Revolta em Patu: grupo de teatro faz chacota com médico Ednardo Moura

Um grupo de teatro, contratado sabe lá por quem, chegou a cidade de Patu, de uma hora para outra, para encenar uma peça teatral mostrando um idoso em situação deplorável e deixando entender nas entre linhas dessa história que o idoso não teria condições de nada, a turma do teatro, queria deixar implícito a incapacidade do pessoal da terceira idade para se locomover sem precisar de ajuda, imagine para governar uma cidade.

A população se revoltou com a cena, mesmo porque o candidato da situação, é o médico Ednardo Moura, um idoso e que no momento está em primeiro lugar nas pesquisas até agora divulgadas na cidade.

Vale salientar, que Ednardo é um homem lúcido, preparado, capacitado, trabalhador e já mostrou por diversas vezes sua forma de administrar das duas vezes que assumiu a cadeira de prefeito.

Essas cenas, mostraram uma tremenda falta de respeito com os idosos e com a população da cidade de Patu e foi um verdadeiro tiro no pé, além de mostrar um desespero diante do quadro político da cidade.

A população de Patu está organizando um ato de desagravo ao médico dr. Ednardo, porém ações judiciais já estão sendo propostas para identificar quem está por trás desse ataque e também quem financiou esse tipo de trabalho e qual era a verdadeira motivação desse pessoal em plena campanha politica, principalmente em Patu que tem um idoso como candidato a prefeito na cidade.

 

Taxista suspeito de envolvimento em assassinato de prefeito foi investigado em operação sobre fuga de presos de Mossoró, diz Sesed

Cidade município João Dias (RN), interior do Rio Grande do Norte, investigação morte de prefeito — Foto: Flávio Soares/Inter TV Costa Branca
Foto: Flávio Soares/Inter TV Costa Branca

Prefeito Marcelo Oliveira e o pai dele foram mortos a tiros na terça-feira (27) em João Dias. 14 pessoas foram presas e investigação continua.

Um taxista preso suspeito de ajudar assassinos do prefeito Marcelo Oliveira (União Brasil) e do pai ele, Sandi Oliveira, no município de João Dias, na última terça-feira (27), foi um dos investigados na operação realizada pela Polícia Federal após a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró em fevereiro deste ano – a primeira na história do sistema penitenciário federal.

A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (30). O taxista foi preso horas após o assassinato do prefeito na zona rural de João Dias, junto com um outro homem, suspeito de ser um dos executores de Marcelo Oliveira. Uma arma de fogo foi apreendida no veículo.

G1 RN

Sargento atropelado: motorista diz que cochilou ao volante

Foto: Cedida

O motorista que conduzia o veículo que atropelou o primeiro-sargento da Aeronáutica, Anderson dos Santos Barbosa, na manhã do sábado (24), se apresentou à polícia na tarde desta sexta-feira (30) para prestar esclarecimentos. Em seu depoimento, o condutor afirmou que cochilou ao volante e não percebeu que havia atingido o sargento, que morreu no domingo (25) em virtude dos traumas sofridos.

O condutor do veículo modelo Corsa, de 39 anos, se apresentou à polícia seis dias após a ocorrência acompanhado por um advogado. Ainda no depoimento, ele relatou que só teve conhecimento dos fatos através da imprensa na segunda-feira (26), até então,  não sabia se tinha colidido com outro veículo ou se tinha atingido um animal.

O primeiro-sargento foi atropelado enquanto praticava corrida na BR-101, em Parnamirim (RN) e apresentava diversas avarias na lateral direita, condizentes com uma colisão de trânsito. . Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o Corsa se aproxima em alta velocidade, atinge o sargento e segue sem prestar socorro.

O veículo foi apreendido em um condomínio localizado em Parnamirim na quinta-feira (29) e se encontra no pátio da 18ª Delegacia.

O delegado responsável pelas investigações informou que o condutor afirmou ainda que não havia ingerido álcool.

Após prestar esclarecimentos, o condutor foi liberado.

A Polícia Civil seguirá investigando o caso.

Ponta Negra News

CBF indica Natal como sede da Copa do Mundo de 2027

Foto: Magnus Nascimento

Natal foi indicada como uma das possíveis sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, tendo a Arena das Dunas como o estádio proposto. A informação foi confirmada via ofício da CBF, nesta sexta-feira (30), para a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

A FNF comunicou que participará, na próxima segunda-feira (2), de um workshop sobre o processo de seleção das cidades-sede e estádios organizado pela FIFA, a quem cabe a escolha final sobre as sedes após processo de avaliação.

A proposta brasileira, que venceu a eleição para sediar o próximo mundial de futebol feminino, previa o uso de dez estádios, todos usados na Copa de 2014. Os dois únicos que ficaram de fora foram a Arena das Dunas e a Ligga Arena (Curitiba/PR).

Fora da primeira lista enviada pela CBF, no processo de candidatura do Brasil para sediar a próxima edição da Copa do Mundo Feminina, houve uma grande mobilização no estado para que a capital potiguar pudesse integrar a lista de cidades-sedes.

Sem entender o motivo da exclusão da Arena das Dunas, considerada ainda hoje como uma das três melhores do país, levando em consideração o nível de preservação e a facilidade de acesso, o presidente da FNF, José Vanildo, iniciou uma cruzada para inverter a decisão em relação ao Rio Grande do Norte, mobilizando a classe política, classe empresarial e os desportistas para abraçar a causa e manter Natal na rota dos grandes eventos esportivos realizados no Brasil.

A proposta inicial do Brasil previa o uso de 10 estádios: Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Corinthians (São Paulo), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador), Arena Pernambuco (Recife), Arena Castelão (Fortaleza), Arena da Amazônia (Manaus), Arena Pantanal (Cuiabá) e Mané Garrincha (Brasília).

