Skip to main content

Alunos do Ensino Fundamental 1 da rede pública de Parnamirim melhoram notas no IDEB

Foto: Divulgação Parnamirim

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última semana, mostrou que os alunos do 1º ao 5º ano da rede pública de Parnamirim melhoraram suas notas de Portugês e Matemática em relação à última apuração. A taxa de aprovação em turmas de anos iniciais foi outra que também aumentou. O Ideb é o responsável pelo acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica em todo o Brasil.

Os resultados mostram que os estudantes parnamirinenses melhoraram os níveis de aprendizagem em Português e Matemática nos anos iniciais, o que contribuiu para o crescimento do Ideb de Parnamirim, de 4,6 em 2021, para 4,8 em 2023.

A Escola Municipal Ivanira Paisinho alcançou a maior nota da cidade em anos iniciais (1º ao 5º), superando as médias do estado, da região nordeste e igualando à nacional.

Nas séries finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, a Escola Municipal Maura de Morais foi o destaque parnamirinense, superando todos os resultados: estadual, do nordeste e nacional.

Tribuna do Norte

Polícia Civil prende integrante de facção criminosa suspeito de homicídio em Parnamirim

Policiais civis da 11ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Parnamirim, com apoio da 13ª DHPP de Macaíba, prenderam, nesta segunda-feira (19), um homem, de 26 anos, suspeito de assassinar a tiros Joedson Tomaz de Aquino, de 26 anos, no dia 28 de janeiro de 2024, na Rua Frei Henrique, no bairro de Emaús, na cidade de Parnamirim, na Grande Natal. A prisão ocorreu também no bairro Emaús, em Parnamirim.

Segundo as informações, dois homens em uma motocicleta se aproximaram de Joedson Tomaz de Aquino que estava na rua e, em seguida, atingiram a vítima com diversos disparos de arma de fogo. Joedson, inclusive, já tinha sido ameaçado na cidade de São Tomé/RN e por essa razão, veio morar em Parnamirim.

Após a realização das diligências, os policiais conseguiram identificar o paradeiro de um dos suspeitos e, na sequência, realizaram a prisão. Além disso, foi constatado que o homem também é investigado por integrar uma facção criminosa oriunda do RN que comercializa entorpecentes pela região. No cumprimento do mandado de busca e apreensão domiciliar, realizado hoje, os agentes encontraram mais de 100 porções de drogas (maconha); embalagens plásticas para acondicionar as drogas; balança de precisão e outros apetrechos típicos do tráfico de entorpecentes.

Com isso, o suspeito recebeu nova voz de prisão por tráfico de drogas, sendo lavrado o procedimento em seu desfavor. Os policiais civis da DHPP darão continuidade às investigações para localizar o paradeiro do outro suspeito.

O homem foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

Dia D Vacinação Antirrábica imuniza mais de 6 mil pets no último final de semana

O Dia D Vacinação Antirrábica movimentou Parnamirim no último sábado (17). Em diversos pontos distribuídos pela cidade, como escolas, UBSs, pet shops e clínicas veterinárias, a Prefeitura imunizou cerca de 6 mil animais, totalizando mais de 12 mil cães e gatos desde o início da pré-campanha.

Se você ainda não conseguiu vacinar seu pet, o serviço continua disponível na Unidade de Vigilância de Zoonoses, em Cajupiranga, ao lado da Escola Municipal Joana Alves. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para famílias que possuem cinco animais ou mais, é possível solicitar a vacinação em domicílio. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (84) 98847-2229, onde também é possível consultar a disponibilidade para agendamento em outras situações e esclarecer dúvidas.

Barroso deve se encontrar com Lira e Pacheco para discutir as regras sobre emendas impositivas

Arthur Lira, presidente da Câmara; Luís Roberto Barroso, presidente do STF; e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Foto: Wilton Junior/Estadão

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve promover nesta terça-feira, 20, uma reunião com lideranças do Congresso para discutir regras, limites e exigências no uso de emendas parlamentares. O encontro será conduzido pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e deverá contar com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Lira e Pacheco ainda não confirmaram suas presenças na reunião. A ideia de Barroso é que haja uma discussão “da maneira mais civilizada possível”. Na última sexta-feira, 16, a Corte referendou a liminar do ministro Flávio Dino que determinou a suspensão das emendas impositivas na quarta-feira, 14. A liminar vale até o Congresso criar medidas de transparência e rastreabilidade do dinheiro.

No voto publicado no plenário virtual a favor do referendo da sua decisão, Dino destacou a “alta relevância de diálogos institucionais”. Ele afirmou que já estava prevista uma reunião cujo objetivo é a busca de uma “solução constitucional e de consenso, que reverencie o princípio da harmonia entre os Poderes”. O aceno foi feito após os ministros se reunirem para firmar uma posição em comum sobre o tema.

