Prefeitura de João Dias deve ser assumida por presidente da Câmara, irmão do prefeito morto

Foto: Reprodução

Presidente da Câmara Municipal e irmão do prefeito Marcelo Oliveira, morto nesta terça-feira (27), Jessé Alves de Oliveira deve assumir a Prefeitura de João Dias, na região do Alto Oeste Potiguar. Com a vacância do cargo de prefeito e como o município encontra-se sem vice desde o afastamento da eleita, o posto deve ser ocupado pelo chefe do Poder Legislativo Municipal.

A vice-prefeita eleita com Marcelo Oliveira em 2020 era Damária Jácome, que perdeu o cargo após ser denunciada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em dezembro de 2022. A operação, batizada de Omertà, apontava que o prefeito eleito era alvo do crime de extorsão praticado pelo núcleo familiar da vice. Ela e o pai negaram as acusações.

De acordo com o MP, além da vice-prefeita, as ameaças sofridas pelo prefeito eleito eram feitas pelos irmãos e pai dela, Laete Jácome, que era presidente da Câmara Municipal e também foi afastado do cargo. Dois irmãos dela foram mortos em confronto com a polícia durante o cumprimento de mandados de prisão. Outros dois foram presos à época. Todos os quatro tinham mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas.

O prefeito Marcelo Oliveira havia renunciado ao cargo em 27 de julho de 2021, no primeiro ano do mandato. Depois da morte dos irmãos da ex-vice-prefeita, ele alegou à Justiça que a sua saída da Prefeitura se deveu por ser ameaçado por eles. Com isso, ele retornou ao cargo de prefeito. Já com a perda dos direitos políticos de Laete Jácome, Jessé Oliveira foi quem assumiu a presidência da Câmara Municipal.

Natália afirma que é necessário subsídio às empresas de ônibus

Candidata à Prefeitura de Natal, a deputada federal Natália Bonavides (PT) afirmou que “é necessário o subsídio” às empresas do transporte público municipal. Ela não acredita que o atual processo licitatório seja finalizado até o fim deste ano.

Natália foi entrevistada no Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal nesta terça-feira (27), dentro da rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Natal. “O transporte público é visto como direito, mas que não é prestado de forma devida”, disse.

Na área da saúde, a candidata tem como proposta fazer parceria com universidades para que “seja um local que estudantes possam fazer residência” e citou que não só os cursos de medicina como de outros da área saúde bem como Serviço Social e Psicologia.

Com relação às concessões do Mercado da Redinha e do Teatro Sandoval Wanderley, ela lembrou o episódio em que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves “mandou o projeto que vendia o terreno do teatro”. “Foi a única vez que o vi na Câmara [municipal] para defender um projeto”, ironizou.

Questionada se vai manter as concessões ou suspende-las, ela desconversou e disse que “vai abrir o debate”, caso eleita.

Na educação, a candidata disse que quer “estabelecer mesa de negociação com categorias e Educação será uma das principais”. Bonavides revelou que ficou “sem acreditar” quando o candidato Carlos Eduardo Alves falou da questão da falta de vagas em creches quando foi entrevistado na Jovem Pan News Natal (veja aqui). “Ele que criou o sorteio das creches e agora vem com essa proposta?”, questionou.

Assista a entrevista completa da candidata Natália Bonavides:

A rodada de entrevistas da Jovem Pan News Natal continua na quarta-feira (28) e o entrevistado será o candidato Paulinho Freire (União Brasil).

Fonte: www.tribunadonorte.com.br

Prefeito de João Dias e pai morrem após sofrerem atentado a tiros

Prefeito chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Foto: Reprodução

O prefeito também foi atingido por disparos de arma de fogo e chegou a ser socorrido, sendo (conforme informações da Polícia Militar) encaminhado para uma unidade hospitalar na cidade de Catolé da Rocha, na Paraíba. Porém, ele não resistiu aos ferimentos. Até a primeira atualização desta matéria, a Polícia Militar não confirmou os detalhes sobre como as vítimas foram abordadas ou em qual local da cidade o crime ocorreu.

Marcelo Dias havia sido eleito ao cargo do Executivo municipal pela primeira vez em 2020, mas renunciou seis meses depois, após alegar, junto a Justiça, que sofreu coação para abandonar o cargo por meio de ameaças. Ele retornou ao cargo em outubro de 2022.