O Brasil foi anunciado como país-sede da Copa do Mundo Feminina após uma votação aberta no 74º Congresso da FIFA em Bangkok, Tailândia, realizado no dia 17 de maio. O País venceu a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda, com 119 votos contra 78. A escolha pontua um marco histórico para o Brasil e para a América do Sul, que receberá a Copa do Mundo Feminina pela primeira vez.

Como anfitrião da competição, o Brasil já está naturalmente classificado. Os demais nove países da Conmebol vão disputar outras três vagas. O Mundial Feminino 2027 será o segundo com 32 seleções participantes, repetindo o formato da Copa de 2023, vencida pela Espanha.

Tribuna do Norte

Aneel anuncia bandeira vermelha patamar 2 para setembro, e conta de luz vai subir

Linhas de transmissão em campo de grama
Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Fatura terá acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou, na noite desta sexta-feira (30), que a bandeira tarifária de setembro será vermelha patamar 2, que corresponde a um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Esse é o primeiro acionamento da bandeira vermelha patamar 2 desde agosto de 2021. O motivo da medida, segundo a agência, é a previsão de chuvas abaixo da média em setembro, resultando em expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país (em cerca de 50% abaixo da média).

A conta de luz vinha em uma sequência de bandeira verde, iniciada em abril de 2022 e mantida por mais de dois anos por conta do volume de chuvas e geração de energia renovável no país.

A interrupção da série ocorreu em julho, quando foi anunciada a bandeira amarela, já por conta das previsões de chuva abaixo da média até o final do ano. Mesmo com a confirmação da escassez de precipitação em julho, a bandeira verde chegou a ser retomada em agosto, segundo a Aneel, por conta do volume de chuva na região Sul.

Agora, foi adotado a medida mais severa. A escassez de chuvas, somada ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais. “Os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do PLD (Preço de Liquidação de Diferenças)”, diz o texto da agência.

A piora nas condições de geração de energia já vinha sendo monitorada. Em junho, já havia sido percebida com mais frequência a redução da disponibilidade de hidrelétricas para atendimento da carga nos períodos próximos às 18h. Em julho, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) pediu para que as termelétricas ficassem de prontidão.

A agência afirma que a nova bandeira tarifária aumenta a importância da vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

A Aneel defende que as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber do valor adicional antes do início do mês, ele pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta.

Folha de S. Paulo

Moraes determina suspensão da rede social X no Brasil

Imagem da conta no Twitter de Elon Musk com nova logo24/07/2023. REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

Caberá à Anatel cumprir a decisão em 24 horas.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (30) a suspensão da rede social X no Brasil. A medida foi tomada após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da rede social, para indicar um representante legal no Brasil. O prazo terminou às 20h07 desta quinta-feira (29).

Na quarta-feira (28), o ministro intimou Musk a realizar a indicação. A intimação foi feita no perfil do STF na rede social. No dia 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça.

Pela decisão desta sexta-feira, caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cumprir a suspensão em 24 horas e comunicar as operadoras de telefonia para realizarem os bloqueios. As operadoras também deverão bloquear o uso de VPN por usuários que tentem burlar a suspensão.

A medida terá validade em todo o território nacional até que todas as ordens judiciais de bloqueio sejam cumpridas e as multas aplicadas sejam pagas.

Ao justificar a suspensão da rede social, o ministro citou o Marco Civil da Internet e disse que as empresas de internet devem ter representação no Brasil e cumprir decisões judiciais sobre a retirada de conteúdo considerado ilegal.

Moraes também afirmou que Elon Musk retirou a empresa do Brasil com objetivo de não cumprir as decisões do STF.

 “A finalidade ilícita e fraudulenta desse encerramento da empresa nacional foi confessada na própria mensagem realizada em redes sociais, qual seja: permanecer descumprindo ordens do Poder Judiciário brasileiro, em especial dessa Suprema Corte”, afirmou o ministro.

VPN

Alexandre de Moraes também determinou a aplicação de multa diária de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que utilizarem uma VPN (Virtual Private Network), uma espécie de rede privada utilizada na internet para escapar de restrições a sites suspensos.

Bloqueio

Na decisão, Moraes informou que foram bloqueadas duas contas bancárias do X no Brasil. O bloqueio ocorreu no dia 18 deste mês após as primeiras decisões que foram descumpridas pela rede social.  Uma das contas tinha saldo de R$ 2 milhões. O saldo da segunda era de R$ 6,66.

Agência Brasil

[VÍDEO] Teto de igreja cai durante distribuição de cestas básicas no Recife e deixa mortos e feridos

Teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, desaba - Foto: Reprodução
Teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, desaba – Foto: Reprodução

O teto do Santuário do Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, desabou nesta sexta-feira (30), no início da tarde. O acidente, que aconteceu durante uma distribuição de cestas básicas, deixou mortos e feridos, mas o número de vítimas não foi informado até a última atualização desta reportagem.

Duas pessoas morreram no acidente, de acordo com a prefeitura do Recife. Imagens feitas no local e enviadas para a TV Globo mostram vítimas deitas no chão recebendo atendimento.

Os feridos foram levados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, na mesma região da capital pernambucana, e para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central da cidade.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (PM), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil foram ao local, de acordo com o Centro de Operações do Recife (COP).

“Acabo de saber do desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife. Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos”, disse a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), em nota.

A vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), se pronunciou sobre o acidente em uma postagem no X. “Acabei de saber do desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife. A nossa equipe do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar já estão no local. Estou indo agora ao Morro para acompanhar de perto os desdobramentos dessa tragédia”, afirmou.

Fonte: g1