Na sexta, Barroso disse que “não há conflito, há divergência” sobre a relação do Supremo com o Congresso sobre as emendas impositivas. Ele afirmou que o próximo passo é a Corte sentar em uma mesa de conciliação com o Legislativo em uma tentativa de harmonizar a execução das emendas com os valores constitucionais da integridade, transparência, controlabilidade e ênfase no interesse público e na eficiência. “Tanto o Supremo quanto o Congresso estão preocupados com esses cinco valores”, afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também defendeu a busca de um acordo. “Eu acho que o impasse que está acontecendo agora é possivelmente o fator que vai permitir a gente fazer uma negociação com o Congresso Nacional e estabelecer uma coisa justa na relação do Congresso com o governo federal”, afirmou na sexta-feira.

Desde a liminar de Dino, na quarta-feira, o Congresso vem articulando retaliações ao Supremo. A primeira foi a rejeição, na Comissão Mista de Orçamento (CMO), da medida provisória que aumenta a verba para o Judiciário. Depois, Lira enviou para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que limitam decisões monocráticas do Supremo.

www.diariodobrasilnoticias.com.br

PF prende estrangeira no Aeroporto de Natal e apreende cocaína diluída em produtos de higiene

Foto: Cedida

Em menos de 24h foi a segunda apreensão de drogas em circunstâncias semelhantes realizada pela PF no mesmo local.

A Polícia Federal prendeu em flagrante, no último domingo, 18/8, uma mulher de 25 anos, de origem espanhola, acusada de tráfico internacional de drogas. A prisão ocorreu no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. Com a acusada foram apreendidos recipientes que totalizaram 12,5 litros de shampoo e creme para cabelo contendo cocaína diluída, e que estavam escondidos em uma mala. O destino da droga seria a Europa.

A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina, sendo esta a segunda apreensão de drogas em circunstâncias semelhantes realizada pela PF no intervalo de menos de 24 horas e no mesmo local.

Após ser detida, a mulher foi levada à sede da Polícia Federal, onde foi autuada em flagrante, vez que um exame preliminar da perícia constatou a presença de cocaína misturada aos produtos de higiene que ela conduzia.

Em seu depoimento, a acusada revelou que havia sido contratada por um desconhecido para transportar a droga do Peru para a Espanha, e que receberia 13 mil euros pelo serviço. Ela afirmou que essa pessoa custeou suas passagens e hotéis, e que o pagamento seria feito na entrega da droga na Espanha. Segundo a suspeita, a mala com a substância entorpecente foi entregue a ela na cidade de Piura, no Peru. Antes de chegar a Natal, onde se hospedou em um hotel em Ponta Negra, a mulher passou ainda por São Paulo/SP.

A acusada foi submetida a exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e permanece sob custódia na Superintendência da PF, à disposição da Justiça.

Somente em 2024, a Polícia Federal já apreendeu aproximadamente 40 kg de cocaína e maconha no Aeroporto Aluízio Alves, o que resultou na prisão de sete pessoas envolvidas com o tráfico de drogas.

 

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Norte

Artista plástico faz obra em homenagem a Silvio Santos em rua na Grande Natal

Foto: Maurício Teixeira/TV Ponta Negra

O que era rua da Copa, agora é rua Silvio Santos. A obra com a vida e a carreira do apresentador e fundador do SBT estampadas nas paredes impressiona na cidade de Macaíba, Grande Natal.

Na parede, as fases da vida do maior comunicador do Brasil, elas parecem reais e nos lê a uma lembrança de uma trajetória profissional de quem começou a vida vendendo canetas.

O artista plástico Welington Potiguar é o autor da obra. “O ponto turístico daqui, na cidade de Macaíba, no RN, agora vem de um cara que conquistou o País há mais de 50 anos e aquela musiquinha nunca mais sai das nossas cabeças”, destacou o artista.

Ponta Negra News

Polícia Federal prende espanhol com cocaína diluída no Aeroporto de Natal

Foto: cedida

A Polícia Federal prendeu, na madrugada do último sábado 17/8, no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal, um cidadão espanhol de 27 anos, suspeito de envolvimento com tráfico de drogas. Com o homem, que trabalha como camareiro, foram encontrados 9,8 litros de cocaína diluída em recipientes de detergente e shampoo.

A prisão ocorreu durante uma fiscalização de rotina quando o suspeito se preparava para embarcar em um voo com destino a Barcelona, Espanha. Ao passar sua bagagem pelo aparelho de raios X, a coloração do material levantou suspeitas dos policiais. Após uma abordagem inicial, o estrangeiro foi informalmente entrevistado e, diante do nervosismo apresentado, foi conduzido à sala da Polícia Federal no aeroporto. Em seguida, ele foi levado à sede da PF, localizada no bairro de Lagoa Nova, onde exames preliminares da perícia confirmaram a presença de cocaína diluída nos frascos apreendidos.

Durante o seu depoimento ele disse que recebeu a mala de um desconhecido em Ponta Negra, Zona Sul de Natal, mas negou saber a bagagem tivesse droga, alegando que apenas fazia um favor para uma pessoa que conheceu num aplicativo de relacionamento e que esta teria pedido para que levasse a mala até Lisboa, Portugal.

O acusado foi indiciado por tráfico internacional de drogas. Ele também passou por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e se encontra, provisoriamente, sob custódia na Superintendência da Polícia Federal, à disposição da Justiça.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Norte