A Sesed informou em nota que já mobilizou efetivos para capturar os criminosos. Ainda de acordo com a Sesed, a motivação para o duplo-homicídio também está sendo investigada.

Confira nota:

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social informa que já mobilizou efetivos operacionais da Polícia Militar e Polícia Civil com o objetivo de identificar, localizar e prender os criminosos envolvidos no atentado a tiros que deixou ferido o prefeito Francisco Damião de Oliveira (também conhecido como Marcelo Oliveira), da cidade de João Dias, e vitimou letalmente o pai dele, Sandi Alves de Oliveira.

O crime foi registrado nesta manhã, no próprio município de João Dias, em condições ainda a serem esclarecidas. A motivação também está sendo investigada.

Tribuna do Norte

Teleférico em Santa Cruz: última etapa das obras serão iniciadas em setembro

Foto: Reprodução/Blog Édipo Natan

O prefeito da cidade de Santa Cruz, Ivanildinho, assinou a ordem de serviço na segunda-feira (26) para a construção da última etapa do Teleférico do município. Com a assinatura da ordem de serviço, a empresa responsável pelas obras terá 10 dias úteis para iniciar os serviços, que deverá ser executados em quatro meses.

A empresa responsável pela execução das obras, Metalumínio Teleféricos, tem grande experiência na área, montando e mantendo diversos teleféricos pelo país. Os trabalhos serão iniciados entre os dias 04 e 09 de setembro, com prazo de quatro meses para serem concluídos.

O prefeito Ivanildinho afirmou que o Teleférico entrará na fase final de obras, e em breve, garantirá um novo salto de desenvolvimento na cidade, através do fortalecimento do Turismo local.

Serão investidos cerca de R$ 2,4 milhões com recursos federais, via senador Rogério Marinho, e contrapartida importante da Prefeitura de Santa Cruz.

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço foi na sede da Prefeitura Municipal e contou com a presença do prefeito Ivanildinho, proprietário da empresa Metalumínio Teleféricos, que vai executar a obra, o Pe. Vicente Fernandes, do vice-prefeito Glauther Adriano, secretários municipais e parceiros da gestão para apresentar os detalhes desta etapa, que é a colocação do cabeamento, dos maquinários e dos bondinhos.

Ponta Negra News

Idoso de 81 anos é preso em Natal por crime sexual contra vulnerável

Policial militar é preso suspeito de homicídio em Natal
Foto: PC/Assecom

Condenação é referente a um crime ocorrido em 2013; prisão foi realizada pela Polícia Civil.

Um homem de 81 anos foi preso na segunda-feira (26) no bairro de Tirol, Zona Leste de Natal. Ele foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável, que, segundo investigações da Polícia Civil, ocorreu em 2013.

A prisão foi efetuada por policiais civis da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (DECAP/Polinter), com mandado expedido pela Vara Única da Comarca de Tangará. O idoso foi levado à Delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, transferido para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Novo Jornal

Pedra e fé em Cristo Jesus


Padre João Medeiros Filho

Carlos Drummond de Andrade escreveu em um de seus poemas: “No meio do caminho tinha uma pedra…” Alguém já disse que “a poesia é a menina dos olhos da literatura.” Houve, entre os críticos literários, quem quisesse comparar os versos drummondianos com a poesia primitiva a ser burilada pelo autor. Seria semelhante ao granito, com o qual o escultor faz brotar sua obra de arte. Abgar Renault em “A lápide sob a lua” afirmou: “O poeta é artesão e bruxo das palavras.” A poesia, assim como a escultura, seria um trabalho artesanal do artista paciente e perseverante, evitando a inspiração apressada, fortuita e alienada. Ao contrário, é fruto do empenho “das retinas tão fatigadas”, segundo o vate de Itabira. Diante de tais interpretações, Drummond intervém, afirmando que ali ele tratava mesmo de pedra.

João Cabral de Melo Neto era considerado um poeta de estilo contido e seco. Em sua obra “Pedra do Sono” afasta-se da tradição do simbolismo da linguagem, tornando a objetividade da prosa escrita envolta em poesia. Para esta transporta a dura realidade dos canaviais pernambucanos, também retratada nos pedregulhos em “Morte e Vida Severina”. A luta árdua pela vida traduz-se na estética do drama. Pode-se perceber o desafio compreendido por Cristo, quando usa a metáfora pétrea ao designar o primeiro papa. O granito inspira-nos a ser firmes, mas quando transformado em arte, leva-nos à admiração e ao amor.

