequívoco que a atitude de Marçal e de seus assessores foi proposital, o que consiste em pelo menos dois crimes.

“Evidentemente que ele fez isso de forma dolosa, ele sabia que não era o Boulos candidato, então ele incorreu em pelo menos dois crimes: cometeu o crime de calúnia e cometeu o crime de injúria. A questão criminal, às vezes as pessoas não levam a sério, mas o Boulos deveria representar contra ele, porque além de ser um crime, é uma tentativa de burlar o interesse do eleitor. Ele tem que responder por isso. Eu venho discutindo muito isso e eu acho que, especialmente o Pablo Marçal, é um homem absolutamente sem limites, sem critério e sem escrúpulo nenhum. É muito difícil você fazer um debate com uma pessoa que não tem nenhum critério, que não tem nenhum apreço à verdade. Ele fala o que quer, ele faz insinuações colocando o dedo no nariz de forma jocosa, e isso faz com que o debate perca a credibilidade, pois o debate é um instrumento muito interessante no Brasil, que sempre o usou muito bem. Nós já tivemos gente como aquele padre Kelmon, um farsante, que faz as coisas por esses meios, porque sabem que existe um nicho, sobretudo nos movimentos de ultradireita, em que esses atos absolutamente sem limites e que privilegiam a mentira têm espaço”, disse o advogado.

Kakay falou ainda para os impactos deste comportamento criminoso, que vão muito além do universo jurídico, interferindo nos processos político e democrático, já que se tornou, desde a ascensão de Jair Bolsonaro (PL), uma conduta reiterada e estratégica.

“Ele não aumentou só incrivelmente o seu espaço político e os seguidores, como também aproveita pra ganhar dinheiro, pra monetizar nas redes dele. Tudo isso é muito grave e eu penso que se as televisões e as rádios não colocarem limites muito rígidos nos debates, vai acabar afastando os candidatos, e vão continuar aí esses candidatos que não têm escrúpulos, que não têm limite, que não têm vergonha do ridículo. Em síntese é isso, ele cometeu um crime contra o Boulos e, politicamente, o que a gente vê é gente que se utiliza da mentira como estratégia política”, concluiu o jurista.

www.revistaforum.com.br

Ex-atriz da Globo e da Record agora é assessora de Pablo Marçal: ‘coloco a mão no fogo’

Reprodução/Instagram

Luma Vidal, 37, diz colocar a mão no fogo pelo atual patrão, Pablo Marçal. A atriz, que coordena a comunicação da campanha do ex-coach para prefeito de São Paulo, o considera um gênio.

Em entrevista ao Metrópoles, Luma disse que conheceu Marçal há três anos nas redes sociais e pediu emprego a ele.

“Eu vi verdade nele, me conectei”, disse ela ao jornal. “Ele parece um maluco às vezes. Maluco ou gênio? Só o tempo vai dizer. Eu o acho um gênio. Não temos como conhecer as pessoas na totalidade, mas dentro do que eu conheço dele, coloco a mão no fogo.”

Como atriz, Luma fez participações nas novelas “A favorita”, “Tempos Modernos”, Negócio da China” e “Passione” na Globo, “Dance, Dance, Dance” na Band e estava gravando a décima temporada de “Reis”, na Record, quando foi convidada para trabalhar na campanha de Marçal.

Fonte: F5, Folha de São Paulo

Horário eleitoral gratuito na rádio e TV começa nesta sexta (30/8)

tempo de tv horario eleitoral gratuito
Foto: Reprodução

Propaganda eleitoral para as eleições municipais começaram oficialmente em 16 de agosto, mas o horário na rádio e TV inicia no fim do mês.

A corrida eleitoral nos mais de cinco mil municípios brasileiros está a todo vapor, com apoio de candidaturas e divulgação de chapas para o comando das cidades. A propaganda eleitoral teve início em 16 de agosto, conforme determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já o horário no sistema de rádio e televisão começa na sexta-feira (30/8).

A propaganda eleitoral gratuita veiculada nas rádios e canais de televisão irá ocorrer entre 30 de agosto e 3 de outubro, para o primeiro turno das eleições municipais de 2024. Nos municípios onde tenha segundo turno, essa divulgação irá acontecer entre 11 e 25 de outubro.

O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro. Se necessário, o segundo deve ocorrer no dia 27 do mesmo mês.

A propaganda eleitoral é obrigatória e deve ser feita em dois blocos de 10 minutos por dia, de segunda a sábado.

Os candidatos que irão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador tiveram até 15 de agosto para registrar a candidatura junto à Justiça Eleitoral. Segundo dados do TSE, foram registrados 458.133 nomes.