Deste modo, a fé deve ser inspiradora, capaz de suscitar atitudes de entrega, solidariedade e perdão, como o mármore que se presta a vários tipos de escultura. Vale lembrar o romance de Ariano Suassuna “A Pedra do Reino”, ao descrever a vida como uma pedra, “mas doce como uma cajarana madura.” Se ela chega a comover poetas e romancistas, não deixaria de chamar a atenção do autor das Bem-aventuranças. “Olhai as aves do céu… Aprendei dos lírios do campo…” (Mt 6, 26). Quanta beleza nesses textos bíblicos, que amenizam a aridez da existência!

Cristo emprega várias expressões e imagens do cotidiano de seu tempo: terreno, rocha, grão, pastor, ovelha, senhor, servo etc. Revelava com alegorias e muita simplicidade o Reino dos Céus, que Ele veio pregar. Como é importante retornar à simplicidade das analogias evangélicas para se compreender o pensamento de Jesus! A realidade da rocha, mantida na retina ou na memória, é um desafio e encanto. Um olhar poético sobre ela a verá com mais profundidade e transcendentalismo. O Filho de Deus a tornou parábola do Príncipe dos Apóstolos, em cuja fé colocou os alicerces de sua Igreja. “Tu és Pedro e sobre esta pedra, edificarei a minha Igreja” (Mt 16, 18). Encontramos a palavra pedra vinte e sete vezes no Novo Testamento e vinte e quatro, o vocábulo rocha. Eis como Cristo é preconizado no Antigo Testamento: “A pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se a pedra angular” (Sl 118/117, 22). O próprio Deus é assim lembrado: “E quem é a Rocha, senão o nosso Deus?” (2Sm 22, 32).

Há algum tempo, o Sumo Pontífice, dirigindo-se a um grupo de freiras contemplativas, propôs-lhes “uma fé sólida e útil como a rocha”, contrapondo-a a um caminho “demasiadamente espiritualizante, abstrato e místico.” Com o significado da rocha o Salvador do mundo procurou definir a dimensão transcendente do ser humano. Queria mostrar nossa fé, inabalável e profunda, burilada pela graça divina, sem falsa e alienante espiritualidade. A pedra é ícone de nossa existência espiritual, desafiadora e objetiva, que se molda na firmeza da gratuidade sobrenatural. Ela também acolhe, serve de assento, referencial e repouso no cansaço da caminhada.

Por isso, Cristo a constituiu símbolo de sua Igreja. Portanto, a condição pétrea de nossa humanidade não serve apenas para a poesia moderna, mesmo não sendo engajada na problemática social, segundo o pensar de alguns teólogos. É indispensável à fé, que deverá ser autêntica e testemunhada, isto é, fundamento da caridade e propulsora da esperança, nutrindo a transcendência do homem, cidadão do Infinito. Convém refletir sobre as palavras do apóstolo Pedro: “De igual modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual” (1Pd 2,5).

Parnamirim: Cajupiranga terá 2000m de ruas pavimentadas nos próximos dias

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Parnamirim anunciou que vai pavimentar e drenar quatro ruas estratégicas. O prefeito Rosano Taveira assinou, na tarde desta segunda-feira (27), a ordem de serviço para o início dos trabalhos, que deve acontecer já nos próximos dias.

As ruas que serão pavimentadas e drenadas atualmente são estradas de terra, como a Milton Peixoto.

Confira a relação:

  • Rua Milton Peixoto Vasconcelos (Rua 1), que vai da Rua Maria Dalva Fagundes à Gilberto Roberto (principal);
  • Rua André Martins da Silva (Rua 2) – da RN-313 ao Condomínio Cajupiranga;
  • Rua Antônio Francisco da Silva (Rua 5) – da André Martins à Rua Severino Dias (esquina do Galpão Têxtil); e
  • Rua Montes Claros (acesso da BR 101 a Sonho Verde).

Segundo a prefeitura, no total, serão calçados e drenados aproximadamente 2000m de vias públicas no bairro, um investimento de R$1,8 milhão.

Tribuna do Norte