Metrópoles

Eraldo realiza carreata na zona rural e destaca ações de sua gestão em São Gonçalo do Amarante

Na noite desta quarta-feira (28), o candidato à reeleição para a prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, acompanhado de seu vice, Poti Neto, do deputado federal Fernando Mineiro e candidatos a vereador, liderou uma carreata pela zona rural do município. O evento teve início na comunidade de Igreja Nova, passou por Barro Duro e Alagadiço, e finalizou em Rio da Prata. Durante o percurso, o prefeito recebeu demonstrações de apoio da população.

Em cada parada, o prefeito fez questão de prestar contas das ações realizadas em sua gestão nas respectivas comunidades. Em Igreja Nova, destacou a execução de melhorias em infraestrutura, enquanto em Barro Duro e Alagadiço mencionou projetos voltados para o desenvolvimento local. Em Rio da Prata, último ponto da carreata, o foco foi na educação, onde Eraldo Paiva ressaltou a construção de uma nova escola no loteamento Cidade Arvoredo.

Além da nova unidade educacional, Eraldo Paiva sublinhou a importância da distribuição de fardamento escolar para todos os alunos da comunidade. Ele informou que, em sua gestão, todos os quase 14 mil estudantes do município receberam uniformes escolares. “Distribuímos fardamento para todas as escolas do município, para todos os alunos. Os quase 14 mil estudantes têm fardamento escolar de qualidade”, afirmou. A merenda escolar e o reajuste salarial para os profissionais da educação também foram destacados como conquistas de sua administração.

Ao final do evento, Eraldo Paiva reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pela cidade e desafiou que se encontre, na história de São Gonçalo do Amarante, uma gestão que tenha realizado tanto em tão pouco tempo. “Eu desafio aqui, um prefeito de São Gonçalo, da história de São Gonçalo, que em dois anos tenha feito a metade do que a nossa gestão faz”, concluiu.

Brasil tem 212,5 milhões de habitantes, diz IBGE

Foto: Getty Images

Os novos dados foram divulgados no Diário Oficial da União.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (29) que a população estimada brasileira é de 212.583.750 habitantes, em dados referentes a 1º de julho de 2024.

Os novos dados foram divulgados no Diário Oficial da União.

Com 45.973.194 habitantes, o estado de São Paulo continua sendo o maior do país em número de moradores.

Na semana passada, o IBGE já havia anunciado uma revisão dos dados sobre a população estimada do Brasil em 2022. O número seria 3,9% maior do que a apontada durante o recenseamento feito pelo IBGE ao longo daquele ano. A estimativa chegou a 210.862.983 pessoas, ante 202.952.784 contadas pelo Censo Demográfico 2022, de acordo com dados divulgados pelo instituto na quinta (22).

O ajuste divulgado, de 3,9%, é superior aos dos recenseamentos de 2010 (2,2%) e 2000 (3%).

Projeções do IBGE mostram que a população brasileira deve começar a diminuir em 2042. O órgão espera que o número de habitantes cresça até o pico de 220,43 milhões em 2041 e, depois, passe a encolher.

O movimento de queda tende a se intensificar nas décadas seguintes, levando o contingente para menos de 200 milhões em 2070 (199,2 milhões).

Folha de S. Paulo

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

22/06/2023 - Brasília - Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena. -  Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Arquivo
Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Sorteio ocorrerá a partir das 20h, horário de Brasília, em São Paulo.

As seis dezenas do concurso 2.768 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 6,5 milhões.

Caso apenas um apostador ganhe o prêmio da faixa principal e aplique o valor na poupança, receberá R$ 37 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Lotofácil da Independência

As apostas exclusivas para o concurso especial Lotofácil da Independência já podem ser feitas nas casas lotéricas de todo o país e pela internet.

Com prêmio estimado em R$ 200 milhões, o sorteio será realizado no dia 9 de setembro, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, na capital paulista.

Caso apenas um apostador leve o prêmio de R$ 200 milhões e aplique na poupança, receberá um rendimento de R$ 1,14 milhão no primeiro mês.

Como sempre ocorre nos concursos especiais, a Lotofácil da Independência não acumula. Ganha quem acertar a maior quantidade de números sorteados.

Caso nenhum apostador acerte os 15 números da faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores de 14 números e, assim sucessivamente, até a quinta faixa de premiação.

Esta é a 13ª edição do concurso especial da Lotofácil. Em 2023, 65 apostas acertaram o prêmio principal, levando R$ 2.955.552,77 cada uma.

Agência Brasil